Propagandas no uTorrent são porta para ataque de malware

Por Geovanne Quinta-feira, 18 de Maio de 2017

O uTorrent está no centro de uma grande polêmica. O software foi apontado por usuários como responsável por ataques de malware. De acordo com esses usuários, o programa estaria utilizando um exploit flash via propaganda para instalar vírus nos computadores do usuários para sequestrar seus dados.

O malware estaria passando a dar abertura para que invasores tivessem acesso aos computadores. Eles roubavam informações pessoais (como fotos, imagens, textos e senhas) e começavam a pedir valores para devolver o conteúdo sequestrado. Entre os relatos há muita variação de como a infecção está se dando e seus efeitos.

O problema não seria operado pelo uTorrent e sim por seus anunciantes. Essas propagandas estavam explorando vulnerabilidades no Flash Player para conseguir concretizar a infecção dos computadores suscetíveis.

O usuário ‘scrubs2009’ foi o primeiro a relatar o problema postando o caso na rede social Reddit. Ele escreveu: "Propagandas no uTorrent está usando um exploit flash para instalar malware. Desabilite o uTorrent e rode um programa antivírus agora".

Além do uTorrent, acredita-se que há outro cliente, o BitTorrent (outra aplicação usada para download e compartilhamento de arquivos) que também está comprometido. Até o momento, não há qualquer pronunciamento oficial dos desenvolvedores por trás do software.

Especialistas recomendam que o usuário do software desinstale o uTorrent e passar um programa antivírus na máquina.


Comentários