Como saber quais programas estão consumindo mais memória do PC

Por Geovanne Sexta-feira, 10 de Março de 2017

Uma série de diferentes fatores podem fazer com que o seu PC fique mais lento, como algum malware ou outro programa malicioso utilizando todos os recursos de seu sistema, falta de limpeza e organização no sistema de arquivos e problemas com o hardware, como o processador, o disco rígido ou a própria memória física, mas um desses problemas é o uso de memória RAM, por isso é sempre bom saber o que pode estar causando a lentidão do PC. Vamos ver aqui o que pode estar afetando o funcionando da sua máquina.

Mas primeira vamos para o básico...

O que é memória RAM?

Para grande parte dos usuários de PC, a resposta a essa pergunta pode parecer simples, mas nem todo mundo sabe o que é a memória RAM, e como ela pode afetar o desempenho de seu computador.

Vamos começar pela sigla, que vem do inglês "Random Access Memory", ou seja, "memória de acesso aleatório". Quando se diz que o PC ou Notebook tem por exemplo 8Gb de memória, é a memória RAM que isso se refere. É para esse espaço de memória que vão os dados necessários para o funcionamento de todos os aplicativos e recursos em uso no sistema.

Não importa quantos aplicativos você tem instalado no seu computador, esses dados ficam armazenados no seu HD, o "Hard Disk", ou "disco rígido". O espaço do HD também é medido em Gigas, como a memória RAM, mas somente os dados de aplicativos em funcionamento ficam armazenados na memória RAM.

Alto uso de memória RAM

Em primeiro lugar, é sempre bom lembrar ou informar que, se você utiliza um sistema operacional Windows, desde a sua versão Vista, ele possui um recurso bastante inteligente de administração de memória RAM. Esse recurso ou sistema analisa seus hábitos de uso de programas e então passa a pré-carregar recursos que esses programas exigem, tornando melhor o desempenho e velocidade de seu PC.

E, para isso, ele utiliza recursos de dua memória RAM. Desse modo, o uso de memória RAM do seu sistema pode estar bastante elevado, mas isso não significa necessáriamente que existe um problema, pois essa memória está sendo bem utilizada pelo sistema operacional que, uma vez detectada a necessidade do uso dessa memória vai, progressiva e gradualmente, descarregando esses recursos que foram pré-carregados.

Sendo assim, lembre-se disso: Um alto uso de memória RAM não significa sempre um sistema lento, e muitas vezes pode significar justamente o contrário.

Programas em segundo plano

Uma forma de um programa ou aplicativo consumir recursos da memória RAM, mesmo quando você não chegou a abrir ou executar esse programa manualmente, é quando ele roda recursos em segundo plano, geralmente a partir da inicialização do PC.

Programas de segurança, como os anti-vírus, costumam utilizar esse tipo de recurso, porém no caso deles é fundamental, para que o sistema permaneça seguro a partir do momento em que você liga o seu PC. Por isso é sempre necessário um cuidado extra na hora de eliminar esses processos.

Por outro lado, diversos outros aplicativos utilizam esse tipo de recurso, e muitas vezes é melhor fazer com que deixem de abrir automaticamente com a inicialização do PC. Para isso, se você é usuário de Windows, realize as seguintes etapas:

•    Clique na tecla com o símbolo do Windows + R, que irá abrir uma janela "Executar"

•    Digite "msconfig", sem aspas, tecle em "Ok", que abre a "Configuração do Sistema"

•    Clique na aba "Inicialização de Programas"

•    Agora desmarque os recursos e programas indesejados


Mas cuidado, você deve saber o que está desmarcando, pois alguns recursos são necessários para o bom funcionamento do sistema. Desmarque apenas aqueles que você tiver certeza de que podem ser desabilitados.

Quanto de RAM cada programa utiliza?

Agora, se você quer ver o quanto cada programa ou aplicativo que você está usando, ou seja, os aplicativos abertos ou rodando no momento, o procedimento é o seguinte:

•    Digite Ctrl+Alt+Del

•    Selecione "Gerenciador de Tarefas"

•    Clique na aba "Aplicativos"

•    Clique com o botão direito do mouse no aplicativo desejado

•    Escolha a opção "Vá para o Processo"

Então você poderá ver na aba "Memória", o quanto aquele aplicativo está usando de memória RAM naquele momento. Você poderá também ver o quanto ele utiliza de CPU, ou seja, recursos do processador.

Se você vem tendo problemas de lentidão do computador ao rodar um aplicativo em especial, faça esse teste, siga os passos anteriores e confira o uso desse programa com relação a CPU e a memória.

Se ele estiver consumindo um volume muito alto de CPU, pode ser que o seu computador não seja potente o suficiente para rodar este programa sem um upgrade de hardware. Com relação ao uso da memória, é possível também que este aplicativo utilize mais memória do que o seu sistema possui, e também um upgrade seria necessário para rodá-lo com um bom desempenho.

Comentários