Como evitar vírus pelo WhatsApp - Descubra a melhor forma de se proteger

Por Ismaellx Sexta-feira, 29 de Setembro de 2017

O WhatsApp é um dos programas mais baixados da história dos Smartphones. E não é pra menos: com ele, é possível trocar mensagens com qualquer pessoa no mundo todo e sem pagar nada - a não ser o seu pacote de internet. Mas como nem tudo são flores, mesmo o rei dos downloads pode sofrer com a má intenção de alguns usuários e daqueles que se aproveitam da sua popularidade para tentar tirar vantagem, ganhar dinheiro fácil, aplicar golpes ou mesmo apenas invadir seus dados. E os vírus que fazem tudo isso há anos através do computador, agora também estão presentes nos aplicativos como o WhatsApp e é essencial saber como se proteger deles, a fim de conseguir diminuir os riscos de infectar seu celular e colocar sua segurança em risco. No artigo de hoje, iremos ensinar como se manter blindado aos ataques, além de te orientar sobre o que fazer caso perceba que sofreu uma invasão. Confira!

O perigo dos Vírus pelo WhatsApp - Por que eu devo me preocupar?

Os aplicativos ainda são relativamente novos no nosso dia-a-dia e é comum que ainda haja um certo descuido em relação às ameaças hackers que os cercam. Antes de qualquer coisa, precisamos compreender que os Smartphones estão tão propensos à vírus como um computador e os danos quando são infectados merecem a mesma atenção - se não mais. Afinal, imagine quantos dados um usuário não compartilha através do celular? Fotos pessoais, vídeos, senhas de bancos e de redes sociais, conversas privativas, trabalho acadêmico, projetos, etc. Tudo isso corre um sério risco de ser visto, copiado e espalhado ao menor sinal de descuido. Isso sem falar dos danos que os vírus podem causar quando enviam mensagens indevidas aos amigos e colegas de profissão.

Por isso, se ainda restam dúvidas sobre a importância de se proteger, é hora de deixá-las de lado e entender que o seu celular precisa ser completamente blindado a este tipo de ameaça, pois as consequências dos descuidos costumam ser muito desagradáveis. Veja o pode acontecer ao Smartphone caso haja uma invasão:

- Perda de dados importantes ou até mesmo roubos: Como citamos, pode haver roubo de dados importantes, como senhas de bancos e de redes sociais. Esse é um dos principais motivos de preocupação, pois podem trazer sérios efeitos colaterais. Um dos golpes mais comuns vistos nos dias de hoje é o hacker se passar pela pessoa que teve seus dados roubados e, com isso, se comunicar com a família e amigos, pedindo dinheiro ou fazendo ameaças. Outro grande problema é o fato de que o vírus pode causar pane no sistema e tudo aquilo que foi salvo se perder em questão de instantes.

- Compartilhamento de mensagens indesejadas: Um dos piores constrangimentos está no fato de ter seu nome vinculado à mensagens que não foram de fato enviadas por você, como baixo calão ou imagens que gerem desconforto. Isso isso geralmente tem como causa principal o aparecimento de vírus e invasores ao celular.

Como evitar vírus pelo WhatsApp

A principal e mais eficaz ferramenta que irá auxiliar a evitar o aparecimento de vírus no seu celular, seja derivado do whatsapp ou mesmo de outras redes sociais e até mesmo de e-mails e sites são os anti-vírus. Assim como no computador, esses programas são essenciais e devem estar no topo da lista de prioridades de todo usuário. Vamos listar os principais deles para Smartphone, lembrando que há uma infinidade de opções disponíveis, tanto gratuitas quanto pagas.

Avast Antivírus

O avast é um dos anti-vírus mais conhecidos e começou a ser utilizado para proteger computadores e notebooks no mundo todo há anos. Seguro, eficaz e super interativo, ele cumpre o papel a qual se propõe é uma das opções mais viáveis para quem precisa de uma proteção inicial ampla e de segurança que vai desde a básica até a completa. 

Note como ele é bastante autoexplicativo e mostra claramento quando o scaneamento foi concluído e quando não há mais nada com o que se preocupar. Veja abaixo mais detalhes:

Clicando em "Scan Now", é possível scanear todo o dispositivo e verificar se há ou não ameaças invasoras. Além disso, deixando selecionada abaixo a opção "automatic scan", esse processo será feito com frequência de forma automática.

AVG Antivírus

Assim como o Avast, o AVG é conhecido por ser um excelente antivírus para o computador e notebooks. Mas ele chegou com tudo ao mundo moderno dos Smartphones e tem cumprido bem o seu papel. Com a vantagem de já ser um velho conhecido, será fácil entender sua proposta e utilizá-lo com segurança. Veja abaixo seu layout simples e interativo:

Clicando em "Verificar Agora", que fica geralmente na tela inicial do Aplicativo, o usuário pode verificar todo o sistema e saber se está ou não sofrendo com alguma ameaça.

Para todos eles e os demais, o processo de baixá-los é bem mais simples, bastando clicar aqui para você redirecionado para a página de donwload do Zigg, para enfim, clicar em baixar e efetuar a instalação.

É interessante testar a versão gratuita de alguns para utilizar como comparação antes de optar por um plano pago. Além disso, geralmente a proteção básica já ajuda muito a evitar problemas mais simples.

Dicas extras de como evitar vírus no WhatsApp

Além do anti-vírus, alguns cuidados extras podem ajudar a evitar que os vírus se instalem no seu celular através do WhatsApp. O mais importante que não devemos deixar de citar é a preocupação com as mensagens recebidas, pois é a partir delas que a maioria dos invasores se estabelecem no celular. Tenha cuidado com links enviados sem motivo, especialmente aqueles que prometem descontos em lojas, mudanças de cores em aplicativos, prêmios pelos quais não houve uma inscrição em nenhum sorteio e outras. Não clique jamais em nenhum tipo de link sem antes checar se o mesmo foi realmente enviado por alguém de confiança e se o conteúdo é seguro.

Além disso, é importante perceber se há mudanças no seu celular a partir de um descuido. Se o usuário clicar em algo sem querer, o primeiro passo é ativar o antivírus e ficar atento aos finais que o aparelho dará, como travamentos, aberturas de janelas sem solicitação e até mesmo envio de mensagens sem que haja a devida permissão para tal. É importante verificar se há algo fora do comum e agir antes que o vírus se espalhe e cause danos irreversíveis. Em último caso, a formatação do aparelho pode ser a única solução viável para que não hajam maiores transtornos. Por isso, a dica final é sempre manter fotos e documentos importantes em um pendrive ou cartão de memória. Assim, se precisar reiniciar o sistema, nada será perdido.

 

 

Texto: Renata Louzada

Comentários