Playerunknown's Battlegrounds - Aprenda a jogar o game que tem conquistado milhares de jogadores no mundo

Por Ismaellx Terça-feira, 03 de Outubro de 2017

Playerunknown's Battlegrounds

Em março deste ano foi lançado, através da Steam, o game de ação Playerunknown's Battlegrounds do criador Brendan Greene - conhecido pelo codinome Playerunknown. Para quem ainda não conhece esse fenômeno, Battlegrounds é um jogo de sobrevivência em que cerca de cem jogadores (personagens) saltam de um avião e literalmente caem de paraquedas em uma ilha aparentemente deserta.

A partir daí, os jogadores deverão buscar recursos para que possam enfrentar os oponentes da maneira mais segura possível. Entre os artefatos encontrados, e que podem ser utilizados para defesa e ataque, estão: armas e munições, granadas, coletes e capacete à prova de balas. Além disso, o jogador pode fazer uso do kit de primeiros socorros que contém analgésicos, bandagens e bebidas energéticas para melhorar a performance no caso de ferimentos e fadiga.

Há também opções de veículos abandonados que podem ser utilizados (desde que estejam funcionando perfeitamente) para atravessar a ilha e ir de encontro aos oponentes.

Playerunknown's Battlegrounds é um jogo online - uma espécie de Battle Royale - e pode ser jogado solo, em duo ou em squad, em breve será disponibilizado o modo War, mas independente do número de jogadores, apenas um irá sobreviver. Confira também nossa matéria: "Conheça o mito PLAYERUNKNOWN'S BATTLEGROUNDS".

A data do lançamento oficial ainda não foi divulgada, mas está prevista para o final do ano, tanto para PC quanto para Xbox. Enquanto isso, atualizações freqüentes tem sido realizadas aperfeiçoando a dinâmica do jogo e aumentando a sua complexidade. 

Como jogar Playerunknown's Battlegrounds?

Playerunknown's Battlegrounds

Apesar da quantidade extensa de recursos, e de ainda sofrer com alguns bugs devido ao seu período de experimentação, o Battlegrounds tem uma excelente jogabilidade. A primeira tarefa do jogador será a escolha e customização do seu personagem, logo em seguida será colocado em uma espécie de sala de espera com os outros personagens. Nesse local destruído, se ouvirá barulhos de tiros e bombas até ser direcionado para o avião que irá sobrevoar a ilha aleatoriamente.

Atenção e estratégia ao saltar

Playerunknown's Battlegrounds

Para saltar do avião com segurança, é importante escolher estrategicamente o ponto em que irá pousar de paraquedas. A melhor opção é esperar até que a maioria dos adversários tenham saltado e pular quando o avião estiver na área mais vazia do mapa (que falarei mai abaixo), assim terá tempo para encontrar os itens de defesa e sobrevivência necessários.

A tecla M, quando tocada, mostra a região em que o avião está, e também mostra o mapa no canto inferior direito da tela do jogador. O ângulo e a perspectiva de dentro do avião são acessados teclando o botão "V" (após atualizações, alguns usuários tem reclamado de não conseguir acessar este recurso).

Depois do salto, é possível que o jogador conduzia a velocidade da queda. Se a intenção for cair lentamente e o mais longe possível, é só manter a cabeça do personagem olhando pra frente. Para que isso aconteça, é necessário estar na velocidade ideal de 126km/h (indicada no canto inferior esquerdo da tela), caso o para-quedas já estiver aberto, o ideal é 42 km/h.

Playerunknown's Battlegrounds

Para se chegar mais rápido, é só deixar o personagem em queda inclinado olhando em direção ao solo e pressionar as teclas Shift + W, assim se atingirá a velocidade máxima de 234km/h. E esta mesma velocidade pode atrasar a queda assim que o paraquedas for acionado.

Chegando em terra firme

Ao aterrissar na Ilha, você deve procurar por recursos de sobrevivência. Neste momento, é necessário ser o mais ágil possível para se manter safe no jogo. Nos prédios e galpões abandonados é possível encontrar pistolas, rifles, escopetas e metralhadoras de diversos modelos. Para a segurança do personagem, coletes à prova de bala e capacetes são itens fundamentais e também podem ser encontrados.

Porém, não adianta pegar todos os artefatos que encontrar pela frente. No jogo, assim como na vida real, os objetos tem peso e podem afetar a velocidade em um momento de fuga ou de caça do personagem - quando guardados em excesso na mochila. Armas não ocupam espaço, mas granadas e munições afetam no peso até que sejam usadas por completo.

O jogador irá encontrar diversos tipos de objetos espalhados pelas casas, galpões ou prédios abandonados da Ilha. Caso queira obter algum, é só teclar o botão F com o objeto selecionado e ele irá para o seu inventário, que poderá se acessado ao pressionar a tecla I.

Se precisar de maior agilidade, você pode também abrir o inventário no momento de captura do objeto e ele irá mostrar uma lista dos objetos presentes naquele cômodo. Então, é só escolher quais você precisa e clicar com o botão direito do mouse em cada um deles. Desta forma, eles irão diretamente para o seu inventário sem ter de pressionar a tecla F a cada escolha.

Playerunknown's Battlegrounds

Você também poderá encontrar camisetas, casacos e armas corpo-a-corpo perdidas em alguns dos espaços visitados.

Quem estiver muito longe da área de batalha - e tiver preguiça de percorrer o caminho a pé ou nadando em alto-mar - o jogo disponibiliza carros, motos e lancha para ajudar ma locomoção. Em breve também terá um caminhão para ajudar no deslocamento.

É possível levar mais de um personagem nos veículos (para quem estiver jogando em duo ou squad), porém o personagem que for dirigir precisa ser direcionado para entrar pela entrada do banco do motorista, clicando na porta de entrada ou no volante.

