WhatsApp: Saiba como usar nova função semelhante ao Snapchat e Instagram

Por Geovanne Quinta-feira, 23 de Fevereiro de 2017

 

Você já deve ter percebido que o WhatsApp mudou um pouquinho, não é? Agora além de trocar mensagens com seus contatos, você pode fazer vídeos e tirar fotos e todo esse conteúdo some em 24 horas, assim como no Instagram. O recurso que o mensageiro resolveu nomear de “Status” não é novidade alguma no mundo das redes sociais, pois a ideia nasceu do copiado Snapchat. Mark Zuckerberg achou tão legal que tenta encaixar em tudo que é possível.

Com a ferramenta outras novidades também chegaram, como a inserção de stickers, com muitas opções e possibilidade de redimensionar é claro, assim como no Instagram. Nas fotos tiradas pelo app você pode também escrever frases e desenhar se utilizando de uma enorme paleta de cores. Além disso, você também pode adicionar ao seu “Status” imagens que você já tem na galeria do seu celular.

Outra coisa interessante também é que quando o usuário vai tirar a foto, um “flash” é acionado para ajudar a melhorar a imagem que está sendo produzida. O recurso funciona com a própria tela do celular. Quando você clica para produzir a foto, uma selfie, por exemplo, a tela do seu smartphone fica branca e a luz bate no seu rosto, o iluminando de forma bem leve, ajudando assim a fotografia não sair escurecida.

Bom, esse tanto de novidade é bem legal, não é? Mas você ainda não sabe como usar? Pois fica ligado que a gente vai explicar tudo.

Inserindo foto e vídeo no “Status”

Quando você abre seu app, você vai perceber as conversas como sempre, mas há uma pequena mudança. Logo abaixo do nome “WhatsApp”, você vai ver o desenho de uma câmera fotográfica, em seguida “conversas”, “status” e “chamadas”.

O novo recurso pode ser acessado, clicando na câmera, que você pode fotografar como quiser e colorir como desejar. Com a foto preparada para postar, clique na bolinha verde no canto inferior esquerdo, um nova janela vai se abrir e você vai clicar em “Meu status” caso queira compartir abertamente e pode ainda compartilhar com outros contatos da sua lista!

Para inserir vídeo, o princípio é o mesmo, a diferença é que você vai seguir apertando o mesmo círculo que você usou para fotografar, para postar é a mesma coisa.

Vendo o Status dos contatos

Essa é a parte mais fácil de toda essa atualização. Para você ver o que os seus contatos estão aprontando, basta clicar em “Status”. Clicando no local, uma nova página vai abrir, você poderá conferir a história que você montou no seu WhatsApp (1) e as outras bolinhas abaixo, são as atualizações recentes (2) e as atualizações visualizadas (3).

Se você quiser saber quem viu sua história, basta que você vá no conteúdo do seu status e clique no ícone em forma de olho localizada na parte inferior da foto. Um lista de quem viu e a que horas vai aparecer logo em seguida.

Contatos

Você deve ter percebido também que não tem mais a velha opção de procurar os contatos da sua lista, não é? Calma, o WhatsApp não ia te deixar na mão. A bolinha verde com um balão de diálogo dentro, que fica pairando na parte inferior da tela do seu smartphone, quando você abre o aplicativo, foi criado para isso. Você clica no local e a sua lista de contatos está pronta para ser usada, certo?

 

 

Texto: Mariana Duarte

Comentários