Redes sociais realmente ajudam sua empresa?
Pesquisa mostra que a maioria das empresas entram em redes sociais de olhos fechados e sem investir no planejamento.
Que as redes sociais mantêm milhões de usuários em todo o mundo ligados na frente do PC durante algumas horas é algo fácil notar. Que essas redes são uma ótima oportunidade de fazer publicidade de uma empresa também não é difícil perceber. Ainda assim, apenas 10% das empresas que trabalham com a web destinam pessoal ou otimizam os seus serviços para trabalhar especificamente com sites de relacionamento.
Uma pesquisa feita pela Henley Bussines Schoool em parceria com uma outra Universidade espanhola e uma americana mostrou que apesar de ¾ das empresas pesquisadas usarem sites de relacionamentos para fazerem algum tipo de divulgação (a ferramenta mais popular seria o twitter que é utilizado por metade das empresas), apenas 10% dessas empresas emprega o TI nesse tipo de iniciativa, o que significariam falhas no plano de marketing da empresa ainda de acordo com as pesquisas.
O estudo também mostra que as empresas de menor porte têm maior empenho de usar as redes sociais para a divulgação de sua marca. Isso acontece porque em grandes corporações a preocupação com a imagem e o que o uso indevido dessas ferramentas pode causar na reputação faz com que eles sejam mais cautelosos em relação ao uso dessas redes.
Segundo especialistas a criação de políticas para o uso de redes sociais é um necessidade urgente em qualquer companhia: “Ignorar o aumento do uso e a influência das redes sociais e da Web 2.0 cria um risco para as organizações de uma utilização errada das ferramentas, aumentando as possibilidades de divulgação indevida de informações e a distorção da imagem da companhia”, relata o professor da IESE Business School, Evgeny Kaganer.
Para ter sucesso no uso corporativo de redes sociais seria preciso traçar estratégias definindo quais ferramentas se encaixam melhor no perfil da empresa, como a promoção dos produtos deveria ser feita, estabelecer objetivos de marketing e treinar o staff da empresa para utilizá-las.
Deixe seu comentário