Chrome OS: o sistema operacional que pode desestabilizar o Windows

Por Geovanne Sexta-feira, 04 de Agosto de 2017

Desde os primórdios da internet, o Windows é o primeiro sistema operacional que vem a nossa mente quando pensamos em computadores, não é mesmo? De fato, ele vem evoluindo e melhorando a cada nova versão, acompanhando as inovações tecnológicas e liderando a preferência mundial. Com exceção do Windows 8, que desagradou alguns usuários, abrindo espaço para que outras empresas pudessem tentar tomar a frente.

E é ai que surge um grande concorrente: o Chrome OS. Baseado no Linux, que é sistema operacional gratuito, o Chrome OS já faz bastante sucesso e tem sido muito elogiado, especialmente nos Estados Unidos. O número de notebooks equipados com ele já é grande e a curiosidade das pessoas em relação a ele tem aumentado. Mas a grande questão é: será que esse sistema operacional é realmente bom? Será que vale a pena instalá-lo em seu computador?

Resumindo o Chrome OS

Se você ainda está perdido em relação ao que é o Chrome OS, vamos explicar de uma maneira mais resumida. Ele é um sistema operacional assim como o Windows, com a diferença que é mais leve e totalmente integrado com o navegador. Ou seja, quando você ligar seu ChromeBook, - como são chamados os notebooks que têm esse sistema - terá acesso a Chrome Web Store, onde será possível abrir os aplicativos padrões do Google. De forma simplificada, é como o seu celular, onde você tem acesso àquilo que vem com o sistema operacional. Observe na imagem abaixo para ter uma ideia melhor de como ele funciona:

Parece bastante comum, não é mesmo? E, de fato, é. Ele é bem simples, bonito e interativo. Para usuários comuns, não haverá muitas diferenças ou problemas. Agora, veja um exemplo de como funciona a Chrome Web Store. Observe:

Vendo a imagem, podemos perceber mais ou menos como é a funcionalidade do Chrome OS. Você poderá abrir os aplicativos que desejar, como e-mail, navegador e outros que já vem instalado, porém, terá que se limitar a eles. E é aí que as pessoas se perguntam: será que vale a pena? Basicamente, para quem é um usuário comum, que precisa do computador apenas para entretenimento e tarefas simples, sim, ele vale a pena. Mas, antes de você tirar conclusões, vamos listar as vantagens e desvantagens desse sistema operacional.

Vantagens do Chrome OS

Agora que você compreendeu como funciona o Chrome OS, vamos listar algumas vantagens desse sistema operacional, para que você saiba se vale ou não a pena instalá-lo em seu computador ou mesmo adquirir um que já venha com ele pronto. Anote aí:

Primeira Vantagem: Facilidade de operação

De fato, o Chrome OS é muito simples de usar e bastante interativo. Para quem busca fazer o básico, como navegar na internet, assistir filmes, jogar, ler notícias e frequentar redes sociais, ele é ideal. Simples, rápido e muito fácil de aprender, o Chrome OS é indicado para todos os tipos de pessoas, já que basta um pouco de conhecimento em computação para utilizá-lo. Você não terá grandes dificuldades para aprender como ele funciona e mexer em todas suas ferramentas será bem simples!

Segunda Vantagem: Rapidez e leveza

O sistema operacional do Google é leve e rápido. Dificilmente trava e pode ser instalado em qualquer computador, mesmo que ele tenha uma memória baixa. Aliás, essa é a dica da maioria dos usuários: se você tem um notebook antigo, ele pode ser revitalizado com esse sistema, já que ele não exige muito da máquina. É claro que pode haver algumas falhas, afinal, o Chrome OS é muito recente e está em fase de evolução. Porém, a expectativa é que ele seja realmente um sucesso em breve e que melhore a cada atualização.

Terceira Vantagem: Livre de Vírus

O Chrome OS tem uma vantagem que não pode deixar de ser citada: ele não tem vírus e foi criado para trazer um ambiente seguro para usuários comuns. Então, quem não está acostumado com computação e sempre acaba infectando as máquinas, tem uma opção a mais para ter um notebook funcional e livre de ameaças.

