6 Apps incríveis de realidade aumentada para baixar

Por Ismaellx Segunda-feira, 02 de Outubro de 2017

Embora não seja uma tecnologia tão recente, o uso da realidade aumentada voltou com força depois que plataformas alcançaram verdadeiro sucesso usando esse recurso. Ela se revela uma ferramenta que pode ser muito útil na vida cotidiana, onde a visão das coisas reais pode ser aumentada por meio de sobreposições e elementos gerados por computador. Já usou algum filtro do Instagram Stories ou do Snapchat? São os exemplos mais práticos de realidade aumentada que se tem hoje.

Prova da popularização da AR é a batalha travada entre Google e Apple para dominar essa tecnologia. Com o sistema Android, a Asus lançou o Zenfone AR que oferece experiências de realidade aumentada de maneira prática. Mas quem tomou a dianteira nessa disputa foi a Apple, que incrementou o seu iOS 11 com o ARKit, que permite criar facilmente experiências em realidade aumentada.

Veja alguns aplicativos de realidade aumentada para começar a usar no seu dia a dia.

AirMeasure

AirMeasure

Já precisou medir alguma coisa, mas não tinha uma régua por perto? Esse aplicativo foi criado para acabar com esse tipo de problema. É possível visualizar se aquela poltrona da loja cabe na sua sala, a altura das pessoas, ou se o quadro que pendurou na parede está na posição correta. Sua promessa é medir qualquer coisa, a qualquer hora.

Desenvolvido nos Estados Unidos pela Laan Labs, o AirMeasure permite a medição desde pequenas distâncias até pontos e alturas distantes. É o único aplicativo até o momento que permite detectar a altura em plano vertical, possibilitando aos usuários saberem o tamanho de superfícies como paredes, portas e janelas, além dos planos horizontais, como pisos e bancadas.

O app utiliza um sistema de triangulação patenteado pela desenvolvedora. Sua referência para o cálculo parte do posicionamento dos usuários. Com os novos recursos do iOS 11, é possível identificar pontos no espaço usando os sensores do iPhone e a entrada da câmera e, em seguida, medir a distância entre esses pontos. Assim, se o celular está próximo ou distante do ponto a ser medido, isso não vai interferir na precisão das informações obtidas.

Existem também ferramentas adicionais que ajudam usuários com tarefas especializadas, como calcular a altura de uma pessoa, visualizar móveis virtuais em uma sala, adicionar níveis de laser a uma parede ou desenhar em espaço 3D.

O AirMeasure vem com mais de 10 modos de recurso e promete lançar outros novos, em breve. A fita métrica do núcleo tem três modos diferentes específicos para o que está sendo medido. Modo Point & Shoot para medição dinâmica, modo de superfície para medição ao longo de planos horizontais e AirMode para utilizar o telefone mais como uma fita métrica tradicional onde a régua está se movendo fisicamente com o dispositivo. Além disso, há modos para calcular apenas alturas de objetos, tamanho de um cubo, um caminho de trajetória ou a altura de uma pessoa.

Para utilizar esse aplicativo, tudo o que você precisa é de um iPhone. Confira aqui.

NEON app

NEON app

Se ainda está se perguntando sobre como a realidade aumentada será indispensável no seu dia a dia, além do mapeamento, o Neon app pode ser um ótimo exemplo.

Já se perdeu de algum amigo em um grande festival? O objetivo desse aplicativo é justamente dar uma solução para esse problema. Com ele, fica extremamente fácil reencontrar seus amigos em um lugar lotado, apenas segurando o celular e olhando ao redor. O Neon será a primeira plataforma de mensagens em rede social do mundo.

Funciona da seguinte forma: seu amigo se conecta na plataforma e passa a exibir um marcador gigante sobre sua cabeça. De longe, você consegue visualizar onde a pessoa está e ir ao seu encontro. Embora pareça simplório, é algo realmente útil.

A data de lançamento do neon ainda não foi revelada, mas uma versão beta já foi testada, com sucesso, pelo desenvolvedor, no festival Outside Lands 2017, realizado em São Francisco (EUA). No Twitter, a empresa disse que o lançamento aconteceria nesta primavera (outono americano).

Você pode se cadastrar para ser notificado do lançamento do aplicativo na App Store pelo site oficial do desenvolvedor.

Professor Why Chemistry

Professor Why Chemistry

A realidade aumentada também se tornou uma grande aliada da educação. Como ela complementa a percepção da realidade, os alunos conseguem visualizar o objeto em forma tridimensional, facilitando sua compreensão a respeito do assunto. Também é possível ter figuras estáticas em livros que se movimentam na tela do celular, o que facilita o entendimento de fenômenos físicos e químicos, por exemplo.

Para ajudar crianças a compreenderem melhor os elementos químicos e suas reações, o Professor Why Chemistry, desenvolvido na Polônia, é um dos exemplos de aplicações que usam a realidade aumentada para melhorar o ensino.

Em forma de jogo, ele permite realizar dezenas de experimentos químicos em um laboratório virtual. É uma ótima alternativa para todos os curiosos explorarem o mundo da química.

Ativado por meio de cardboards que podem ser impressos pelo usuário, ele oferece renderização de alta qualidade de reagentes químicos e utensílios de laboratório. O Professor Why foi desenvolvido para instalação em um computador normal, com sistema operacional Windows ou Mac OSX. É preciso estar equipado com web cam e os cartões educacionais, o que fornece tecnologia de Realidade Aumentada para ter um laboratório químico em sua mesa.