O jogador precisa ter muito cuidado ao usar algum tipo de veículo, pois o barulho do motor pode chamar a tenção dos adversários.

No campo de batalha

Playerunknown's Battlegrounds

Alguns macetes são necessários para que se sobreviva em um jogo como o Battlegrounds. Inicialmente, o game começou sendo em terceira pessoa, mas de algumas atualizações, ele passou a ser em primeira pessoa, o que de fato traz mais realidade ao jogo e deixa tudo mais emocionante. O jogador deverá ficar bem atento ao observar algum adversário, porque provavelmente, ele também poderá vê-lo.

E atenção aos barulhos ao seu redor! Eles podem indicar quando um inimigo está próximo. Por esta razão, bons fones de ouvido são extremamente necessários para não ser pego de surpresa e ter de recomeçar o jogo.

Quando o personagem estiver correndo, é possível olhar ao redor sem mudar o posicionamento dele, basta pressionar a tecla Alt e movimentar o mouse na direção desejada. Apertando a tecla X, o jogador consegue aumentar a velocidade da personagem que poderá ser ainda mais veloz se o personagem correr sem arma nas mãos.

No momento que estiver mirando em algum alvo e tenha algum obstáculo entre vocês, como uma parede, por exemplo, um sinal vermelho na direção dele irá indicar que não será possível atingi-lo. Aliás, isto pode ser válido ao se proteger de algum tiro: árvores, rochas e qualquer tipo de obstáculo podem ajudar para não ser ferido.

A tecla Z, quando acionada, ajuda a se esconder do oponente agachando e se arrastando pelo chão. É uma excelente tática de sobrevivência em batalhas de guerra.

Ferimentos e curativos

Apesar de todo o cuidado, pode ser que o seu personagem se machuque durante a operação. Dependendo do tipo de ferimento é possível salvá-lo com o kit de primeiros socorros, ele poderá fazer uso de bandagens e recuperar uma boa parte da vitalidade. Tomando analgésicos e bebidas energéticas ele se vai estar pronto para continuar a batalha.

Aliás, quando o jogador preenche a terceira barra que fica acima do HP, a barra da sobrecura, o personagem além de se curar, fica mais veloz.

Acertando o alvo

Playerunknown's Battlegrounds

É importante, no decorrer do jogo, ir treinando a mira de longo alcance. Assim, será mais fácil eliminar o oponente sem correr o risco de um confronto cara-a-cara. Há opções como miras de 4x e de 8x que ajudam bastante a ver a quilômetros de distância. Ao mirar, pressione a tecla Shift, isto irá ajudar a estabilizar a arma e acertar o alvo sem erro. Esta dica serve tanto a distância, quanto em uma proximidade maior.

Uma dica que vale muito a pena usar é tentar atirar no adversário estando um pouco acima dele, como em um prédio em cima de uma rocha.

Sobre o Mapa de localização

Playerunknown's Battlegrounds

Quando o jogo inicia é possível ver, além do avião, o mapa da Ilha em que os jogadores irão se enfrentar. O mapa é fundamental para guiar o jogador em qual percurso seguir e não é útil apenas no momento de aterrissagem, mas mostra também áreas de risco, como a de bombardeios destacada em vermelho. Há também em destaque a Zona Azul, identificada através de um círculo azul que vai diminuindo o tamanho a cada momento, com o propósito de fazer com que os jogadores se aproximem, pois quem se mantiver fora deste círculo, irá perder a vida lentamente.

E por último, e não menos importante, há a Zona Branca. Esta é a zona de segurança, o personagem que estiver protegido por esta zona, não correrá risco de morte.

É importante frisar que a cada partida os recursos são colocados em prédios ou galpões diferentes. Ou seja, mesmo que se decore o mapa e os locais, não é possível encontrar as armas, os carros ou qualquer outro objeto no mesmo local do jogo anterior. Até as zonas mudam de acordo com a partida.

O avião percorre uma rota aleatória do mapa a cada partida, o que dificulta qualquer tipo de estratégia pensada unicamente na trajetória da personagem no mapa.

A região sul do mapa é que se deve ter mais cuidado. Por se tratar de uma área militar, há uma grande quantidade de armas extremamente potentes, por isso, muitos jogadores se dirigem para esta região com o desejo de se equiparem da melhor maneira possível para eliminar os outros personagens.

Uma lista dos atalhos para se dar bem no jogo:

Abaixar - C
Chat - T
Deitar - Z
Atirar - Clique esquerdo do Mouse
Mover-se - W, A, S, D
Interagir - F
Trocar arma - 1, 2, 3, 4, 5 ou roda do Mouse
Mirar - Clique direito do Mouse
Recarregar - R
Pular - Barra de espaços
Inventário - I
Mudar câmera - V
Abrir o mapa - M
Silenciar chat - Ctrl + T
Kit de Primeiros socorros - 7 ou 8
Usar ligadura - 9
Item de suporte - 0
Mudar modo de tiro de uma arma - B

Requisitos mínimos para jogar Playerunknown's Battlegrounds:

  • Sistema operacional Windows 7 64-bit ou versão mais recente
  • Processador Intel Core i3-4340 ou AMD FX-6300
  • Memória de 6Gb
  • Placa de vídeo nVidia GeForce GTX 660 2GB ou AMD Radeon HD 7850 2GB
  • DirectX atualizado na versão 11
  • 30Gb de espaço em disco para instalação
  • Conexão constante com a Internet

Com tantos recursos disponíveis, o PUBG superou o GTA5 e o Dota 2, tornando-se o jogo com o maior número de usuários online em apenas 7 meses de acesso antecipado. E é diversão e adrenalina a cada momento da batalha.

 

 

TEXTO: Luiz Fernando Porfírio

Comentários