King of Kings 3 é a continuação do clássico MMORPG de batalha campal que leva os jogadores a um mundo de perigos e desafios medievais onde monstros e tesouros são o menor do problemas. Muitos elementos presentes em outros títulos do gênero estão presentes como as múltiplas raças, classes e a possibilidade de avançar de nível, deixando seu personagem ainda mais poderoso.
Mas o grande diferencial de King of Kings 3 são os modos de campanha envolvendo partidas de PvP (Player VS Player) e RvR (Realm VS Realm). A primeira modalidade já é conhecida dos jogadores de MMO. Nos modos PvP, um jogador pode desafiar outro para um batalha formal onde ambos irão até as últimas conseqüências para provar qual é o melhor combatente. O Modo RvR é semelhante, mas ao invés de envolver alguns jogadores, eles expandem o conceito do PvP para múltiplos jogadores.
A escala dos combates no RvR é tão intensa que de fato chega a alterar a fronteira dos reinos no mundo de jogo. Este é outro grande diferencial de King of Kings 3, pois ao invés de restritas a arenas, essas disputas ocorrem em tempo real, como eventos, dentro do universo de jogo o que afeta todos os jogadores presentes, para o bem ou para o mal.
Cenário
O mundo de Tangramia é um lugar onde as batalhas acontecem dia após dia em King of Kings 3. Neste lugar forjado em ferro e sangue, sete poderosas nações disputam o direito de domínio sobre todos os povos livres. Germania, Lutetia, Britannia, Mediterrania, Anatolia, Polonia e New World; cada um a seu modo investe em alianças temporárias com um único objeto: enfraquecer os reinos inimigos e assim comquistá-los.
Mas numa guerra de já durá milênios, os ventos do destino alteram os desejos e mesmo uma união que dura gerações pode ruir como um muro velho. Assim é o mundo de King of Kings 3, um lugar onde a guerra é o ofício dos reis e a força para a batalha move a vida de um homem para frente – ou para baixo da terra.
As Classes
Durante a criação do personagem o jogador escolhe entre uma das três classes básicas em King of Kings 3: Guerreiros, mestres na arte da espada e senhores dos campos de batalha; Magos, que dominam as artes da magia arcana e são capazes de dizimar exércitos com poder mágico; e os Clérigos, homens e mulheres que com a bênção dos deuses podem curar aliados ou destruir inimigos.
Cada classe básica pode evoluir para outras 3 subclasses. São elas o Berseker, Ranger e Knight (para Guerreiro); Sword Mage, Conjurer e Wizard (para Mago); e Scholar, Bishop e Priest (para Clérigo). Cada subclasse aprimora um dos aspectos da classe básica (Ataque, Defesa e Suporte) e o ideal é que um grupo de aventureiros tenha no mínimo um representante de cada uma das classes básicas.
Geografia
Por ser um game focado em constantes guerras, o mapa de Tangramia muda constantemente. Este é de fato um game onde as ações do personagem podem ser sentidas no cenário. Quando uma coalização de reinos aliados se predispõe a atacar um único domínio desprotegido é fácil perceber as mudanças logo no dia seguinte. Isso dá aos jogadores aquela sensação de satisfação.
Mas é claro que nada é o que parece em King of Kings 3, e as alianças sãos tão frágeis como um graveto. No calor de uma batalha um reino pode voltar-se contra seus antigos aliados, o que obriga os jogadores natuvos deste, lutarem contra antigos amigos. Esta mecânica que torna tudo ainda mais interessante, pois as ações de um jogador, embora livres ainda estão a mercê da sua devoção a pátria de origem que deve suplantar quaisquer relacionamentos conquistados na guerra. Para os amantes de MMORPG este é um prato cheio.