Saiba como evitar perdas de dados e conexão no Windows 10 - Tutorial simples!

Por Ismaellx Sexta-feira, 03 de Novembro de 2017

Como evitar perca de dados no Windows

A perda de dados é um dos maiores problemas dos usuários de computadores, afinal, ela geralmente ocorre em um momento inesperado, causando uma dor de cabeça enorme - que muitas vezes não tem solução. Também há a perda de dados de conexão, tornando sua internet lenta, que ocorre basicamente devido às atualizações automáticas. Antes de se desesperar e ser pego de surpresa por ela, leia nossa tutorial de como evitar perdas de dados e conexão no Windows 10. Confira logo abaixo tudo que separamos!

Por que a perda de conexão ocorre?

Há inúmeros fatores que podem causar perdas de dados no seu computador e vamos citar os principais deles:

- Exclusão por descuido: Essa é a mais simples de reverter e uma das mais comuns. Ocorre quando o usuário se descuida e acaba jogando para a lixeira arquivos importantes ou mesmo músicas, filmes e outros. A perda de dados por descuido é mais fácil de solucionar, já que não envolve panes ou atualizações de sistema.

- Ataque de vírus: Um ataque de vírus pode causar um problema sério em qualquer máquina e resultar em uma perda de dados parcial ou completa. Nesse caso, a melhor forma de evitar que isso aconteça é tendo um bom anti-vírus instalado, além de sempre tomar cuidado com sites e downloads suspeitos. (Confira: 5 dicas para proteger seu pc contra vírus)

- Atualizações de sistema: Por fim, uma das causas que mais tem deixados os usuários do Windows 10 furiosos, que são as atualizações automáticas. Geralmente, elas não causam nenhuma perda de dados, mas os relatos deste tipo de ocorrência vem crescendo. Por isso, vale a pena tentar evitar este tipo de situação problemática. Além disso, são elas podem fazer com que você perda dados de acesso à internet, deixando a conexão muito mais lenta.

Soluções para evitar perda de dados no seu Windows 10

Basicamente, as formas para evitar a perda de dados no windows 10 são bem simples e de fácil execução. É sempre importante fazer um backup daquilo que for possível, seja em um pendrive ou mesmo em um HD externo. Em relação aos vírus, um antivírus de qualidade pode ser o suficiente, além de um bom uso do computador e da internet. Mas e as atualizações que deixam o computador lento, será possível desativá-las? A resposta é sim. Separamos um passo a passo bem objetivo de como desativar o Windows Update de uma vez por todas e evitar atualizações automáticas. Confira:

Tutorial 1:

Desativando as Atualizações do Windows Update!

1- No menu iniciar, clique com o botão direito e aguarde aparecer a seguinte tela:

2 - Clique em Executar.

3- Digite então a seguinte palavra: services.msc e dê OK.

4- Abrirá a seguinte tela:

5- Procure por windows Update na lista e clique sobre ele. Abrirá a seguinte tela:

6- Clique em "parar."

7- Na parte de baixo, onde está escrito "tipo de inicialização", clique em "Desativado".

8 - Dê OK e pronto! Seu windows Update está desativado. Para voltar para a atualização automática, faça o processo reverso.

Tutorial 2:

Desativando Atualizações Peer to Peer

Além do windows update, há as chamadas atualizações peer to peer, que podem causar uma lentidão na sua conexão. Vamos ensinar agora o passo a passo para desativá-las. Confira!

1 - Na sua caixa de pesquisa que há na barra de tarefas, pesquise por "Verificar se há atualizações". Aparecerá a opção de abrir o sistema, conforme a imagem abaixo:

2- Clique no ícone e aguarde as configurações que irão abrir logo em seguida.

3- Clique em "Opções Avançadas". Irá abrir a seguinte tela:

4 - Conforme a imagem acima, clique em "Escolher como as atualizações serão obtidas."

5- Abrirá a seguinte tela:

6- Veja se as atualizações de mais de um local estão desativadas. Se não estiverem, deixe-as conforme a imagem acima.

7- Pronto! Agora seu computador não irá mais receber atualizações de terceiros e sua conexão se tornará muito mais rápida. Se desejar que a opção seja revertida faça o inverso e mantenha a opção no "Ativado."

Como testar a conexão de dados na sua internet?

Agora que você desativou as atualizações, é bem provável que a sua internet passe a ter uma conexão de dados muito maior e bem melhor aproveitada. Mas você quer ter certeza disso? Separamos algumas dicas para fazer um teste super rápido, confira:

1- No Google, digite "teste de conexão."

2- Haverão algumas opções de sites que fazem esses testes. A nossa dica é escolher vários deles para garantir que o resultado é mesmo o correto.

3- Por exemplo, o site SpeedTest. Após abri-lo, será necessário clicar em "Já".

4- Após um período, ele irá mostrar sua velocidade de download, upload e ping.

5- Também recomendamos o site Minha Conexão.

6- Abra o site e aguarde um pouco. Como o site anterior, ele irá mostrar a sua velocidade de download, upload e ping.

Recomendamos que, no momento do teste, você pause todos os downloads e fique bem próximo ao modem - de preferência com um cabo de rede conectado. Isso ajudará na precisão do resultado final. Faça este teste em diversos horários para descobrir se há mudanças!

Conclusão

Lembre-se sempre de manter seus arquivos e documentos importantes sempre em um local seguro e diminua o excesso deles no computador para ajudar ainda mais a aumentar a sua velocidade de forma geral. Se decidir atualizar novamente seu windows, siga o passo-a-passo reverso dos tutoriais que passamos, sempre se certificando de que fez um backup.

Gostou do artigo? Curta e compartilhe com os seus amigos. Até a próxima!

 

Texto: Renata Louzada

Comentários