E se o buscador do Google fosse capaz de rastrear arquivos dentro do seu computador? Seria uma ótima ferramenta não, assim, você seria capaz de encontrar aquele arquivo há muito perdido, ou aquela apresentação em powerpoint usada na última reunião da empresa há alguns meses. Pois bem, saiba que isso é possível. Google Desktop é um aplicativo de busca no desktop que permite encontrar textos em mensagens de e-mails, arquivos do seu próprio computador, bate-papo e páginas webs visitadas.
O programa é capaz de localizar documentos criados em Word, Excel e PowerPoint, emails do Outlook, histórico de páginas navegadas no IE, textos e muito mais. Tudo isso utilizando a mesma interface de busca na web do Google. O Google Desktop não só o ajuda a pesquisar no computador, mas também a reunir novas informações da web e organizar os gadgets e a barra lateral. O Google Gadgets pode ser colocado em qualquer lugar da área de trabalho para mostrar seus novos e-mails, a previsão do tempo, fotos, notícias personalizadas e muito mais.
Indexação inteligente
Após a instalação, o software começa a indexar os e-mails, arquivos e históricos da web que já estão armazenados no computador. Essa indexação única vai ocorrer somente quando seu computador estiver inativo por mais de 30 segundos; portanto, ela não vai prejudicar o desempenho do seu computador. Todavia, dependendo do número de itens, esse processo pode levar várias horas. O Desktop também garante que seu índice fique atualizado, adicionando e-mails à medida que você os recebe, arquivos à medida que você os atualiza e páginas da web à medida que você as visita.
Caixa de pesquisa rápida
A Caixa de Pesquisa Rápida é a maneira mais rápida de fazer pesquisar na web e no computador: basta digitar algumas letras ou palavras na caixa de pesquisa e os principais resultados vão aparecer instantaneamente. Para chamar a Caixa de Pesquisa Rápida, pressione a tecla Ctrl duas vezes; para ocultá-la, pressione Ctrl duas vezes novamente. Simplesmente digite algumas letras ou palavras na caixa de pesquisa e os principais resultados vão aparecer instantaneamente.
Você também pode usar a Pesquisa rápida para iniciar aplicativos sem precisar ir até o menu Iniciar. Por exemplo, é possível iniciar o Microsoft Word digitando "wor" na Caixa de pesquisa rápida e selecionando "Microsoft Word" na lista de resultados apresentada. Ou então, basta digitar o termo de pesquisa e pressionar "Enter" para pesquisar na web.