Como rodar videos MKV no Windows?

O “.MKV” é um formato de vídeo relativamente novo. Idealizado pelo projeto Matroska, esta extensão vem sendo cada vez mais utilizada por usuários que gostam de assistir vídeos em altíssima qualidade. Diferente dos formatos AVI e MP4, o MKV permite a sincronização dos diferentes dados do vídeo, mesmo que originados de diferentes codecs.

Codecs para MKV

Por ser um formato ainda pouco conhecido, alguns pessoas enfrentam problemas na hora de reproduzir arquivos em MKV em players convencionais. Existem duas alternativas para resolver este inconveniente: a primeira é baixar um codec completo, capaz de reproduzir a extensão normalmente. Entre eles dois merecem destaque:

Windows 7 Codec Pack: Fácil de instalar, além de oferecer configurações avançadas para o usuário com mais experiência em informática: Para a instalação simples, selecione "Easy Installation".

Windows 8 Codecs: Muitas pessoas já estão aproveitando as novidades do sistema como o touchscreen e as tiles. Mas algo importante para seu Windows 8 são codecs para reproduzir diversos formatos de vídeos, inclusive o MKV.

Players para MKV

A segunda maneira de garantir a reprodução dos arquivos é fazer uso de um player com integração nativa ao formato. Neste caso, os mais recomendados para usuários do Windows são os seguintes:

MKV Player: Conhecido como o assassino do DivX. O player reprodutor do Matroska Video Container suporta conteúdo de alta definição, som surround, legendas e muito mais, tudo em um arquivo.

VLC Media Player: O grande diferencial desse player é que além de reproduzir todos os formatos mais conhecidos do mercado ele ainda o faz com bastante rapidez, sem pesar em nada na memória do PC. 

The KMPlayer: Player coreano repleto de funcionalidades e que se destaca pela capacidade de equalização. Com ele o usuário é capaz de equalizar suas músicas manualmente ou, se preferir, utilizar uma das várias equalizações pré-configuradas.