Como aumentar a velocidade da internet Wi-Fi e via rádio

Por Jean_Carlos Quinta-feira, 22 de Setembro de 2016

Como aumentar a velocidade da internet Wi-Fi e via rádio

Para aumentar a velocidade da internet, nem sempre é preciso aumentar a banda da internet. Algumas simples configurações podem fazer com que seu computador ou sua rede melhorem a eficiência da velocidade da sua internet. Neste tutorial vamos aprender dicas valiosas para aumentar significativamente a velocidade da nossa internet: vamos configurar um DNS para melhorar a velocidade de acesso às páginas web e liberar uma porcentagem de banda que por segurança, o próprio Windows deixa limitado, diminuindo a banda da nossa internet.

Configurando um DNS para aumentar a velocidade da internet WIFI e via Rádio

O que é DNS?

DNS (Domain System Name, ou melhor dizendo, Sistema de Gerenciamento de Nomes) é o responsável pela tradução de nomes na internet. Sem ele acessaríamos um site por um número IP invés de um nome digitado na barra de endereços do seu navegador de internet. Para acessar o site do UOL, acessaríamos http://200.147.67.142 ao invés de http://www.uol.com.br. Faça um teste e veja que tanto o número IP quanto o nome do site se correspondem. Enquanto que o endereço http://ziggi.uol.com.br/ possui como IP http://200.147.96.75.

Internamente nas configurações de nosso roteador, computador e dispositivos que acessam a internet é configurado com um DNS automático que é o DNS da sua operadora de internet. Cada operadora fornece um DNS primário e um secundário.

Falando em Servidores de DNS, pode acontecer as vezes congestionamento nos servidores DNS das operadoras causando demora no carregamento da página solicitada. Falhas de segurança, onde por exemplo, Hackers utilizam algumas artimanhas para infectar servidores DNS fazendo com que quando você solicite um site, seja enviado o endereço IP de uma outra página – chamamos de DNS spoofing.

Por estes e outros motivos, podemos utilizar servidores DNS alternativos, invés dos fornecidos pela operadora de internet. No nosso caso vamos utilizar para melhorar a velocidade com que as páginas solicitadas na internet sejam encontradas na internet, portanto carregando mais rápida. Você pode aumentar a sua velocidade na internet do seu wifi, 3G, rádio ou conexão local com este processo em qualquer dispositivo que conecte a internet.

Alterando o DNS do seu computador

Passo 1 Clique com o botão direito do mouse no ícone de sua conexão com a internet localizado ao lado do relógio da barra do menu iniciar. E escolha “Abrir a Central de Rede e Compartilhamento”.


Passo 2 Na seção Exibir redes ativas, aparecerá a rede à qual está utilizando para se conectar à internet. Neste caso é Conexão de Rede sem Fio – conectado na rede JUPITER. Precisaremos escolher a opção, “Alterar as configurações do adaptador”.


Passo 3 Vimos que estamos utilizando a conexão de rede sem fio que está conectado na rede JUPITER, portanto, clique sobre esta conexão com o botão direito do mouse e escolha propriedades.

Passo 4 Rode a barra de rolagem até encontrar "Protocolo TCP/IP Versão 4" e selecione esta opção. Em seguida clique no botão “Propriedades”.


 
Passo 5 Veja que tanto o endereço IP quanto o DNS é configurado por padrão para ser obtido automaticamente pela rede. Marque a opção “Usar os seguintes endereços de servidor DNS” e preencha com os devidos DNS. Neste caso estaremos utilizando os servidores DNS primário e secundário fornecidos pelo GOOGLE. Marque “Validar configurações na saída” e clique em “OK” para finalizar.


Pronto, agora estamos utilizando os servidores DNS da GOOGLE que são otimizados e muito seguro para melhorar nosso acesso a internet. Porém, você pode utilizar outros servidores DNS. Existem muitos que trazem ótimo desempenho e segurança opcional. Os mais famosos e utilizados são:

O serviço de DNS do Google usa os seguintes endereços:
Servidor primário: 8.8.8.8
Servidor secundário: 8.8.4.4

No caso do DNS iPv6 da Google, esses são os endereços:
Servidor primário: 2001:4860:4860::8888
Servidor secundário: 2001:4860:4860::8844

O serviço de DNS da Level 3 usa os seguintes endereços:
Servidor primário: 209.244.0.3
Servidor secundário: 209.244.0.4
– Servidores alternativos: 4.2.2.1 em diante.

O serviço de DNS da OpenDNS usa os seguintes endereços:
Servidor primário: 208.67.222.222
Servidor secundário: 208.67.220.220

Para usar o DNS da Giga use os seguintes endereços:
Servidor primário: 189.38.95.95
Servidor secundário: 189.38.95.96

iPv6 da GigaDNS, esses são os endereços:
Servidor primário: 2804:10:10::10
Servidor secundário: 2804:10:10::20

Existe ainda uma forma de você saber qual deles está com uma performance melhor em sua região. Neste caso, você pode utilizar a ferramenta namebench que foi desenvolvido pelo Google para realizar testes de DNS em seu computador a fim de encontrar o melhor DNS no momento para sua conexão.

Liberando mais banda da sua internet WIFI e via Rádio

Muita gente não sabe, mas o Windows tem em suas configurações interna uma limitação de uma quota da sua internet por segurança para que seja utilizado pelo sistema operacional em casos como as atualizações do sistema operacional sem que haja concorrência com o a sua utilização da internet. Caso você utilize toda a sua banda, 20% ficará “bloqueado” para a utilização de serviços do Windows.

Passo 1 No menu iniciar pesquise por “Executar” e clique para executar o aplicativo.


Passo 2 Escreva o comando “gpedit.msc” e clique em “OK” para abrir o Editor de Diretiva de Grupo Local.


Passo 3 Após aberto, faça siga os caminhos “Modelos Administrativos > Rede > Agendador de pacotes QoS” e clique duas vezes sobre a configuração “Limitar largura de banda reservável”.


Passo 4 Veja que ao clicar na opção “Habilitado” o limite de banda reservado é 20%. Digite 0 para retirar o limite de largura de banda. Em seguida, clique em “OK”.


Agora você pode ter certeza que durante sua navegação e downloads toda a largura da sua banda será utilizada sem restrições do seu sistema operacional.

Com as dicas acima você obterá uma melhor performance da sua velocidade de internet. Caso queira pode realizar um teste de velocidade de internet para conferir a melhoria. Talvez não sinta uma melhoria no teste, mas, com certeza perceberá uma melhoria no antes e depois de sua navegação após as configurações acima.

Dica de teste de velocidade: Ao realizar um teste de velocidade de internet, procure utilizar uma conexão cabeada. Caso esteja utilizando WIFI, fique mais próximo do roteador, pois o WIFI tem um sinal muito variável em comparação com uma conexão cabeada, será maior se distante do roteador. É fácil perceber em dois testes seguidos utilizando uma conexão WIFI que a velocidade será bem diferente, para comprovar o que o dito acima, pois existe oscilações no sinal WIFI.

Comentários