Quer atualizar seu Smartphone? Saiba tudo sobre as ROMs e descubra suas vantagens

Por Ismaellx Sexta-feira, 08 de Setembro de 2017

Muita gente se cansa da aparência de seu smartphone e nem sabe que pode personalizá-lo através de uma ação: a instalação de ROMs. Com ela é possível mudar a organização de seu celular baseado na plataforma Android, criando um ambiente de trabalho diferente e possibilitando uma experiência nova com o dispositivo.

Vale lembrar que o processo não é para iniciantes, apesar de um usuário com mais paciência e vontade de aprender poder perfeitamente trocar a ROM de seu aparelho. Tutoriais na internet não faltam para ajudar quem quiser entrar de cabeça nessa tarefa.

O sistema criado pelo Google e de fonte aberta possibilita a instalação de ROMs de outros fabricantes, para quem quer substituir a versão pré-instalada no aparelho e, assim, customizar recursos sem-fim.

As ROMs customizadas permitem acesso total ao root do celular. O root original do Android ainda deixa várias funções escondidas, para que usuários menos experientes não apaguem arquivos que danifiquem o funcionamento do aparelho.

Com uma ROM que dá acesso total ao root, é possível então excluir aplicativos de fábrica, instalar funções e aparência diferentes daquelas que vem no sistema, além de usar aplicativos exclusivos para aparelhos rooteados. 

O que é uma ROM e como elas são desenvolvidas

Uma ROM é uma compilação do sistema operacional que roda no seu dispositivo com os aplicativos básicos como calendário, agenda, câmera, relógio etc. Uma grande vantagem dos smartphones com Android é que eles podem ser operados por sistemas de outros fabricantes, e não apenas com a ROM original. 

Acesse também: "As três melhores ROMs para Android".

As ROMs customizadas substituem a versão pré-instalada do Android nos dispositivos. Voluntários com bastante tempo livre programam variações do AOSP, sigla para Android Open Source Program (Programa de Fonte Aberta para Android) e criam novas ROMs.

Uma das grandes vantagens de usar ROMs é que seu smartphone vai ganhar velocidade. Isso acontece porque temas e aplicativos pré-instalados da fabricante são reduzidos a praticamente zero, o que libera espaço na memória e aumenta a performance do aparelho.

ROMs customizadas não só trazem a versão mais recente do Android, como também muitas opções de personalização. O usuário pode criar novos temas, ganhar opções extras e aproveitar o overclocking, ou seja, maximizar ao máximo o uso do processador do aparelho.

Muita gente compra um novo smartphone porque gostou do seu design, acessórios ou até mesmo pelo status de ter um aparelho caro e de última geração, mas gostaria de usar o Android puro, sem programas “impostos pelo fabricante”. As ROMs customizadas usam a base do AOSP, e em seguida são enriquecidas com funções extras.

Desvantagens da instalação de uma ROM para Android

Mas nem tudo são flores para quem está pensando em repaginar seu celular instalando uma nova ROM. Algumas observações devem ser levadas em conta antes de decidir realizar o processo.

As principais desvantagens são:

- Perda da garantia de fábrica: Se você está pensando em manter a garantia de fábrica de seu smartphone, saiba que ao instalar uma ROM você a perderá. Avalie a opção antes de tomar uma decisão. Poucos fabricantes aceitam manter serviços gratuitos a quem trocou a ROM original do aparelho.

- Processo trabalhoso: Quem não é heavy user de tecnologia pode encontrar muitas dificuldades para realizar o processo: updates, root do sistema e versões instáveis para um dispositivo são alguns dos desafios encontrados ao se instalar uma nova ROM.

- Aplicativos do Google devem ser instalados: Ao instalar uma nova ROM, a maioria dos aplicativos do Google não estará presente no firmware. Será necessário instalar Play Store, G+, Youtube, entre outros, tudo de novo.

Quais são as ROMs mais utilizadas para Android

Abaixo está uma lista das ROMs mais “badaladas”, mais conhecidas e mais clássicas disponíveis para download.

