11 dicas para explorar melhor os novos recursos do Instagram

Por Jean_Carlos Terça-feira, 10 de Janeiro de 2017

11 dicas para explorar melhor os novos recursos do Instagram

Lançado há seis anos, o Instagram se tornou uma das redes sociais mais acessadas do mundo, acumulando o número estrondoso de 500 milhões de usuários. A rede social comprada por Mark Zuckerberg em 2012 é acessada todos os dias por 300 milhões de pessoas e acumula 4,2 bilhões de "curtidas" por dia e se tornou uma importante ferramenta não só para negócios, mas também para o marketing pessoal.

Toda essa grandiosidade, se tornou mais absoluta quando novos recursos começaram a ser implantados na rede social, fazendo assim com que as pessoas passem mais tempo nela.

Se antigamente as pessoas tiravam uma, duas fotos e postavam logo para mostrar algo, alguém ou alguma coisa, hoje passam mais tempo no Stories, contando para as pessoas o que estão fazendo, dando dicas sobre marcas, mostrando como está a festa que está acontecendo agora entre infinitas outras atividades.

O Stories foi lançado no meio do ano passado e foi sucesso de cara, o recurso nada mais é que uma imitação descarada da proposta revolucionária do Snapchat, onde o usuário posta fotos ou vídeos de alguns segundos e em 24h todo o conteúdo é eliminado e assim, no dia posterior você pode montar uma nova história.

Isso se tornou febre e nesse momento as empresas começaram a fazer do Stories uma ferramenta, uma porta mais “descolada” de si mesmo e conseguiu chegar mais perto do cliente, assim como o usuário comum, principalmente aquele que nunca teve contato com o Snapchat.

Por isso, a equipe do Zigg reuniu algumas dicas valiosas  de como você pode tirar maior proveito do Instagram, explorando melhor as ferramentas do Stories e da postagem normal de fotos e vídeo. Veja:

STORIES

1- As histórias das pessoas que você segue sempre ficam com um círculo colorido em volta da foto de perfil que elas usam, para visualizar basta clicar na foto. Quando surge uma nova história, a foto de perfil volta a aparecer com um anel colorido em volta;


2- Se você viu um vídeo ou foto no Stories de alguém e deseja comentar, basta clicar no “Enviar mensagem” fica na parte de baixo da tela do seu smartphone. A mensagem será enviada pelo “direct” de forma privada, assim pode ser iniciada uma conversa.


3- Ao usar o Stories você terá algumas opções de filtros, poderá escrever sobre a foto e poderá colocar na sua história fotos que você já tinha na sua galeria, nesse caso, basta puxar a tela de cima para baixo, um slide com suas últimas imagens aparecerá, basta rolar e procurar a que deseja, clicar em cima da imagem e adicione.

4- Quando você posta nova foto, os filtros podem ser acessados passando um slide “invisível” puxando a tela da esquerda para a direita, algumas opções para clarear, escurecer, deixar amarelada, com efeito queimado e até em preto e branco podem surgir para você escolher. Usar esses filtros é uma forma de deixar sua história mais divertida e em algumas situações mais bonitas também.

5- O Stories também tem uma opção muito divertida de gerar conteúdo. Na parte de baixo de sua tela, você vai observar que existem três palavras: Normal, Boomerang e Mãos Livres. Com o Boomerang você pode gravar pequenos vídeos que ficam se repetindo, é como se fosse uma foto em movimento. Usar um “boomerang” deixa sua história menos engessada e pode dar aquela alegrada. O Mãos Livres é um forma de você gravar o vídeo sem necessariamente ficar apertando o botão principal, isso pode dar mais segurança principalmente para quem possui smartphone muito grande.



6- A dica pode não parecer muita coisa, mas seu celular provavelmente tem uma câmera frontal e uma traseira. Que tal tirar fotos que não seja apenas de você mesmo? Inserindo coisas legais que você viu na rua em casa, como paisagem, livros, ambiente e é uma forma de dar uma variada na sua história.

POSTAGEM NORMAL

7- Um recurso recente que é muito útil é o de guardar imagem que passou por seu feed de notícias para observá-las mais atentamente depois. Isso pode ser feito, clicando na “bandeirinha” que fica na parte de baixo do lado direito da foto, basta clicar e quando quiser clicar na mesma figura que você vai encontrar ao acessar seu próprio perfil. As imagens são salvas e somente você sabe que salvou.


8- Curtir comentários: Quando você comenta no Instagram há agora uma opção (em forma de coração) onde uma pessoa pode curtir o que você disse. A figura fica na cor vermelha quando isso acontece. É claro, você pode curtir os comentários dos outros também.


9- Filtros: O Instagram possui muitos filtros para você modificar sua foto como quiser, além de escolher um filtro, você pode modificar esses filtros, mudando o brilho, contraste, temperatura, saturação, sombras. Nesse caso, basta clicar na palavra “EDITAR”, localizada ao lado de “FILTRAR” na parte inferior da tela de seu smartphone.

10- Configurações dos Filtros: Pouca gente sabe, mas é possível excluir determinados filtros. Basta pular todos os filtros e chegar na engrenagem de “Gerenciar”, clicar na figura e desmarcar o filtro que não quiser mais que apareça entre suas opções. Assim, você pode selecionar os que acham mais bonito e economizar tempo na hora de escolher que filtro vai usar.


11- Seguindo: Quando você clicar no coração que mostra suas notificações, você pode “espiar” o que as outras pessoas estão curtindo, basta clicar em cima da palavra “SEGUINDO” localizada na parte superior do seu smartphone.

Comentários