Conheça o fone que traduz outra língua instantaneamente

Por Geovanne Quinta-feira, 16 de Março de 2017

Já pensou ter um super fone de ouvido que traduz o que o gringo está dizendo para você? Bem, caso você não saiba, já existe um fone assim. O Kit de Tradução Pilot da Waverly Labs é uma espécie de sonho encontrado somente em filme de ficção científica e que virou realidade.

A proposta desse tradutor automático é facilitar a vida de quem precisa viajar para muitos lugares e não sabe a língua local, obviamente não serve somente para esse tipo de situação, ele foi feito com o objetivo de quebrar a barreira comunicacional que ainda existe na humanidade: as inúmeras línguas.

Esse projeto teve início no ano passado, mas ele já começou com uma grande vantagem, é que já existem vários elementos que auxiliam o funcionamento do projeto, como os conversores de voz para texto que entendem as palavras das pessoas, como o Siri e o OK Google, tradutores entre vários idiomas (lembra do Google Tradutor, não é?) entre os sintetizadores de voz capazes de reproduzir as frases traduzidas de forma agradável também. Os criadores só tiveram que encaixar nesse produto todas esses elementos e unir para um propósito específico.

O projeto que recebeu financiamento coletivo em busca de apoio para que ele se tornasse real, já ultrapassou os quatro milhões de dólares em arrecadação e permite a tradução dentre cinco idiomas.

Para que a tradução funcionasse, o usuário precisaria colocar o fone de ouvido, estes contêm um microfone para a voz e depois de filtrar o conteúdo importante (a voz no caso), o som chegaria ao celular digitalizado e depois voltaria para fone do interlocutor de forma já traduzida.

Até o momento não há previsão da chegada do produto no Brasil, mas ele será colocado à venda, em maio, será de cerca de 300 dólares (950 reais), na Europa.


 

Texto: Mariana Duarte

Comentários