- CyanogenMod: A CyanogenMod é talvez a mais popular das ROMs, pois é feita para quem não gosta de se arriscar muito no processo de instalação e quer um aparelho que funcione sem problemas depois de zerá-la, oferecendo estabilidade ao aparelho. Caso queira saber como efetuar a instalação da ROM, acesse: “Tutorial de como instalar uma ROM CyanogenMod.”

CyanogenMod

- Dirty Unicorns: a Rom tem como símbolo um unicórnio e é bastante conceituada. Desenvolvida para dispositivos Nexus, Oppo, OnePlus, Xiaomi, HTC e Samsung, suas atualizações são feitas através de um aplicativo.

Dirty Unicorns

- MIUI: é uma ROM android criada por desenvolvedores e entusiastas dos produtos chineses, e que está em constante desenvolvimento. Com atualizações semanais, essa ROM e suporta atualmente 11 dispositivos de diversos fabricantes.

MIUI

- LineageOS: bastante difundida entre os usuários, é uma ROM simples, parecida com as ROMs da linha Moto e Nexus, tanto no visual quanto na parte de recursos.

LineageOS

- Resurrection Remix: é a ROM com mais opções de customizações atualmente para download. Ficou famosa depois de ter conseguido estabilidade mesmo rodando uma quantidade enorme de recurenorme de recursos.

- ViperOS: baseada na LineageOS, esta ROM foi criada por um time de desenvolvedores brasileiros. Estabilidade e vários recursos de customização que melhoram a experiência do usuário são seus diferenciais.

ViperOS

- AOSiP: tem o mesmo objetivo da ViperOS, ou seja, estabilidade e vastos recursos de customização, dando fluidez ao sistema.

- halogenOS (também chamada de XOS): possui características muito semelhantes à AOSip.

- Paranoid Android: com estabilidade e variedade de recursos, esta ROM ficou tão famosa que alguns de seus desenvolvedores foram contratados pela empresa de tecnologia e fabricante de smartphones chinesa OnePlus, onde trabalham na divisão de software.

- Android Open Kang Project: conhecida pelo seu logotipo de unicórnio, como a Dirty Unicorns, é uma das ROMs mais antigas que existem. Apresenta alguns recursos interessantes como, por exemplo, o Control Pie.

- PureNexus: criada exclusivamente para os celulares do Google, o trabalho da comunidade no código-fonte possibilitou que esta ROM fosse usada em outros aparelhos. Ela já vem com os GApps (aplicativos do Google) pré-instalados.

PureNexus

- AOSP Extended: também conhecida pela sigla AEX, a ROM conquistou em poucos meses fãs devido a sua fluidez. Apresenta o mesmo princípio da ViperOS, AOSiP e outras presentes neste artigo.

Onde e como fazer o download de ROMs para Android

Aqui está uma lista dos sites onde se pode saber mais sobre estas ROMs e/ou links fazer seu download:

- CyanogenMod: http://www.cyanogenmods.org/

- MIUI: http://en.miui.com/

- LineageOS: https://lineageos.org/

- Ressurection Remix: http://www.resurrectionremix.com/

- ViperOS: https://download.viper-os.com/

- AOSiP: http://aosip.weebly.com/

- halogenOS: https://github.com/halogenOS/

- Paranoid Android: http://paranoidandroid.co/

- Android Open Kang Project: http://aokp.co/

- PureNexus: https://theunlockr.com/rom/pure-nexus-rom-2/

- AOSP Extended: http://downloads.aospextended.com/

Conclusão

As ROMs customizadas podem ser uma boa medida para reciclar smartphones e tablets antigos, ou para os curiosos, com tempo e paciência para liberar dispositivos mais recentes. Na maioria das vezes os smartphones ficam mais rápidos e seus recursos de hardware mais bem explorados.

Esta vantagem pode e deve ser aproveitada para dar uma vida nova naquele celular que estava encostado e ficando obsoleto, ou no tablet que após alguns anos de uso trava e não roda praticamente nada.

Já para o recém adquirido celular “zero quilômetro”, o processo de instalar uma nova ROM deve ser bastante pensado. Quem não é heavy user de tecnologia deve buscar ajuda de alguém que entenda como fazer a troca de ROM.

Comentários