Cuidado! Hoax e Malwares prometem descobrir quem visitou seu perfil no Facebook.

Por Kid_Mumu Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2012

Quem é da época do Orkut deve se lembrar de como era legal visitar os perfis para bisbilhotar a vida alheia. Nada de mal nisso – desde que você não fosse nenhum psicopata ou tarado, claro – mas então vieram as mudanças e polêmico sistema que exibia exatamente o nome das pessoas que visitaram seu perfil.

Se de um lado, isto coibiu a navegação entre os perfis da rede social, por outro contribui para a assegurar um pouco mais da privacidade de cada usuário. Privacidade, aliais é um conceito um tanto volátil nas redes sociais, afinal, sua vida esta aberta como num livro.

Mas então veio o Facebook e sua política de privacidade. Segundo ela, nenhum usuário teria conhecimento das pessoas que visitam seu perfil, exatamente como o Orkut em seus primórdios. Mas a esta altura o estrago já estava feito e muitos usuários até hoje se sentem traídos por “não terem controle” sobre tais visitantes.

Mas afinal, existe alguma forma de saber quem visitou seu perfil no Facebook?

A resposta é: Não!

De fato, a rede social é categórica ao afirmar que nenhum usuário terá sua identidade revelada à menos que o queira fazer. Mas poucos sabem disso, e é aí que mora o perigo. Por vezes ouvimos falar de métodos milagrosos, como plug-ins, serviços e programas que supostamente driblam estas limitações do Facebook, permitindo ao usuário verificar as visitas recebidas pelo perfil.

Infelizmente tais promessas não passam de hoax e malwares disfarçados. O que tais ferramentas fazem na verdade é ludibriar o usuário menos informado para que este forneça os dados de sua conta ao hacker.

De posse do login e senha, ele obtem também informações pessoais como endereços, lista de amigos, números de telefone e em casos mais graves até números de identidade e cartões de crédito – nunca informem tais números num rede social, mesmo no Facebook e nem por inbox.

Por isso muito cuidado! Na ânsia de controlar a vida dos outros, você pode acabar permitindo que estranhos mal intencionados tomem conta da sua. Pense nisso. E caso algo assim aconteça, procure as autoridades pertinentes.

Comentários