Aprenda a utilizar o OBS, o melhor programa para criar streaming

Por Ismaellx Sexta-feira, 29 de Setembro de 2017

Você gosta de lives ou ver alguma gameplay no Youtube ou no TwichTv e gostaria de mostrar para o mundo que você é capaz de fazer, seja num jogo do momento, ou aquele jogo que você é uma negação e divertir seus espectadores? Então esse tutorial é pra você.
Apresento aqui o adorado OBS (Open Broadcaster Software), programa usado para fazer capturas e livestreamings. Ele se tornou muito famoso por ser grátis (há uma versão comercial e mais completa) e ser excelente em sua proposta, diferente de outros programas como Fraps e Xsplit, ele é bem mais leve e também não obriga que você tenha um PC high end (Pc bem robusto), pois não ocupa muito espaço com capturas e com uma net de 15mb é possível fazer lives com uma configuração razoável.

Começando a configuração

Passo 1

Para começar, o primeiro passo é baixar o programa Clicando Aqui:

Passo 2

Instalação terminada, abra o programa e você verá uma tela assim:

Clique em configurações para continuar, em seguida aparecerá a janela de configurações, na aba geral não há nada a fazer, então clique em streaming.

Passo 3

Para definir qual plataforma você utilizará, clique em serviço, então aparecerá as plataformas, selecione a desejada, e coloque a chave da stream lá no site da plataforma, no Youtube por exemplo, você vai em gerenciar vídeo, transmissões ao vivo e abaixo você verá a chave, clique em exibir, copie e cole no OBS em chave da stream (Basicamente esse é o processo para todos em suas devidas plataformas, mas no caso das outras, será necessário colocar a localização do servidor que seja brasileiro para minimizar os lags ou delays).

Após isso clique em Saída para continuarmos o procedimento.

Passo 4

Na aba Saída na parte de transmissão, tem o campo taxa de Bits do Vídeo, isso define quanto de banda é usada atrás da velocidade de upload, a melhor opção é deixar um pouco abaixo da metade, caso não saiba a sua taxa de upload no site minhaconexao você pode verificar e regular sua configuração da melhor forma. A opção Encoder e a Taxa de Bits do Áudio pode deixar do jeito que está na figura (elas são opções originais do programa).

Abaixo em gravação em Caminho da Gravação, é o lugar onde se seleciona onde o caminho de onde ficará suas gravações. Logo abaixo temos Qualidade da Gravação e Formato de Gravação, respectivamente você define se quer uma qualidade maior ou menor e o formato da gravação (isso influencia diretamente no tamanho da gravação, quanto melhor a qualidade maior é o arquivo, seria bom testar a melhor configuração para o seu PC, para mim, essa é a melhor opção para o meu computador).

Clique em áudio para continuar.

Passo 5

Na parte de áudio, as configurações da figura são as que se deve deixar se você não usar nenhum periférico diferente do padrão do Windows, mas nessas opções pode se adicionar mais entradas de microfones ou saídas de som, ai é muito de gosto e de sua necessidade. Abaixo você pode por teclas de atalho para os dispositivos só serem gravados enquanto pressionados, mas isso também é sua preferência, caso necessário pode adicionar um atraso para o funcionamento da tecla.

Agora iremos para aba vídeo para prosseguir.

Passo 6

Aqui temos as configurações de como ficará as imagens, a resolução base é a resolução base é a resolução do seu PC, a resolução de saída é como fica a resolução do vídeo, o filtro de redução tem a ver com a qualidade da imagem, e o valor de FPS (frames por segundo), essas opções quanto maiores, melhor a imagem, porém exige mais do computador, em todas as fotos acima são as configurações que eu uso em meu PC, e ele é médio-fraco, então a melhor forma de configurar é testando qual o seu PC se adequa melhor.

Obs.: Em teclas de atalho, você define quais são as teclas desejadas para manipular o programa sem ter que ficar dando alt+tab o tempo todo.

Agora iremos para o último passo.

Passo 7

Agora por último temos que definir o que gravaremos, na caixa cena podemos definir isso, através das fontes, adicionando a fonte definimos se queremos gravar a tela toda ou só uma janela (ou jogo), escrever algo fixo, ou por uma imagem ou moldura, o céu é o limite, tudo depende da sua criatividade, após tudo configurado, pressionar a tecla que foi configurada para gravar ou streamar, se preferir pode clicar nos botões Iniciar Transmissão para stream ou Iniciar Gravação, após ativado o botão muda para Parar Transmissão ou Parar Gravação.

Espero ter ajudado com o programa, se quiserem ver como o programa se comporta em requisitos médios deem uma olhada nesse vídeo: 

Comentários