Conheça alguns motivos que faz o Telegram ser melhor que o WhatsApp

Por Ismaellx Quarta-feira, 10 de Janeiro de 2018

Telegram x WhatsApp

O hoje tão popular WhatsApp que nada mais é do que um aplicativo de mensagens instantâneas, com disponibilidade para diversas plataformas de smartphones. Seu sucesso é tão estrondoso ao ponto de todos os seus contatos optarem somente a ele, não oferecendo oportunidades para outros mensageiros.

O WhatsApp é o melhor aplicativo de mensagem?

Existem diferentes aplicativos que oferecem serviços semelhantes como o Viber e Telegram. Assim como o WhatsApp, sua função é enviar e receber mensagens de texto, imagens e arquivos multimídia sem nenhum custo adicional por isso (eis aí o fator de sucesso do aplicativo). Isso se deve porque a comunicação é estabelecida através do plano de dados móveis que se possua no celular (3G/4G/EDGE) ou simplesmente via WI-FI.

Porém, os concorrentes do WPP contêm recursos e vantagens que muitas vezes os usuários de WhatsApp nunca sonharam. O Telegram, por exemplo, já continha inúmeros serviços, que só hoje em dia é novidade no WhatsApp.

E foi pensando nisso que destacamos algumas vantagens do Telegram que poderão fazer com que o usuário possa refletir em optar somente ao WhatsApp.

As principais vantagens do Telegram

Alguns dos principais recursos que o Telegram possui em comparação aos seus concorrentes estão em áreas que geram bastante preocupação entre muitos usuários, que são nas partes de segurança e privacidade das mensagens. Por exemplo: em um desses recursos, o usuário pode iniciar uma conversa secreta com qualquer outro usuário em sua lista de contatos. A questão aqui é que, nessa conversa provada, mensagens de áudio, vídeo, foto ou texto são automaticamente excluídas após um tempo determinado por quem criou o canal da conversa.

O maior diferencial do Telegram em relação ao WhatsApp, no entanto, refre-se à questão da segurança. Isso porque o aplicativo faz uma opção nativa que bloqueia o acesso a ele atravpés de uma senha criada pelo usuário (que nem as senhas que dão acesso ao PC no trabalho, por exemplo). Com isso, é praticamente nula a preocupação de que alguém possa ver uma mensagem no celular de alguém de forma indevida, já que será preciso colocar um código de acesso.

O termo pode até parecer um tanto engraçado, mas, existe, no Telegram, até mesmo uma opção de “autodestruição da conta”. Isso mesmo, que nem nos filmes de espionagem, porém, sem a mesma emoção, já que essa “autodestruição” acontece depois que o usuário passa um período de tempo sem utilizar o aplicativo. No entanto, é o próprio usuário quem determina qual será o tempo dessa ”aniquilação total” de sua conta.

Em termos gráficos, o Telegram apresenta algumas funções interessantes, como fornecer suporte para a inserção de GIF’s animados, integrar buscadores para pesquisa de imagens diretamente no aplicativo e ainda dispõe de um sistema que cita outros usuários durante uma conversa, o que pode ser muito útil para aqueles que gostam (ou, precisam) conversar em grupo. Ah, e ainda há a possibilidade do usuário usar, numa conversa, além de simples emojis, uma série de outros adesivos para, digamos, “ilustrar” melhor a sua conversa.

A utilização de bots no Telegram

Diminutivo de robot, e também conhecido como web robot, um bot nada mais é do que um programa de computador que foi criado para automatizar procedimentos, geralmente, atividades repetitivas, ajudando, assim, o usuário a não “perder tempo” com algo que, simplesmente, pode ser “programado”. Cada vez mais populares esses bots integram de maneira muito bacana o Telegram. O bom é que existem vários deles, e com diversas funções, que vão de fornecer dicas de redação, passando por rastrear encomendas, até dar dicas de vídeos no Youtube.

Recurso de Conversa secreta no Telegram

Caso o usuário precise ter uma conversa privada com alguém, o Telegram disponibiliza essa possibilidade através de um “chat secreto”. Por receber uma ampla criptografia, o chat consegue definir um tempo para que mensagens de texto, fotos, áudios e vídeos sejam destruídos automaticamente. Mas, não só: o usuário pode apagar a conversa completamente, de forma manual, o que faz com que a mesma conversa também “desapareça” para o destinatário. A excelente função de “autodestruição” também está disponível para o chat no Telegram para fotos e vídeos. Além de tudo, o usuário ainda recebe uma notificação que o destinatário tenha “capturado” a tela da conversa.

Opção de editar mensagens

Claro que durante uma digitação é muito comuns erros, principalmente, em decorrência do corretor ortográfico do celular. Por isso, o Telegram possui uma função muito boa, que consiste em “trocar” a mensagem que foi enviada, bastando, pra isso, acessar o menu Editar, fazer as correções necessárias e manda a mensagem novamente.

A função de Áudio do Telegram

O sistema de áudio do Telegram realmente e indiscutivelmente é muito melhor do que o do WhatsApp. Duvida? Primeiro, você pode travar o botão de áudio para gravar uma mensagem de voz. Com isso, não é preciso manter a tela pressionada enquanto você faz a sua gravação. E, ainda há a possibilidade do usuário escutar todo o áudio antes de enviá-lo. Isso é ótimo para saber se a gravação ficou realmente boa e audível. Por fim, caso o usuário receba vários áudios, ele não precisa clicar em cada um deles para ouvi-los, bastando clicar no primeiro, que os outros serão reproduzidos automaticamente.

A reprodução pelo player do Telegram

Caso o usuário recebe algum link que precise de reprodução, como algo que esteja no YouTube e Spotify, não é necessário que se saia do Telegram. Um player embutido no aplicativo faz com que qualquer conteúdo multimídia seja reproduzido tranquilamente, sem problema.

Leitura dinâmica

Outra vantagem do Telegram é que alguns links da web conseguem carregar diretamente dentro do aplicativo o usuário a “ganhar tempo”, fazendo com que o usuário leia o conteúdo desses links, mais uma vez, sem precisar sair do Instagram. E, isso só é possível graça a ujm sistema chamado Leitura Rápida, ou, no original, Instant View. Através desse recurso, o conteúdo do link em questão é aberto numa tela limpa, que é aberta logo ao lado da tela. E, o melhor: sem propagandas ou quaisquer outras distrações.

Como se pode ver, o Telegram tem muitas vantagens em relação ao WhatsApp, e a tendência, com o passar do tempo, e o sucesso gradativo do aplicativo, é ele incorporar cada vez mais novos serviços. É só aguardar pra ver.

Comentários