Conheça os Carros Autônomos do Google que permitem ser conduzido sem a ajuda de um motorista

Por Ismaellx Quarta-feira, 20 de Setembro de 2017

Carro Autônomo

Tem aproximadamente três anos que a Google lançou um novo estilo de carro, o Carro Autônomo. Que tem sido testado para a melhoria do transporte mundial. Muitos se perguntam se essa moda vai funcionar e pegar de uma vez.

Muitas pessoas anseiam pelas mudanças, mas existe um grande número da população mundial que ainda ficam com um pé a traz com tanta tecnologia sendo lançada no mundo. Muitos pensam que tecnologia de mais pode acabar atrapalhando, mas pelo contrário, todas as tecnologias que estão sendo lançadas estão chegando para facilitar a nossas vidas.

O Carro Autônomo possui um design comum, mas com algumas alterações para facilitar a vida do motorista, que deixaria de ser motorista, ou seja, ele tem a função de se locomover sozinho, sem ajuda de um motorista, isso mesmo, o carro dirige sozinho, ele te levara para o seu destino sem você precisar, se dar ao trabalho de conduzi-lo.

No momento este modelo, está no estado de protótipo, está sendo testado ainda, e tem a função de andar apenas em pistas de teste. Existem alguns lugares do mundo que este modelo de carro já está sendo testadas em estradas normais, algumas companhias de carro como Toyota está desenvolvendo modelos de carros autônomos também.

Algumas companhias estão querendo ir mais longe, produzir uma tecnologia de sensor para que o carro pare toda vez que visualizar um pedestre muito próximo do carro, para evitar acidentes. Alguns relatos nos testes que duraram cerca de 6 anos antes de ser divulgado a possibilidade desses veículos, informam que depois de aproximadamente 2,7 milhões de quilômetros os carros se envolveram em 11 acidentes, mas todos comprovados que foram causados por humanos.

Algumas pesquisas lançadas pelas companhias de carro que estão trabalhando com essa tecnologia informam que primeiramente esses modelos serão somente taxis e possivelmente ônibus. Com a tecnologia funcionando com êxito e precisão, será divulgado para venda, algo que com toda a certeza será esperado por muitas pessoas de todo o mundo.

Como Funciona o Carro Autônomo

Os carros autônomos que também estão sendo conhecidos pelo mundo como, veículos robóticos ou veículos sem motorista, é criado pela junção de algumas tecnologias dos Sistema Inteligentes dos Transporte e a Robótica Móvel.

Carro Autônomo

Elas começaram a fazer algumas pesquisas e juntar para a possibilidade de um carro com a inteligência certa para andar sozinho, e até então estão tendo êxito na proposta.

O futuro a cada dia mais tecnológico

Quando esse tipo de carro começar a rodar de forma definitiva, poderão existir várias vantagens para o homem.

Uma das primeiras preocupações de todos os criadores destes carros autônomos é a tentativa de diminuir os acidentes de transito. É fato que os acidentes acontecem por questão de distrações humanas, tanto dos pedestres como dos motoristas. Então esta nova criação irá trabalhar dentro da diminuição destes acidentes, a ideia é que o carro tenha uma inteligência para evitar os acidentes.

Quando tudo estiver preparado, irá bastar que os pedestres fiquem mais atentos para que nada aconteça de errado, se tudo correr da forma que os criadores estão querendo, qualquer tipo de acidente não será por meio do carro.

Outra vantagem da construção deste carro é que todas as pessoas que possuem algum tipo de deficiência motora ou visual, poderá ter o seu próprio meio de locomoção, sem depender de algum parente ou amigo para conduzi-los.

Pois como o carro tem sua própria forma de locomoção, não precisar enxergar ou conduzir o carro para ter uma vida no transito sem depender de terceiros.

Carro Autônomo

Também existe a vantagem de você poder realizar outras funções enquanto estiver no carro, isso é um ponto bem positivo, por que muitas pessoas saem atrasados para o trabalho, e precisam realizar algumas funções no trajeto, e se tudo correr da forma correta, como os construtores estão querendo isso será possível.

Este tipo de tecnologia está chegando para facilitar a vida do ser humano, o carro terá uma inteligência suficiente para manter-se distante dos carros, com isso, evitando uma frenagem desnecessária.

