O CrackArt conta com a ideologia do código livre para modelagem tridimensional. Este programa é realmente simples de utilizar. Além da criação de modelos você poderá instalar plug-ins pra melhorar o compartilhamento de arquivos com outros editores como o maya e o 3D studio max.
Em CrackArt você encontra formas primitivas pra iniciar suas criações como: cilindros, caixas, rosquinhas e esferas. Através dele você também poderá criar sólidos a partir de superfícies e curvas bézier. Para localizar as primitivas dirija-se até o menu Create. Aplicativo leve e portátil.
Uma limitação é que o aplicativo não dispõe de materiais para renderização ou texturas. No entanto se houver necessidade, você poderá importá-las de outros aplicativos ou até mesmo criar as suas próprias.
Para executar o programa você deverá apresentar conhecimentos em modelagem tridimensional. Outra característica marcante e que a maioria dos controles só está disponível através de valores numéricos, portanto serão necessários conhecimentos técnicos. Os objetos e também os painéis apresentam grande variedade de opções para sua composição e posicionamento.
Uma pena é que o CrackArt não conta com as quatro visualizações dos objetos ao mesmo tempo . Logo será preciso acessar o menu Viewport para alterar entre as vistas ortogonais e as perspectivas. A interface é até fácil de operar, porém pode complicar a utilização por quem não entende muito de modelagem.
A maior vantagem e realmente não depender de instalação pois já traz todas as DLLs necessárias para seu funcionamento no seu diretório raiz. Logo utilizá-lo como aplicativo portátil, copiando a pasta do programa para um Pen drive ou cartão de memória, não será problema.