Desvantagens do Chrome OS

Como nem tudo é perfeito, obviamente não seria diferente com esse sistema operacional, não é mesmo? Vamos listar as desvantagens:

Primeira Desvantagem: Limitação

Você já deve ter notado que esse sistema é um pouco limitado. Afinal, ele é bastante básico e você só poderá ter acesso àquilo que vier instalado. Ou seja, ele não é muito recomendado para trabalho, sendo mais direcionado para lazer e entretenimento. Mesmo com muitos aplicativos, para usuários profissionais pode ficar faltando algo. Mas é possível que esse problema seja corrigido muito em breve.

Segunda Desvantagem: A necessidade de conexão

De fato, a maioria dos aplicativos funciona com a internet conectada e isso pode ser um problema para quem não tem acesso 24 horas à ela. Mas, de forma geral, alguns deles também podem ter funcionalidade offline, como calculadora e outros mais básicos. E devemos levar em consideração que quase tudo que fazemos em um computador está ligado à rede, então essa é uma desvantagem um pouco relativa e depende muito da pessoa que estará utilizando o sistema. A dica é que é preciso entender que o Chrome OS não é muito recomendado para usuários mais experientes e que usem o computador para trabalhos complexos, como dissemos lá em cima.

Como instalar o Chrome OS?

Agora que você entendeu tudo sobre esse sistema operacional, já sabe as suas vantagens e desvantagens, é hora de descobrir se será possível instalá-lo em seu computador e como fazer isso. Mas atenção: só mude seu sistema operacional se tiver mais experiência no assunto, evite fazer configurações complicadas.  Se você gostou do Chrome OS, a dica é procurar um notebook que já venha com ele instalado. Porém, caso tenha um computador antigo que queira fazer um teste, confira nosso passo-a-passo!

Instalando na Máquina Virtual

Uma opção para testar o Chrome OS, sem se arriscar muito e sem precisar fazer um processo de dual-boot, a dica é usar um virtualizador, como o VirtualBox. O download é bem simples e rápido e a versão apresentada será muito similar ao original, o que fará com que você possa uma ideia de como o sistema funciona. Anote o que você terá que fazer:

Passo 1: Baixe no seu computador o virtualizador, no caso usaremos o exemplo do VirtualBox;

Passo 2: Vá até a página oficial do CloudReady para baixar uma versão já convertida em máquina virtual para o VirtualBox;

Passo 3: Abra o VirtualBox e acesse a opção “Importar Appliance” no menu “Arquivo”, observe a imagem abaixo:

Passo 4: Clique no ícone no canto direito e adicione o arquivo baixado no Passo 2. Observe a imagem:

 

Passo 5: Clique em “Importar”;

Passo 6: Aguarde a finalização do Processo e clique em "Iniciar".

Passo 7: Depois de tudo pronto, escolha seu idioma e clique em continuar.

Pronto! Você acabou de baixar a versão para máquina virtual e poderá experimentar como funciona o Chrome OS e ver se ele está dentro das suas necessidades gerais.

Instalar ou não instalar, eis a questão

Algumas pessoas têm um pouco de receio de apostar em inovações tecnológicas e com o Chrome OS não é diferente. Obviamente, ainda falta muito para que ele seja tão completo e específico como o Windows. Mas, de forma geral, o sistema operacional do Google é realmente surpreendente e facilita a vida de quem quer ter acesso a um sistema simples, fácil e livre de vírus.

Para usuários mais básicos, ele é muito bom e promete ganhar força e muitos fãs. Já quem usa o computador como fonte de renda e trabalho, ainda existe um caminho para percorrer. A dica é tê-lo em uma máquina adicional para utilizar como entretenimento e poupar a sua máquina oficial dos riscos que a diversão pode causar a ela, deixando-a livre para suas funções mais complexas.

Se você gostou da proposta do Chrome OS, não deixe de experimentá-lo e ver por si mesmo o que ele tem para oferecer!

Comentários