Veja nossso guia definitivo do Dropbox

Por Geovanne Quinta-feira, 09 de Fevereiro de 2017

O Dropbox é um programa de armazenamento em nuvem. Isso significa que ele é um local para armazenar todos os seus arquivos online. Você não precisa de nenhum dispositivo como pen drive ou HD externo para ter tudo sempre à mão.

Ele sincroniza todos os seus dispositivos, como computador pessoal, computador da empresa, celular e tablet. Dessa forma, você pode trabalhar e abrir um mesmo arquivo em todos eles de onde quer que esteja.

Existem outros programas similares ao Dropbox. Porém, a vantagem dele é que ele cria uma pasta no seu computador e também armazena os arquivos nele, não somente na nuvem. Isso é bom porque assim, se ficar sem internet, você não fica sem os arquivos.

Como instalar Dropbox

O primeiro passo para começar a usar o Dropbox é fazer o cadastro no site. O endereço está totalmente em Português. Para o cadastro são necessários apenas seu nome, sobrenome, email e uma senha.

Após fazer o cadastro, lembre-se de confirmar o email em sua caixa de entrada.

Em seguida, você deve clicar em Baixar o Dropbox para baixar o instalador do programa. O arquivo é leve e, dependendo da sua internet, em poucos minutos você consegue concluir essa etapa. 

Depois de baixado, você deve clicar no arquivo e clicar em Executar para iniciar a instalação do aplicativo em seu computador. Não se preocupe, esse programa é totalmente confiável e livre de qualquer tipo de vírus que possa infectar sua máquina. 

A instalação pode levar alguns minutos dependendo do seu computador, mas não deve demorar muito.

Depois que a instalação for finalizada, você já pode começar a usar o Dropbox.

Assim que for instalado, ele vai criar uma pasta na área de trabalho do seu computador. Você deve, então, começar a enviar para essa pasta os arquivos que deseja manter na nuvem.

Você pode adicionar qualquer tipo de arquivo: planilhas, fotos, arquivos de texto, vídeos, dentre outros. Os envios são bem rápidos.

Quando você enviar esses arquivos para a pasta do Dropbox, eles ficarão dentro do seu computador. Porém, ao mesmo tempo, essa pasta estará sincronizada com a nuvem, de forma que eles também são enviados para lá.

Desse modo, você conseguirá acessar esses arquivos de qualquer outro computador se tiver aceso à internet.

Na imagem abaixo, vemos uma seta indicando a pasta Dropbox que foi criada automaticamente na área de trabalho.

Abaixo, podemos ver essa pasta aberta e já com duas fotos que foram colocadas nela. Você pode tanto copiar e colar através dos menus quanto através do Ctrl C + Ctrl V. Pode ainda simplesmente clicar com o mouse em cima dos arquivos desejados e arrastá-los até a pasta do Dropbox.

Há ainda uma apresentação que já vem automaticamente dentro da pasta chamada Primeiros Passos com Dropbox. Nela, você vai encontrar diversas informações que poderão te ajudar não só a usufruir melhor como também tirar dúvidas.

O site e a sincronia das pastas

Agora, vamos voltar para o site do Dropbox.

Na imagem a seguir, podemos ver a mesma pasta que foi vista acima no computador. Ela também está na nuvem. Repare como as imagens também já estão lá.


 
Nesse caso, o computador estava conectado à internet e essa sincronia aconteceu na mesma hora. Por isso as fotos já estão ali. Caso não estivesse, na hora que você se conectasse a sincronização seria feita e elas apareceriam.

Note também como o Dropbox deixa todos os arquivos perfeitamente organizados. Ele tem uma categoria separada para cada tipo de arquivo, como você pode ver em destaque na imagem a seguir. Dessa forma, fotos, links e eventos ficam cada um em um lugar e fica muito mais fácil de encontra-los.

Seus arquivos muito mais seguros

Uma das grandes vantagens do Dropbox e o motivo pelo qual aplicativos do gênero vem crescendo tanto é a segurança. Sabemos como computadores e outros eletrônicos podem dar defeito a qualquer momento. O risco de perder arquivos quando se armazena apenas nele é muito grande.

Com o armazenamento em nuvem, você tem a vantagem de saber que seus arquivos nunca serão perdidos ou apagados. Mesmo que seu computador dê problema, eles continuarão na nuvem.

Compartilhamento de arquivos e pastas

Outra vantagem é que você pode compartilhar arquivos e pastas com outras pessoas. Esse recurso é muito útil para empresas e para quem trabalha em equipe, pois fica muito mais fácil de organizar os documentos e enviar para todos de uma vez.

Na imagem a seguir, você pode ver melhor como é esse recurso de compartilhamento. Nessa aba, tanto as pastas que você compartilha quanto as que alguém compartilha com você podem ser facilmente visualizadas.

O Dropbox é um excelente programa e vale muito a pena testar. Sua instalação é fácil, rápida e o programa tem uma versão gratuita. Se desejar, você pode ainda comprar a versão paga e garantir muito mais espaço para seus arquivos.

Comentários