Como "resetar" o Android

Com certo tempo de uso, os dispositivos que utilizam o sistema Android começam a ficar lentos e travar alguns aplicativos. Muito se deve a quantidade de arquivos presentes no celular ou tablet, assim como a utilização da memória por diversos aplicativos rodando em segundo plano, ou até mesmo por algum tipo de infecção.

Uma das soluções para este problema é restaurar o Android do seu dispositivo para as configurações de fábrica, ou seja, fazer com que o sistema fique como era quando este deixou a caixa. Este é um procedimento padrão e executado pelo próprio sistema mas, antes, é importante fazer um backup de todos os dados do mesmo.

Como fazer Backup no Android

Apesar de existirem diversos aplicativos para realizar este tipo de função, o método mais prático de realizar o backup de seus dados no Android é utilizando a ferramenta disponibilizada pelo próprio sistema. Entre nas configurações de seu dispositivo e procure a opção “Fazer o backup e redefinir” – ou a opção Privacidade, dependendo da versão. E marque a opção Cópia de segurança dos meus dados.

Desta forma, o Google irá sincronizar os dados de seu dispositivo com sua conta no serviço – aquela que está vinculada com o aparelho. Tudo é salvo nos servidores do Google de forma que, da próxima vez que você vincular sua conta com o dispositivo os mesmos serão recuperados automaticamente.

Como “resetar” o Android

Para restaurar o seu dispositivo às configurações padrões da fábrica, o percurso adotado é praticamente o mesmo para a opção de Backup – e também varia de acordo com o dispositivo utilizado. ATENÇÃO: Antes de realizar este procedimento é essencial que a bateria do dispositivo esteja totalmente carregada – de preferência, conecte-o ao carregador, mesmo com a bateria cheia – já que o desligamento do aparelho durante o processo irá danificá-lo. O Zigg não se responsabiliza por danos causados ao seu aparelho durante o processo.

Acesse as configurações do seu dispositivo e, assim como no procedimento adotado para realizar o Backup, busque a opção “Fazer Backup e Redefinir” - ou a área de Privacidade - e, em seguida, selecione a opção Restaurar padrão de fábrica e clique em Zerar telefone para que o procedimento seja iniciado.

Este é o procedimento em aparelhos como o Samsung Galaxy SIII, SIII mini e S Grand Duos, por exemplo. Seguem algumas rotas para outros dispositivos.

Samsung Galaxy Y/ Galaxy Y Duos

Configurações > Privacidade > Restaurar Padrões de Fábrica > Zerar Telefone.

Motorola Motosmart XT305

Configurações > Backup e Restauração > Restaurar Configurações Padrão.

Sony Ericson E15A

Configurações > Privacidade > Configuração original > Redefinir Telefone.

Tablet Motorola Xoom MZ605

Configuração > Fazer backup e redefinir > Configuração Original.

Depois de realizar este procedimento, aguarde enquanto o aplicativo é reconfigurado e volte a utilizá-lo apenas quando o processo for concluído. Com o dispositivo novamente iniciado, basta acessar sua conta Google novamente para que os dados previamente salvos no backup sejam recuperados.