Conheça o app que ajuda fiscalizar o que deputados e senadores andam fazendo

Por Geovanne Sexta-feira, 25 de Agosto de 2017

Todos nós sabemos que o Brasil está vivendo não só uma crise financeira, mas também um crise moral e política intensa. A classe política que já era desacreditada, tornou-se motivo para escrachamento de toda natureza. Afinal, são anos e anos de notícias de esquemas e de inúmeros e inescrupuloso casos de corrupção envolvendo dinheiro público, sem falar de reformas aprovada às pressas sem o consentimento da população. De forma resumida o trabalhador brasileiro está em um situação muito difícil e que provavelmente se perdurará por décadas.

Com o sentimento de insatisfação, os brasileiros passaram a se preocupar mais com o que é feito na Câmara Federal, no Senado e também na Presidência e parece que todo esse recém interesse adquirido fez alguém ter a ideia de criar um app para ajudar a fiscalizar os políticos que estão no poder. Existe e já está disponível na Play Store o aplicativo “Sr. Cidadão” que pode ajudar (e muito!), se você faz parte desse grupo de pessoas que quer saber tudo que é aprovado ou não.

A aplicação foi criada inicialmente com o intuito de ajudar os usuários escolherem seus candidatos, mas acabou ganhando funcionalidades mais interessantes que ultrapassaram a ideia inicial, pois o usuário pode monitorar todo o trabalho de um político (da sua região ou fora dela), se ele votou ou não contra o povo. Formou-se assim um fiscalizador virtual bastante eficaz, pois se inicialmente ele queria se concentrar apenas na região de um usuário, fez com que esse mesmo usuário pudesse monitorar todos os políticos que compõem a Câmara Federal e o Senado.

O “Sr. Cidadão” promete ser os olhos dos cidadãos brasileiros. Com ele instalado no seu smartphone Android, você pode acompanhar quase em tempo real a presença dos senadores e deputados federais do seu estado, mas se você quiser saber de outros estados também é possível.

De forma bem direta, as funcionalidades desse app são amplas, pois é possível monitorar o trabalho do seu político, ou dos políticos do seu estado (na esfera federal) de uma forma bem próxima. O usuário poderá escolher quais estados, partidos e políticos deseja monitorar, com isso o app envia para o usuário eventos importantes como votações e presença do seu político. O usuário pode ainda compartilhar nas redes sociais as ações dos políticos que monitora. Além disso, com base em sua opinião, você poderá fazer um ranking de políticos que você mais (ou menos) gosta, isso serve para você criar uma espécie de memória (já que muita gente nem se lembra em quem votou na eleição passada) e saber se aquele político vale a pena ganhar mais um vez seu voto ou não.

O app é leve, desenvolvido recentemente e tem um design simples e muito agradável, mesmo já sendo muito bom, ainda merece ser melhor trabalhado, coisa que pode acontecer nos próximos meses, principalmente se cair nas graças do público, por exemplo.

Se você se interessou, clique aqui e faça o download e se liga que a gente vai te ensinar como usar esse aplicativo mais do que útil para exercer cidadania de forma cômoda.

Como usar o app

Se você já instalou, o app vai pedir para você realizar um registro que pode ser feito de dois modos: vinculando sua conta com o Facebook ou dando um email e criando uma senha de segurança. Escolha qual forma lhe agrada mais e prossiga avançando no app até chegar no menu inicial.

Se você mora no Rio de Janeiro, por exemplo, logo no primeiro acesso o aplicativo vai pedir acesso a sua localização, então no seu feed vai aparecer informações relacionadas aos deputados federais e senadores no seu estado.

Monitorando os políticos

Logo na página inicial, embaixo do seu nome, você poderá ver quantos políticos tem em seu estado e a quantos partidos eles pertencem. Rolando a tela, você poderá ver quem (isso inclui todos os deputados federais) votou em uma última Proposta de Emenda à Constituição, por exemplo. Se o seu político votou contra, um “X” vermelho vai aparecer logo abaixo da foto do político. Além disso, o app ainda te mostra do que se trata a votação. No exemplo abaixo você verá que o Dep. Celso Pansera (PMDB-RJ) e o Dep. Simão Sessim (PP-RJ) votaram contra a proposta de emenda à Constituição que poria fim à reeleição majoritária, entre outras coisas.

 

Afunilando a fiscalização

Clicando no botão “menu sanduíche” localizado na parte superior esquerda da tela do seu smartphone, você poderá configurar suas preferências, ou seja, você poderá escolher monitorar apenas um partido, apenas um político, seu estado natal ou estado onde você mora (ou os dois e mais de dois). Além disso, você poderá escolher acompanhar apenas o Senado, ou apenas a Câmara Federal ou ambos.

Votações Importantes

O app ajuda ainda a você monitorar como vai ser o resultado de uma votação muito importante, funcionando como lembretes. Se a votação já aconteceu, você pode clicar em cima do título e ver a lista de quem votou contra ou a favor.

 

Texto: Mariana Duarte

Comentários