Saiba tudo sobre o 99 POP, que chega com tudo para desbancar o Uber

Por Ismaellx Quarta-feira, 20 de Dezembro de 2017

99POP

Contextualizando, o 99 POP é um serviço de táxis particulares que faz parte da empresa 99Táxis, empresa essa, que começou a realizar muitas inovações após o “boom” do Uber, também um serviço de carros particulares com custo bem menor do que um táxi comum.

Ou seja, a 99Táxis fez o óbvio: diante da concorrência, analisou as possibilidades de mercado para oferecer um serviço compatível com o Uber. O resultado disso foi a criação do 99POP, que recebeu um enorme financiamento de uma empresa chinesa, o que possibilitou a 99 investir pesado no serviço em relação aos seus concorrentes.

Como Funciona o 99POP?

Não tem mistério: usar o serviço do 99POP é muito fácil. Basta que você instale no seu celular, tablet ou notebook o aplicativo do serviço, que pode ser encontrado de forma muito simples em qualquer site de downloads. Com ele instalado, é só solicitar o motorista na hora e no local desejados.

Escolhendo o destino, o aplicativo também irá dar uma estimativa do valor da corrida, quantos carros da 99POP estão nas proximidades em que você está, qual será o carro que irá buscá-lo (informando o número da placa do carro, a cor do mesmo, bem como o nome do motorista). Além de tudo isso, o aplicativo ainda informará em quanto tempo o motorista chegará.

Como você pode perceber, o serviço abre um leque enorme de possibilidades para facilitar quem irá usá-lo. Por sinal, não fique preocupado: o motorista é devidamente habilitado e credenciado pela 99POP.

As vantagens do serviço são muitas: nível de profissionalismo e segurança altos, um custo mais baixo do que um táxi comum, além de mais conforto e qualidade. Lembrando que as modalidades de pagamento podem ser tanto a dinheiro, quanto por cartão de crédito.
E, além de tudo isso, para o motorista, o aplicativo ainda disponibiliza a informação se o local de destino é perigoso ou não. Um serviço bastante cobiçado pelos motoristas, com certeza.

Quero Trabalhar no 99POP: Como Fazer?

Como o 99 POP é um serviço novo, novos cadastros para interessados em trabalhar no serviço estão se ampliando. Porém, para trabalhar como motorista particular através do 99POP, alguns requisitos são básicos.

Primeiro, obviamente, você precisa ter veículo próprio, há que a empresa não disponibiliza carros para os seus contratados. Além disso, o seu carro precisa ser, no mínimo, do ano de 2012, e estar em bom estado de conservação, sendo obrigatório que tenha ar-condicionado, a fim de proporcionar maior comodidade ao cliente.

A seleção feita pela 99 POP é bem simples. Ela fará uma entrevista com os interessados, que deverão apresentar carteira de identidade e de motorista. A idade mínima que a empresa pede é de 21 anos, com, pelo menos, 2 anos de emissão de carteira de motorista. Evidentemente, outros pontos serão analisados, como se o interessado possui ficha criminal, e teste de direção.

99POP ou Uber, Qual o Melhor Serviço?

Inevitavelmente, com empresas concorrentes, comparações sempre vão surgir, e, neste caso, envolvendo empresas de carros particulares, não seria diferente, principalmente porque o 99POP e o Uber são serviços bastante recentes e, principalmente, muito procurados, e o consumidor que saber qual será sempre a melhor opção. Desta maneira, vamos selecionar alguns aspectos para fazermos essas comparações para facilitar a vida tanto do passageiro, quanto do motorista também.

Tarifas

Comecemos pela questão das tarifas. Nesse caso, é bom destacar que tanto o Uber quanto o 99POP utilizam tarifas diferentes para calcular o preço de cada trajeto. Suma: o valor de cada aplicativo pode ser mais barato do que o outro em um determinado trecho, e mais caro em outro totalmente diferente.

Ressaltando que o 99 e o Uber são as empresas que apresentam o preço mais competitivo no mercado de carros particulares no Brasil atualmente. Porém, a tarifa delas varia de acordo com o tempo em trânsito e, no caso do Uber, de acordo com a tarifa dinâmica, que tende a aumentar o valor final da corrida, ficando o 99 em vantagem em relação a essa questão.

É interessante frisar que não somente o 99 cobra tarifas mais baratas, como também oferece taxas menores aos seus motoristas, o que se torna uma vantagem para todos os lados, pois, tantos os passageiros pagam menos, quanto os motoristas não recebem pouco pelo serviço.

Motoristas - Recrutamento

Outro ponto a ser debatido em relação à comparação de ambos os serviço é com o treinamento dos motoristas cadastrados neles. E, nesse aspecto, vale confirmar que o Uber fica atrás em relação ao 99POP. Isso porque o Uber é o único desses serviços que pede apenas um cadastro para seus motoristas. Após os documentos serem aprovados, o motorista só precisará baixar o aplicativo e começar o serviço.

Já, o 99POP mostra um cuidado maior no cadastramento de seus profissionais. Para se ter uma ideia, além da habitual entrega de documentos, o profissional precisa passar por um curso de capacitação. E, antes mesmo desse curso, a 99 também realiza uma entrevista via telefone e um “test-drive” com o motorista, o que faz com que os profissionais da empresa realizem um atendimento mais qualificado.

Motoristas - Atendimento

No aspecto do atendimento propriamente dito, o Uber, também sai perdendo em relação ao 99POP. Exemplo disso é a crescente queixa dos passageiros em relação aos motoristas do Uber, que vão de agressões de todos os tipos, até condutas de má-fé, como não chegar para pegar o cliente, e este cancelar o pedido. Assim, o motorista ganha uma taxa pelo cancelamento.

Como já dito antes, o 99 possui um recrutamento bem mais rigoroso, o que deixa menos brechas para possíveis contratempos. Nesse ponto, me relação ao 99POP, ainda há uma vantagem bem significativa: a disponibilidade de táxis, caso faltem carros populares. Ou seja, se você pedir uma carona pelo aplicativo, e não conseguir, ele irá mandar um táxi ir buscá-lo.

As facilidades do 99POP não se resumem ao passageiro, é bom dizer. O motorista também ganha se filiando ao 99, pois, além de ser cobrado por uma taxa menor da empresa em relação a outras concorrentes no mercado, ele também pode configurar o aplicativo para só receber chamadas com pagamento em cartão.

Motoristas – Comunicação via Aplicativo

Em relação ao 99POP, o aplicativo possui algumas funções muito úteis caso você queira conversar com o motorista antes dele vir buscá-lo. Essa conversa pode se dar via ligação, ou SMS, ou mesmo através de mensagens prontas (“estou no elevador”, “aguardando”, “ok”), o que já agiliza o serviço.

Ressaltando que o Uber também possui esse serviço de SMSM e ligações, com a vantagem de que tudo é mediado pelo aplicativo, o que permite com que o motorista não tenha acesso ao número de telefone do usuário.

Conclusão

Mesmo que o Uber esteja numa espécie de “vanguarda” do serviço de carros particulares no Brasil, ele ainda possui algumas falhas que precisariam ser bastante revistas no futuro, como o nível de recrutamento de seus motoristas, além dos valores das tarifas, que podem chegar a dobrar devido à tarifa dinâmica. Já, o 99POP consegue pegar essas falhas, e oferecer um serviço mais diferenciado, e com melhor qualidade, mesmo que, ao contrário do Uber, a fronta de carros não seja (ainda) tão grande assim.

Comentários