Como usar o Gboard no Android

Por Jean_Carlos Segunda-feira, 02 de Janeiro de 2017

Como usar o Gboard no Android

Lançado em maio de 2016 apenas na plataforma iOS, o Gboard é um teclado digital desenvolvido pelo Google que traz uma série de recursos que visam facilitar a digitação do usuário no celular ou tablet, ou seja, telas touchscreen.

No Android, o Gboard veio substituir o antigo Google Keyboard, trazendo novas funcionalidades como pesquisa integrada, digitação glide, pesquisa de GIFs animados, emoticons diversos, digitação em multi-linguagem, digitação por voz, temas de fundo, dentre muitas outras.

Quer conhecer todos os recursos do Gboard e como usar cada um deles? Confira agora nosso tutorial, mas antes veja como instalar o novo teclado do Google no seu aparelho.

Como baixar o Gboard

A versão do Gboard para Android pode ser baixada por meio deste link.

Clique em nosso botão de download para acessar a página do aplicativo na Google Play Store, a loja oficial de aplicativos para Android. Clique em "Instalar" e, após o login com sua conta Google, verifique se o aplicativo é compatível com o aparelho cadastrado em sua conta. Selecione o dispositivo e clique em "Instalar" para realizar a transferência.


Lembrando que é possível que você já use o Google Keyboard, já que ele vem instalado de fábrica nos aparelhos Android. Dessa forma, talvez seja necessário apenas atualizar o Google keyboard através da loja Google Play para que o aplicativo seja substituído pelo novo Gboard.

Recursos do Gboard

Depois de atualizar o teclado do Google, você poderá testar seus recursos em qualquer outro aplicativo. A única exceção são os gifs que só podem ser compartilhados no Hangouts, Google Allo e Google Messenger, aplicativos de mensagem do Google.  

Pesquisa rápida

Assim que abrir o teclado Gboard, você verá em destaque a logo do Google, representada pela letra “G”. Por meio dela, é que você terá acesso a todas as configurações do teclado, dentre elas, a pesquisa rápida de assuntos.

Toque no “G” para pesquisar diversos assuntos dentro do próprio teclado e compartilhar diretamente com seus amigos, sem precisar abrir o navegador.


O próprio app oferece algumas sugestões como clima, notícias ou qualquer outro termo que desejar. Experimente buscar o nome de um clube de futebol e os últimos resultados serão exibidos instantaneamente. Toque em “Compartilhar” para enviar para quem quiser.

Personalizável

Agora você não precisa mais baixar modelos de teclado para deixá-lo na cor preferida. Para personalizar o Gboard, siga os passos:

Passo 1 - Toque sobre o ícone do Google.

Passo 2 - Clique no ícone de aquarela.


Passo 3 - Ative ou desative as bordas da tela.


Passo 4 - Escolha um plano de fundo para o teclado.



Passo 5 - Aplique um entre vários temas disponíveis, alguns deles idênticos às versões antigas do Android como o clássico Android 4.1 e outros mais coloridos.

Modo "Uma mão"

O ícone representado por uma mão segurando uma tela permite ativar o modo "uma mão" do Gboard. Neste modo, se você usa um tablet ou dispositivo com uma tela maior, é possível fixar o teclado em qualquer um dos lados da tela e usar o teclado com a mão que lhe for mais conveniente.

Preferências

Usando o “botão de engrenagem” você pode alterar uma série de opções do Gboard. Escolha o idioma que vai usar no teclado, estilo de entrada personalizada (QWERTY), ative a linha de números ou tecla de emoticons, configure a entrada por voz, use emoticons no teclado de símbolos, escolha o tipo de layout e altura do teclado e defina sons a tocar a tecla, vibração, pop-up, segurar para ver símbolos e definição de atraso ao pressionar as teclas.



Na mesma opção é possível acessar novamente os temas, configurar a correção de texto com as sugestões que serão exibidas, correção automática, digitação por gesto, dicionários, tipo de pesquisa e ativação do botão “G”.

Digitação por voz

Para digitar por voz, toque novamente no “G” e use o ícone de microfone. Feito isso, é só pronunciar as palavras que estas serão reconhecidas automaticamente e exibidas na mensagem e prontas para enviar.


Enquanto estiver falando com o recurso de voz, pressione o ícone de engrenagem para alterar as opções de fala. Ali, você pode alterar o idioma, ativar a detecção do “Ok Google” e gravar o áudio pelo fone de ouvido bluetooth se disponível.

Emoticons

Os emoticons do Gboard podem ser acessados pela “carinha feliz” ao lado da barra de espaço. Use a barra de busca para pesquisar por um emoticon específico ou arraste a tela para a direita para ver todo os emoticons disponíveis. Todos eles são os mesmos modelos presentes no Google Hangouts

Gifs animados

Como mencionado, os GIFs só podem ser enviados no momento, em apps de mensagem do Google como Hangout, Allo e Messenger (SMS).

Para acessar a área de GIFs, clique novamente na “carinha feliz” e selecione a opção “GIF”. Ambos estão divididos em expressões como bate aqui, bacana, ignorar, desculpas, obrigado, piscada, bravo, nervoso, bobo, ops, faminto, abraços, uau, entediado, boa noite, fofo, nossa, tchau etc.

Use a barra de busca para pesquisar gifs por palavras-chave. Feito isso, é só clicar no GIF desejado para enviar para o amigo ou grupo.

Digitação por Gestos

A digitação glide do Google Keyboard foi mantida no Gboard. Com este recurso, você pode digitar com muito mais praticidade, apenas arrastando o dedo sobre as letras da palavra. O teclado inteligente identifica automaticamente a palavra que você quer digitar.

Digitação multilíngue

Muitas vezes queremos digitar um termo em um idioma diferente como em inglês e o corretor automático altera para o idioma padrão. Com o Gboard isso não acontece mais, pois com a digitação multilíngue, haverá uma troca automática de idioma enquanto você digita.

Correção automática por streaming

Ainda sobre a correção automática, o Gboard corrige automaticamente as duas últimas palavras de acordo com o contexto, usando as pesquisas via streaming.

Extras

Além desses recursos, o Gboard conta com mais 36 novos idiomas, linha de números disponíveis nas configurações e previsão de pesquisa com sugestões baseadas no que você digita, tornando-se assim o teclado completo para Android.

Comentários