O carro autônomo terá a capacidade de fazer tudo o que nosso cérebro faz, mas tudo isso com uma capacidade inferir de falhas. Por que ele é programado a fazer uma análise de tudo, antes mesmo de fazer qualquer movimento, por meio de computadores e sensores.

Os especialistas fizeram alguns pontos eficientes que o carro terá, como benefícios para a direção e proteção de todos, como:

  • Perceber uma mudança que não é intencional de faixa;
  • Eliminar aqueles pontos cegos;
  • Dirigir de forma mais segura e econômica;
  • Sensores que permitem frear de uma forma automática, evitando uma colisão com o carro da frente, ou qualquer outra coisa que estiver em sua mira;
  • Alertar sobre um pneu de baixa pressão;
  • Manobrar e estacionar.

Previsão

Mas nem tudo é completamente fácil, no começo não será possível qualquer pessoa possuir um carro como este. O Google ficara com a privatização deste modelo para o início, e depois irá disponibilizar a sua venda para algumas empresas associadas.

Mas nada impede que no futuro, que não parece ser muito distante, mais pessoas comecem a possuir este tipo de tecnologia. E como tudo na vida são aperfeiçoadas, quando acontecer o seu lançamento definitivo, várias outras empresas tentaram comprar os direitos de possuir esta tecnologia.

Carro Autônomo do Google

 

Alguns não se adaptam com novas mudanças

Foi apurado que na verdade nos seres humanos nos distraímos de forma muito fácil com jogos, celulares e com amigos. A questão que está sendo vista por todos os engenheiros automotivos, advogados e toda a equipe que estão trabalhando na construção deste novo modelo, é se os humanos serão confiáveis em caso de emergência.

O roboticista Chris Urmson afirma que viu algumas coisas que o deixou muito nervoso, durante os processos de teste do carro autônomo. A ideia da empresa Google é que o carro facilite sua vida de seus funcionários, no trajeto de casa para o trabalho.

Pois por mais que o carro tenha a habilidade de se locomover sozinho, é preciso que o “motorista” fique atento a tudo que está acontecendo, ainda mais por que o carro na época estava em fase de teste, e ainda continua.

Alguns engenheiros que estão trabalhando na construção e finalização desta novidade, que em um período de cinco a te uns deis anos, os carros terão com inteligência suficiente para não precisar de ajuda humana.

Carro Autônomo do Google

 

Mas com toda certeza até que isso aconteça, o homem e a máquina terão uma relação intima, por que os homens precisaram assumir a condução sempre que o carro entrar em processo de duvida do que realmente precisa ser feito.

Mesmo com todas estas questões, os engenheiros e sua equipe estão investindo tudo que podem, para que essa tecnologia funcione de forma eficiente, para melhorar a vida de todos os seres humanos, e futuramente o carro tenha inteligência suficiente para não depender do homem para nada.

Para que a empresa evite qualquer tipo de problema no começo quando estes carros forem colocados nas ruas serão limitados. A Google está planejando construir apenas 100 protótipos, e eles andaram apenas a 40 km/h e necessitaram de um humano para supervisiona-los.

Todos os carros terão volantes, pedais de freios e acelerador que poderão ser removíveis, tudo será feito para a proteção dos motoristas e pedestres. Isso já tem acontecido, e até então todas as pesquisas tem uma pontuação satisfatória. O mundo tem mudado para melhor.

A ideia não é saindo vendendo este modelo de carro para qualquer um como se fosse uma garrafa de agua sofisticada, este modelo é algo para melhoria e levara alguns anos até que ela esteja disponível para a humanidade por completo. Imagine como isso irá melhorar a vida de muitos trabalhadores, e empresas, não é questão de trazer melhorias para um lado e piorar de outro, mais sim melhorar o mundo em todos os aspectos.

Como o lançamento de vários filmes futuristas, que tem seus carros voadores e que andam sozinhos, era inevitável que um dia alguma empresa iria tentar fazer o mesmo, já que a vida tenta imitar a arte.

E pode ter certeza que com todas as mudanças que estamos vivendo hoje, no mundo tecnológico, daqui a alguns anos tudo isso poderá ser possível.

Comentários