Etiqueta para usar um Hangout

Um dos grandes desafios para qualquer serviço de conversa por vídeo na internet é não virar um Chatroulette da vida. Por isso é importantíssimo que os usuários sigam o bom senso ao utilizar a rede e principalmente sigam algumas regras da netiqueta ao abrir um Hangout. Aqui no Brasil esse conceito de netiqueta ficou mais conhecido com o Orkut. Já que nas muitas comunidades eram feitas regras para que não virasse bagunça e ficasse mais parecido com a organização de um fórum.

Primeiramente, ao usar um Hangout tenha certeza de ter uma webcam e microfone funcionando. É frustrante manter uma conversa com alguém sem um dos dois, além de causar uma desconfiança dos outros usuários e pode levar a um block.

Ao começar um Hangout o Google mostrava uma mensagem de “Ajeite seu cabelinho”, não era uma frase literal, mas tenha certeza de checar o espaço de onde você está falando. Um Hangout é a forma como você se apresenta para o mundo. Tenha certeza que não há nenhuma bagunça atrás de você. Evite ter muita coisa ao fundo, afinal você não quer que as pessoas prestem mais atenção no plano de fundo do que nas suas palavras.


Ao entrar verifique o seu microfone, veja se não está saindo ruídos e tenha certeza que não está em uma área barulhenta. Isso vale principalmente se você está entrando em um Hangout já iniciado. O seu barulho atrapalhará o andamento da conversa e as pessoas irão acabar lhe mutando (tirando o seu áudio até que você conserte o barulho). Se estiver em uma área barulhenta tente tirar seu áudio e só ligá-lo quando precisar falar e peça desculpas pelo inconveniente.

Assim que entrar no Hangout já iniciado espere as pessoas lhe cumprimentarem para dizer alguma coisa. Você pode entrar enquanto alguém diz algo muito importante e não é bom atrapalhar a conversa. Se o Hangout foi iniciado por você, se certifique de cumprimentar todos que entrarem para engajá-los na conversa.

No Google+ a língua pode ser uma barreira. Há gente do mundo todo na rede social, por isso ao entrar Hangouts se você não sabe falar inglês tenha certeza que o Hangout é de brasileiros. Se você fala outra língua, não precisa se preocupar, os estrangeiros são bem receptivos. A mesma coisa vale para posts, não fique comentando posts escritos em inglês por americanos em português, apesar de existirem extensões para Chrome que traduzem o texto poucos a utilizam e pode irritar um pouco não entender seu comentário e levar a um block.

Estar em um Hangout é a mesma coisa de estar em uma mesa com 10 pessoas, eventualmente algumas pessoas tomam de conta da conversa e você fica na necessidade de ter uma conversa paralela. Como não dá pra ajustar o áudio e ouvir só quem você quer, use o chat de texto para conversas que fogem o assunto principal. Dessa forma você não atrapalha a conversa e pode continuar no Hangout tranquilamente. Se a conversa que deseja ter é muito particular e não deseja que ninguém no Hangout veja, aí é melhor usar o GChat do seu Gmail ou sair do Hangout e começar outro privado.

Quando participar de um Hangout certifique-se com quem ele é compartilhado. Muitas pessoas não gostam de fazer um Hangout público e convidam apenas pessoas em seus círculos. Se você deseja convidar outras pessoas, pessa permissão para a pessoa que criou o Hangout e para os participantes. Jamais torne um Hangout privado público sem o consentimento dos outros.

Lembre-se que isso não são regras, são apenas algumas notas para manter o bom senso na rede social. Essa etiqueta de Hangout é apenas uma forma de você não ser confundido com um Troll e levar block de todo mundo no Hangout. A única regra primordial é não mostrar suas partes íntimas no Hangout.