Como resolver o problema de sobreposição de tela detectada

Por Geovanne Terça-feira, 15 de Agosto de 2017

Você provavelmente já se deparou com uma mensagem na tela do seu celular em que dizia “Sobreposição de tela detectada”. Esse problema é mais comum do que você imagina, quem usa o Android 6.0 Marshmallow, sabe muito bem disso. Esse pequeno transtorno pode correr por alguns problemas, por exemplo, pela ocorrência do uso de aplicativos maliciosos ou por algum bloqueio devido a algum bug do sistema.

Esse problema pode impedir a realização de tarefas simples como a postagem de fotos no Facebook, Instagram, WhatsApp, compartilhar contatos. Além disso, o uso da câmera por algum aplicativo não poderia ser acessado também. Outra situação em que isso pode aparecer, é quando se está usando a aplicação pela primeira vez. O sistema irá pedir a permissão dos recursos do smartphone, como armazenamento e câmera, por exemplo, mas você não conseguirá habilitar.

O grande inconveniente dessa questão é que mesmo você seguindo a sugestão do sistema em resolver o problema em “Configurações” > “Apps”, não é seguindo essa orientação que você conseguirá trazer seu de volta. Vamos ensinar dois modos em que você pode resolver esse incômodo e se livrar de vez. Fique atento.

1ª Modo

Permissão a sobreposição a outros apps

Passo 1 - Depois de ativar o “Modo de Segurança”, você deverá ir em “Aplicativos”, “Aplicações” ou “Configurar Apps”. Clique no ícone de “Configurações” e depois em “Sobrepor a outros apps”.

Passo 2 - Clique em cada aplicativo e desative o botão de sobreposição. Mas atenção, faça isso com todos o aplicativos da lista.

Passo 3 - Volte para “Aplicativos”, “Aplicações” ou “Configurar Apps”, clique no aplicativo, depois procure “Permissões” e ative todas as opções disponíveis, ou somente as que você deseja. O procedimento deve ser feito com todos os aplicativos da lista.

Passo 4 - Volte para “Aplicativos”, “Aplicações” ou “Configurar Apps”, clique novamente no ícone de “Configuração” e depois “Sobrepor a outros apps” e reative a sobreposição de cada aplicativo.

Caso dessa forma não dê certo, você terá que fazer de outro jeito. Assim sendo, você terá que recorrer ao “Modo de Segurança” e repetir todo o procedimento de “Permissão a sobreposição a outros apps”.

2ª Modo

Usando o “Modo de Segurança”

Ao habilitar o “Modo de Segurança” o aparelho volta as configurações de fábrica. Com isso, ficam disponíveis apenas os aplicativos que vem de fábrica. Isso não quer dizer que os outros aplicativos sejam apagados, mas que o sistema é restaurado ao seu modo padrão.

Veja abaixo como executar o “Modo de Segurança”. É bom lembrar que a ativação desse modo é diferente para cada tipo de aparelho. No caso, para habilitar essa função, na maioria dos aparelho é parecida. No caso do Motorola, Lenovo e LG, terão a mesma forma para executar a tarefa:

Passo Único - Pressione o botão de Power. Ao aparecer a opção de “Desligar” pressione esse botão por alguns segundos. Logo depois uma nova caixa com o nome “Reiniciar no modo de segurança” aparecerá. Clique em “Ok” para confirmar.

Para executar esse recurso em aparelhos da Samsung, você precisará desligá-lo, e ao aparecer a logo com o nome Samsung aperte o seu botão de volume para cima (em alguns casos o botão deverá ser o volume para baixo). Em modelos como Asus, entre outros, é melhor realizar uma breve pesquisa primeiro.

Depois de ativar o “Modo de Segurança” repita toda o passo a passo da ‘1ª Modo’.

Pronto. Depois disso, você deverá desligar seu smartphone para que ele saia do "Modo de Segurança" e volte ao normal.

 

 

Texto: Mariana Duarte

Comentários