Ele pode ser baixado no site da Steam, por R$19,90.

Além dessa opção, a realidade virtual está cada vez mais presente nos livros didáticos, tornando a experiência do aluno muito mais proveitosa e interessante. O Senai, que oferece cursos técnicos gratuitos em todo o país, é um exemplo disso. Cada curso tem um aplicativo de realidade aumentada, que pode ser baixado na Play Store, para ser usado junto com os materiais didáticos. Objetos impressos ganham movimento, imagem, som e interação. Outras editoras privadas também têm iniciativas parecidas.

Magicplan

Magicplan

Não entende de AutoCad e precisa da planta da sua casa? Para além das medidas, o Magicplan utiliza a realidade aumentada para você criar uma planta baixa em poucos minutos. Basta tirar fotos caminhando livremente pelos cômodos em um dispositivo com o iOS 11 e o aplicativo cria a planta.

Há várias opções para criar o seu projeto. Uma das opções é o “Do it Yourself”, em que o usuário cria a planta por conta própria. Ter um desenho diagrama que permite visualizar os relacionamentos entre salas, espaços e outros aspectos físicos da sua casa pode te ajudar a economizar tempo e dinheiro, estimando corretamente a quantidade de materiais a ser usada em uma reforma, por exemplo. Também é possível calcular a quantidade de mão de obra e de custos, o que otimiza o investimento em recursos.

Outra opção interessante é que o Magicplan permite exportar a planta para ser usada no AirBnb. Isso facilita a visualização do espaço e apoia a sua oferta no site, pois o cliente consegue visualizar melhor o local em oferta.

Com o ARKit, o Magicplan também permite fazer cálculos em tempo real para acompanhar o desenvolvimento de uma obra. Para usá-lo, é preciso caminhar enquanto realiza as capturas da sala. Depois disso, o usuário tem a opção de pagar para receber o arquivo nos formatos PDF, JPG, PNG, SVG, DXF e CSV.

Está disponível a partir do iPhone 6 e para celulares Android a partir da versão 4.5.2. Para o aplicativo cumprir suas funções, é necessário que o celular contenha giroscópio.

Veja mais no site oficial do desenvolvedor.

Amikasa

Se está com dificuldades para decorar sua casa, o aplicativo do Amikasa pode ser uma boa solução para não errar a escolha de cores e móveis. O nome formado a partir de “mi casa”, em espanhol, traz ferramentas pelas quais é possível visualizar um design 3D da sala para reestilizar quartos, móveis, pavimentos e cores de paredes, simulando a utilização de produtos de marcas reais.

Seu funcionamento é bem simples. É preciso apenas escanear o espaço onde os ajustes serão feitos, definir o formato e incluir suas medidas. Depois, é possível consultar as opções disponíveis no apps e cores, pisos, móveis, objetos de decoração e testá-las.

O resultado ainda pode ser compartilhado por e-mail ou redes sociais com os seus amigos. O aplicativo está disponível para iOS 11 e Windows (versão Beta).

O aplicativo disponibiliza uma série de modelos comuns de móveis para serem testados e também existe a opção de pesquisar pela sua marca favorita e saber se ela está disponível.

A realidade aumentada sempre teve seu espaço na construção civil e arquitetura. Se a opção que deseja não estiver acessível no Amikasa, também existem opções próprias das principais lojas de móveis e artigos decorativos do país. Procure saber se a loja que procura oferece alguma simulação em realidade aumentada para ver como ficaria o móvel em seu cômodo. 

Augment

Se você quer gravar seus vídeos com personagens fictícios no mundo real, o Augment é o aplicativo para você. Com outras funções mais profissionais, esse é hoje o líder em soluções de realidade aumentada. De modo geral, ele permite visualizar como determinados itens se encaixariam no ambiente real.

Dentro do marketing, é possível ver como determinados produtos vão ficar na gôndola do supermercado, por exemplo. Ou para visualizar a nova decoração de um ambiente, um dos recursos mais utilizados no Augment.

Uma outra função importante desse aplicativo é facilitar as relações entre compradores e lojas virtuais. Com um simples toque, os clientes podem visualizar como os produtos ficariam antes de comprar e evitar a adivinhação na hora de realizar sua compra on-line, aumentando o engajamento e as conversões.

Algumas das grandes marcas que utilizaram o aplicativo para alavancar suas vendas foram Coca-Cola, L’óreal, Accor Hotels, Engie e Siemens. Existente desde 2011, o aplicativo investe agora na América Latina, onde abriu escritório em Bueno Aires.

Está disponível gratuitamente em iOS e Android. Para saber todas as funcionalidades do Augment visite o site oficial.

Extra: Giphy

Um aplicativo extra que pode não ser útil, mas é difícil de não se render a ele. Para quem não vive sem gifs, o aplicativo do Giphy World usa a realidade aumentada para colocar as animações em qualquer momento da sua vida. Seja no supermercado ou na balada. É como se os gifs pudessem dominar tudo.

Você pode gravar um vídeo de sua criação para publicar na web ou, melhor ainda, compartilhar um link para seus amigos explorarem. Está disponível apenas para iOS, de forma totalmente gratuita.

Ainda tem dúvidas de que a realidade virtual pode fazer muito para facilitar a sua rotina? Desde as aplicações complexas, utilizadas na medicina, até as soluções simples para o dia a dia, seja no trabalho ou em casa, essa tecnologia tem potencial para se tornar indispensável. Com a realidade aumentada, fica comprovado que o mundo real e a ficção (virtual) são elementos fundamentais da vida contemporânea.

Comentários