Como descobrir se alguém parou de me seguir no Instagram

Por Ismaellx Quinta-feira, 30 de Novembro de 2017

Instagram

Sem dúvida, o Instagram é uma rede social que conquistou tantos adeptos quanto outras redes igualmente famosas hoje em dia, como o Facebook e o Twitter. Em números absolutos, segundo pesquisa realizada pela própria empresa que gerencia essa plataforma, no Instagram são mais de 500 milhões de contas ativas mensalmente, sendo que destas, 35 milhões são de brasileiros. E, ainda segundo dados oficiais, são 4,2 bilhões de curtidas por dia que os usuários trocam por esta rede social. Números que comprovam o sucesso absoluto dessa rede social.

Uma das coisas mais atrativas que você pode fazer no Instagram é trabalhar o seu nível de popularidade, através do tipo de exposição que você fizer da sua pessoa. A depender do gerenciamento que faça na sua conta, você pode obter bastante visibilidade através dela, e, como em toda rede social, inevitavelmente, você fica compelido a compartilhar muito da sua vida pessoal, seja através de fotos ou de vídeos diários. Seguindo ou tendo seguidores, o certo é que o Instagram se tornou uma ferramenta bastante usada por internautas do mundo todo que desejam compartilhar vários momentos do seu dia a ia na Internet, e, em linhas gerais, ser simplesmente popular.

Só que, como “nada é perfeito”, pode chegar aquele momento em que você leve um “unfollow” de alguém, termo usado para denominar a ação de uma ou mais pessoas que simplesmente deixam de lhe seguir numa determinada rede social. É, então, que pode bater a curiosidade de saber quem foi que lhe deu um “unfollow”. Mas, será que tem como saber esse tipo de informação em se tratando do Instagram? Sim, existe essa possibilidade, e é bem simples, por sinal.

A seguir, temos o passo a passo de algumas ferramentas que proporcionam saber quem deixou de lhe seguir no Instagram.

1. Instale o app InstaFollow

InstaFollow

O InstaFollow é totalmente gratuito, e está disponível para celulares Android e iOS. Ele tem a vantagem de ser bem simples de se manusear, com poucos botões de comando, mesmo que estejam todos em inglês. Para usá-lo, basta colocar as informações da sua conta do Instagram na tela do aplicativo, e pronto. Não somente você vai saber que deixou de te seguir, como também quem te segue de volta, e até os seus fãs. Os termos usados no aplicativo são os seguintes (e, como dito antes, todos em inglês).
Para facilitar o seu entendimento, seguem as funções básicas de cada opção:

a) Gained Followers: quem começou a seguir você nos últimos tempos;
b) Lost Followers: quem te deu “unfollow” no Instagram nos últimos tempos;
c) Non-Followers: quem, simplesmente, não segue você de volta;
d) Mutual Friends: de maneira recíproca, você segue seus amigos e é seguido por eles;
e) Fans: seus fãs.

2. Instale o app Followers +

Followers +

O “Followers +” é outro aplicativo tão útil quanto o “InstaFollow” para você descobrir quem deixou de lhe seguir no Instagram. E, a forma de usá-lo também é muito simples. Primeiro, faça o download dele, efetue o login de sua rede social, e procure na tela principal pela opção “Seguidores Perdidos”. Usando o “Followers +”, você ainda pode saber a respeito de novos seguidores e quem segue você de volta. Há a versão paga do aplicativo, que lhe oferece maiores possibilidades, como análises diárias de dados ou até mesmo o acompanhamento de 3 contas consecutivas. Mas, se a intenção for somente saber quem deixou de lhe seguir, a versão gratuita já é de bom tamanho.

3. Use o próprio Instagram sem utilizar outros aplicativos

Esse artifício aqui é para quem não quer fazer o download de nenhum aplicativo, seja porque tem pouco armazenamento em seu Android ou iPhone, e quer economizar memória, seja, simplesmente, porque não quer ter baixado em seu celular muitos aplicativos. Obviamente, que essa ferramenta existente dentro do próprio Instagram é mais trabalhosa de ser manuseada do que um aplicativo instalado em seu sistema, mas, para alguns, acaba passando uma sensação de maior segurança.

Para usar esse artifício, você também precisa ter uma leve noção de quem deixou de lhe seguir, já que o primeiro passo é ir direto no perfil dessa pessoa (ou, dessas pessoas), e tocar na opção “Seguindo”. No topo da tela, vai aparecer uma barra de pesquisa, onde você vai colocar o seu nome de usuário do Instagram. Se, por acaso, o seu perfil aparecer nos resultados dessa pesquisa, a pessoa em questão está seguindo você. Se não, ele lhe deu um “unfollow”.

Lembrete: bom ressaltar que no próprio Instagram, você também pode usar uma ferramenta muito útil, chamada “iconosquare”, que antigamente era chamado de “statigram”. Basicamente, é um recurso para analisar números com a finalidade de se ganhar novos seguidores, além de monitorar como está o seu desempenho na rede social em questão. Ou seja, é um tipo de artifício que também pode servir como forma de descobrir quem deixou de lhe seguir. Agora, obviamente que você precisa ter um controle diário de quantos são os seus seguidores para, assim, pode analisar, através das estatísticas fornecidas graças ao “iconosquare” se existem mais ou menos pessoas curtido suas publicações.

Comentários