Vídeo que circula no WhatApp mostra homem adulterando hodômetro por app

Por Geovanne Segunda-feira, 07 de Agosto de 2017

O WhatsApp além de ser um mensageiro eficiente é uma nova ferramenta para se informar sobre algumas coisas, mesmo que a maioria das coisas divulgadas por lá sejam mentiras. Sendo mentira ou não, há alguns dias passou a circular no app um vídeo onde é possível observar um homem alterar as informações de quilometragem rodada de um carro.

O homem começa o pequeno vídeo de apenas 1:12 mostrando um dispositivo da OBDLink MX conectado, aparentemente, ao computador de diagnóstico. Depois as imagens mostram o painel e o homem que conduz o vídeo dá partida, logo após ele pega o celular, abre um aplicativo e passa a alterar a quilometragem original do carro para o número que quiser no próprio celular.

No vídeo não é possível identificar qual app se trata, pois o usuário esconde parte do celular quando ele está acionando o aplicativo,  mas é possível observar que o app identifica carros de fabricantes como: Alfa Romero, Chevrolet, Citroen, BMW, Audi e Dacia.

Quando o usuário ativa o app, a aplicação identifica o número atual que marca o registro de quilometragem rodada e dá a opção de mudar para outro número. O homem escreve “12345” no smartphone e aperta “ok”, segundos depois a nova quilometragem aparece tanto na tela do celular, quanto no painel do carro.

Ainda não se sabe se o vídeo é verdadeiro, mas adulterar os registros do carro é algo relativamente comum no Brasil, portanto fique atento quando resolver comprar um carro usado. A pena para quem adultera hodômetro pode chegar a dois anos de detenção, pois de acordo com a 5ª turma do STJ, o ato que caracteriza a prática do crime de venda de mercadoria imprópria para o consumo.

Comentários