Problemas com a taxa de download?

Nesta semana os brasileiros foram presenteados com uma ótima notícia. O IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) obteve liminar que possibilita o cancelamento, sem multa, do contrato de banda larga, mesmo que esteja vigente o período de fidelização. Basicamente, o consumidor que não estiver satisfeito com os serviços de banda larga, deve fazer um comunicado oficial à operadora, solicitando o cancelamento imediato sem ônus algum.

 

A principal reclamação dos usuários é quanto a demora na taxa de downloads. Raros são as ocasiões em que as taxas de download de arquivo chegam próximas da capacidade total divulgada pela operadora do serviço. Não é incomum que Modems de 1MB, trabalhem com capacidades reduzidas à bem menos da metade. Agora com a nova lei, o usuário terá mais liberdade para escolher o serviço que mais lhe agrada embora isso não garanta que as taxas de download vão melhorar.

 

A solução encontrada por muitos deles é fazer uso dos chamados gerenciadores de downloads, programas gratuitos (em sua maioria) que permitem configurar as taxas de download, obrigando a internet a priorizar aquela ação em detrimento de outras. Além da obvia vantagem de baixar arquivos em taxas muito próximas da máxima da sua conexão, eles ainda agrupam ferramentas adicionais que permitem pausar e reiniciar um download do exato momento em que parou. Conheça alguns dos mais usados:

Flashget

Pode aumentar a velocidade e gerenciar arquivos de download. Com este programa você poderá baixar arquivos muito mais rápido. O arquivo é “dividido” ao meio e é baixado simultaneamente, isto aumenta a velocidade do seu download em até 100%. Usuários do Firefox precisam baixar o complemente Flashgot antes para que ambos sejam integrados ao Mozilla.

 

Faça o download de um programa qualquer. Caso utilize o IE, já mostrará a tela do programa, basta clicar em Download. No Firefox, surgirá um menu com as opções para abrir, download com o gerenciador do Firefox e com o Flashget. Após isso, você poderá visualizar dados com a velocidade de transferência e porcentagem de conclusão do arquivo.

 

No menu "Tools>Options" serão mostradas algumas opções de configurações para o Flashget. Na aba "general", você poderá escolher se deseja iniciar o programa com o Windows (Launch Flashget on system startup), evitar que o PC durma ou hiberne ao fazer um download (Prevent system standby/hibernate...) etc. Em "Task Manager" você poderá mudar o local em que os downloads são salvos etc. Já em "Download Settings" você poderá definir uma velocidade de download e upload para baixar os arquivos e algumas configurações HTTP.    

jDownloader


Programa que simplifica o download de arquivos de sites como o Rapidshare e o Megaupload, não só para usuários premium, mas também para usuários de contas gratuitas. Permite adicionar ou apagar links, guardá-los para recuperação a qualquer momento, configurar um usuário Premium para acelerar o download, limitar a velocidade da conexão, entre outras possibilidades.

 

Uma vez instalado, dê um duplo clique sobre o ícone do mesmo no desktop. Se já estiver na página de download, basta clicar na aba Links e escolher a opções: “Add links”.  Uma nova janela vai se abrir, insira o link do download e dê um Enter. Note que o mesmo será levado para a janela principal onde é possível acompanhar o processo do download. Uma vez lá o usuário tem acesso a outras opções de gerenciamento que permitem “Pausar” ou “Parar” o download, assim como alterar sua ordem na lista de prioridades (Setas para cima e para baixo).

Download Accelerator Plus

Talvez o mais popular entre os gerenciadores, promete aumentar a taxa de download em até 400%. O segredo se explica porque ele é capaz de se conectar a vários servidores de uma só vez, redistribuindo as “peças” baixadas durante o download e unindo-as novamente ao termino deste. Sua interface embora pareça confusa num primeiro momento esta entre as mais funcionais. Dividido num sistema de abas, ele permite acessar as principais funções de cada uma delas na própria janela, deixando as opções mais complexas para os setores da barra de ferramentas.  

 

Primeiro passo é a instalação, de um duplo clique no executável e avance todas as opções até que a instalação seja concluída. Uma observação importante é quanto a instalação de uma barra de pesquisa que em nada acrescenta ao navegador, constituindo-se mais como ferramenta de propaganda por parte do desenvolvedor. Para evitar instalá-la, basta desmarcar a caixa “Install SpeedBit Video Downloader...”, ainda durante a instalação.

 

Uma vez terminada a instalação, clique na aba Download e no botão verde de “+”. Uma pequena e comprida caixa vai surgir. Copie e cole (Crtl+C/Crtl+V) e de Enter. O download começara imediatamente. Caso isso não aconteça, basta clicar no botão “Play” logo ao lado. Note que na parte inferior é possível acompanhar o progresso e algumas informações sobre o arquivo, como tamanho (Size), tempo restante para download (Time left) e o resumo (resume).