Aplicações nativas do Android: Saiba como desinstalar

Por Ismaellx Quinta-feira, 05 de Outubro de 2017

Aplicações nativas do android

Quem nunca teve problemas com espaços de armazenamento, por causa de aplicativos que não podem ser desinstalados? Sendo que a maioria deles são nativos do próprio Smartphone. Você faz diversas tentativas e buscas para conseguir desinstalar, mas quando percebe, o App ainda continua consumindo memória e processamento.

Esses aplicativos geralmente são impossibilitados de serem desinstalados, mas como para tudo existe uma solução, separamos meios que possam ajudar com o seu problema.

Como desinstalar aplicações nativas

Existem duas maneiras de parar essas aplicações. Para quem deseja excluir de vez a aplicação, a forma mais complexa é por meio do root e outra é por meio de desativação do serviço.

Caso deseje por meio do root, se prepare para começar uma leitura intensa e tomr muita precaução, pois em certos casos, esse tipo de procedimento faz com que você perca a garantia do seu smartphone.

O mais indicado é manter seu smartphone com o firmware intacto, podendo assim, garantir uma maior segurança ao usuário. Mas coso deseje muito efetuar, fique ligado nos tutoriais: Como Fazer Root no Android e Como Fazer o Root no Android Utilizando o Kingroot.

Antes de tudo: O que é Root?

Muitas pessoas podem se sentir bem familiar com esta palavra, principalmente quem tem bastante intimidade com o sistema de operações Android. Mas se você é um dos muitos que não têm tanta noção do que isto significa então preste atenção, para que entenda o porquê não é tão aconselhável fazer o root e quais os danos que este procedimento pode acarretar.

Quando se diz “fazer o root”, significa dizer que você ou quem está fazendo se tornou um super administrador do aparelho, ou seja, todo o controle do sistema que antes era inacessível agora é seu. Desta forma é possível alterar simplesmente tudo que existe no seu smartphone.

Mudar a forma de consumo da bateria, alterar o clock do seu processador e realizar a desinstalação de aplicativos fixados pelas operadoras ou até mesmo pelo fabricante. Todas estas atividades citadas são exemplos do que pode ser feito com o root.

O grande problema é que todos os aplicativos ficam muito expostos e automaticamente vulneráveis, com isto uma desinstalação de algum app que não deveria ser excluído pode ser acidentalmente realizada e seu aparelho se tornar inutilizável.

Além disso, ao fazer o root poderá ser geradas falhas no sistema e ocasionar no famoso brick do aparelho, ou seja, torná-lo apenas um tijolo sem uso.

Desativando aplicativos nativos

Essa será a maneira mais simples, porém não irá desinstalar de fato o app, mas você conseguirá recuperar um espaço significativo na memória, além do processo do aplicativo ficar parado.

Passo 1

Pege seu smartphone e vá em configurações. Estando lá clique em aplicações.

Passo 2

Quando você estiver em Aplicações, selecione um dos aplicativos nativos, ou seja, que já vieram instalados em seu Android.
Como exemplo, utilizei o Apresentações do Google.

Passo 3

Quando você selecionar a aplicação, você verá a opção de desativar ao invés de desinstalar. Basta que clique na opção que logo o aplicativo será desativado e ocultado do seu aparelho.

Comentários