Pixlr Express: Aprenda a utilizar o editor de fotos online para fazer reparos e montagens

Por Ismaellx Sexta-feira, 20 de Outubro de 2017

Pixlr Editor Online

Os editores de imagem online vem ganhando cada vez mais força entre os usuários de tecnologia. Isso porque geralmente baixar programas pesados no computador não é o desejo da maioria das pessoas, especialmente quando a ideia principal é apenas fazer pequenos ajustes ou mesmo realizar montagens simples e que não exijam um grau elevado de profissionalismo.

No tutorial de hoje, vamos ensinar como aproveitar todas as funcionalidades de desses editores online e um dos que mais tem feito sucesso atualmente: o Pixlr. Com ele, é possível realizar vários ajustes nas suas fotos e aprender diversos truques de edição de forma interativa e super prática. Confira tudo que separamos logo abaixo!

Por que usar um editor online?

As razões para usar um editor online são diversas e dependem muito de cada usuário. As mais comuns são:

- Poupar espaço no PC: Os editores online não exigem que o usuário tenha que baixar programas pesados, que muitas vezes travam o computador ou ocupam espaço demais na memória. Esse tipo de programa é mais voltado para profissionais, que precisam passar o dia editando fotografias ou produzindo artes digitais. Quem precisa de apenas alguns ajustes, acaba sofrendo com um software desnecessário instalado no computador.

- Mais facilidade: Os editores online também costumam ser mais simples, diferentes dos programas que acabam exigindo um grau de estudo mais profundo. Por exemplo, o Photoshop, que é um software mais completo e que a maioria dos usuários precisa de um curso ou de muita prática para entender suas ferramentas. Já os editores online, por serem mais compactos, costumam ter as funcionalidades sempre a mão, de forma simples e clara.

Como usar o Pixlr Editor Online

O Pixlr é bem parecido com o Photoshop e pode ser utilizado de diversas formas diferentes, para finalidades infinitas. O mais legal desse editor está na sua facilidade de uso, que faz com que a maioria dos usuários dispense os programas instalados. Você poderá realizar trabalhos diversificados com o Pixlr, como criação de e-mail marketing, capa para Facebook, montagens pessoais e qualquer tipo de banner sem muitas dificuldades. Para ajudar nesse processo inicial, nosso tutorial irá explicar como preparar uma peça publicitária simples utilizando apenas o Pixlr. Veja o passo-a-passo abaixo!

Tutorial 1 - Aprendendo a fazer montagens com o Pixlr

1- Abra o editor online Pixlr. Para isso, basta Clicar Aqui para você ser redirecionado a página do ZIGG. Estando nela clique em acessar para você entrar no site do Pixlr. Essa é a tela que será aberta assim que o site carregar:

Pixlr Editor Online

2 - Vamos fazer um exemplo bem simples de montagem, para que você entenda como algumas das ferramentas básicas funcionam. Primeiro, será preciso clicar em "Create a New Image". Isso é importante, porque você poderá escolher o tamanho ideal que deseja. Opte pelo tamanho que for mais conveniente e clique em "Ok." Essa é a tela que se abrirá em seguida:

Pixlr Editor Online

3- Agora, vamos supor que você deseje fazer uma montagem com várias fotos suas e de seus amigos, ou mesmo deseje fazer uma campanha de e-mail marketing. O processo é o mesmo para os dois casos, que é a chamada "sobreposição". Para isso, você precisa selecionar uma foto do seu computador ou buscar alguma online. Depois que souber quais fotos utilizará, clique em Layer, na parte superior da tela. Depois em "open image as layer". Veja a imagem abaixo:

Pixlr Editor Online

4- Agora que você selecionou a imagem e ela foi para o editor, clique em "Edite" e em seguida, clique em "Free Transform..." Isso fará com que a imagem possa ser diminuída do jeito que você deseja, para caber na folha e para dar espaço a novas imagens que possam ser introduzidas na sua montagem. Clique nos quadradinhos da imagem e deixe-a do tamanho que você achar mais interessante.

Pixlr Editor

5- Repita o processo de abertura de imagens e de diminuição, até ter a quantidade que você desejar para formar uma montagem bacana. Veja como ficou a nossa montagem:

Pixlr Editor

Lembre-se que este é apenas um exemplo. Você pode fazer do jeito que desejar. Esse processo pode ser utilizado para diversos tipos de peças digitais e de forma profissional, como e-mail marketing, por exemplo.

Tutorial 2: Aprendendo a inserir um logo na sua imagem!

Agora, vamos imaginar que você tenha um logo com o fundo branco e deseje colocá-lo em uma imagem específica que tenha recebido, mas não faz ideia de como realizar esse procedimento sem um programa de edição caro e pesado. Os editores online tem a solução para isso e ela é bem simples. Vamos a um passo a passo:

1- Selecione a imagem onde você deseja inserir o seu logo! Abra conforme você já aprendeu no procedimento acima, ou seja, em camadas. Vamos supor que você recebeu de um cliente um banner para a promoção de black friday e quer colocar nele o logo da sua empresa, sem que isso seja feito de forma muito amadora. Portanto, com a imagem aberta, primeiro procure a imagem no seu logo no computador.

2- Iremos usar um exemplo de um logo já existente de uma empresa famosa. Abra-o como uma camada e o resultado será este:

Pixlr Editor

3- Como você percebeu na imagem acima, o fundo branco deixou a imagem bem amadora. Lembre-se também que a imagem escolhida deve ser grande, para não perder a qualidade. Estamos utilizando uma apenas como exemplo. Mas e agora, como fazer com que esse fundo branco desapareça e o o logo faça parte do contexto geral? Simples! Veja a imagem abaixo:

Pixlr

Note no canto direito da imagem acima que há uma bolinha preta logo abaixo das camadas. Clicando nela, abrirão várias opções. Basta rolar até chegar em "Multiply". Clique nela e pronto! Ela irá fazer com que seu logo faça parte da imagem de maneira natural, como se já estivesse lá e sem que seja necessário retirar o fundo branco. Veja o resultado:

 

Pixlr

Simples, não? Lembramos que essas ferramentas são apenas algumas do editor online e há muito mais disponível. Agora, para finalizar este tutorial, iremos ensinar você a como salvar essa imagem final. Acompanhe!

1 - Clique em file no canto esquerdo da tela.

2- Depois clique em Save

3- Abrirá a seguinte tela:

Pixlr Editor

4 - Escolha a qualidade que deseja. Aconselhamos que ela esteja no máximo para resultados melhores. 

5- Clique em OK.

6- Escolha o local onde sua imagem será salva e selecione a opção Jpeg.

7- Prontinho! Sua imagem estará salva e pronta para ser postada em qualquer rede social que você deseje ou mesmo em um site.

Conclusões Gerais sobre o Editor

Se você quer uma ferramenta simples, rápida e de fácil acesso, os editores online são excelentes alternativas, pois oferecem segurança, conforto e não exigem que seja preciso baixar programas pesados no computador para realizar tarefas básicas, como inserir logotipos em uma imagem, por exemplo. A dica é sempre estudar os editores, pois há muitas funcionalidades ocultas neles e muitas vezes eles não deixam nada a desejar aos softwares profissionais.

E você gostou do tutorial de hoje? Comente e compartilhe com seus amigos. Até a próxima!

 

 

Texto: Renata Louzada

Comentários