Ícone Opera

Opera

Para Iphone, Windows, Mac, Linux, Android

O Opera chega à sua versão final totalmente estável e muito mais rápido.

O Opera foi um dos primeiro navegadores de internet. Desenvolvido em 1994, ele é um ano mais velho que o Internet Explorer, navegador padrão do sistema operacional Windows. Durante anos, ele disputou, junto com o Firefox, a preferência dos usuários com o browser da Microsoft, mas com a chegado do Google Chrome, acabou perdendo algumas posições, ocupando hoje a quinta colocação, atrás do Safari, da Apple.

Um dos melhores navegadores disponíveis

Seu lugar entre os 5 melhores navegadores Web não é por acaso. O foco do Opera está na interação com o usuário, enquanto os concorrentes apostam em ferramentas complexas de pesquisa, variedade de complementos e interfaces personalizáveis; este browser oferece mecanismos que o transformam numa espécie de centro onde é possível gerenciar redes sociais, navegar entre os sites favoritos e obter dicas de sites com conteúdo semelhante.

O Opera continua sendo um browser rápido e seguro, com suporte para diversas normas e linguagens disponíveis na Web. No passado, algumas páginas exibiam erros de compatibilidade, para sanar este problema, os desenvolvedores criaram uma série de soluções que permitiram ao navegador exibir sites que de outro modo só poderiam ser abertos em outros navegadores.

Sua interface, sob todos os aspectos segue o modelo popularizado pelo Chrome, abas localizadas no alto da janela, campo de pesquisa em seguida e uma pequena opção doravante chamada apenas de “Opera” por onde é possível acessar as demais ferramentas. Mas o charme fica por conta das opções “sociais”, nativas do navegador.

opera

Speed Dial, Stash e Descobrir

Uma delas é o chamada “Speed Dial”, opção na qual o Opera agrupa um conjunto de sites no formato de janelas. Por padrão, alguns sites como Google, Facebook e Yahoo já se encontram fixados, mas é possível adicionar outros sites e até mesmo remover o os já mencionados. Não há limite pro número de sites adicionados ou excluídos do Speed Deal.

Para adicionar um novo site clique na janela com o sinal de positivo (+) e digite o endereço para adicionar ao Speed Deal no campo correspondente, ao final clique em “Adicionar”. Para remover uma das janelas é ainda mais simples. Basta que o usuário posicione o cursor sobre a janela a ser deletada. Note que o pequeno símbolo de delete (X) irá surgir no canto inferior direito, basta clicar sobre o mesmo para eliminar.

O segundo recurso disponível é “Stash”, o popular Favoritos. Ele é identificado por meio do ícone em formato de coração. Para adicionar um site ou página ao Stash basta clicar sobre o coração, no final da barra de endereços do navegador. Para visualizar a lista vá até a página inicial do Opera e clique em Stash – ícone do meio – para ter acesso às páginas favoritadas.

opera

O terceiro recurso é o "Descobrir", identificado pelo ícone de um olho. Este talvez seja o maior diferencial entre o Opera e seus concorrentes. Quando se esta navegando sem rumo pela Web é normal pular de uma página para outra na esperança de encontrar algo capaz de atrair sua atenção. Este recurso resolve o problema ao listar uma variedade de assuntos e notícias – todos em seu idioma.

Para alterar o idioma das notícias exibidas clique em configurações no campo Descobrir. Um menu de contexto será aberto com duas abas: “País e idioma” e “Personalizar principais histórias”. Por padrão, apenas notícias de sites brasileiros serão exibidas, mas é possível marcar outros países dentre os disponíveis na lista.

A aba seguinte, possui uma função parecida. Como já foi dito, não existe um filtro para as notícias que serão exibidas, a não ser que você mesmo opte por refinar as categorias de notícias que deseja visualizar. Basta desmarcar aquelas que você deseja eliminar, mantendo as demais inalteradas. Também é possível controlar essa exibição por meio da opção Principais Histórias.

Modo Off-Road

Não, você não vai correr pelo deserto. Mais a ideia é mais ou menos essa. Indivíduos com conexões lentas sabem como é complicado acessar certas páginas, principalmente aqueles com conteúdo multimídia. O problema é ainda maior, quando os sítios pré-carregam tais elementos em quantidade, tornando praticamente impossível abri-la satisfatoriamente.

O Modo Off-Road pega os pacotes de informação compartilhados entre as páginas e seu computador e os compacta. Em termos práticos ele permite uma navegação mais prática e rápida, além de segura. Claro que o modo não executa milagres, ele não irá milagrosamente carregar vídeos do Vimeo com 2 horas de duração, mas irá permitir acessar o ZIGG normalmente, por exemplo.

Como apagar cache no Opera

Clique no botão Opera e selecione a opção Configurações (Crtl+P). Na janela, selecione a aba Privacidade e segurança para obter acesso as opções de proteção do navegador. No tópico Privacidade clique no botão Limpar dados de navegação. Uma pequena janela de contexto será exibida com opções para limpar o histórico de navegação, de downloads, cookies, cache e senhas salvas.

opera

Defina o horizonte de tempo cujos dados quer excluir – apagar dados da última hora ou da última semana, por exemplo – e marque os itens que deseja apagar. Ao final basta clicar no botão Limpar dados de navegação e aguardar enquanto a máquina realiza a limpeza. Se o volume de dados for grande, será preciso aguardar alguns minutos até que o processo seja totalmente concluído. 

Extensões 

O Opera também trará add-ons que, de acordo com seus desenvolvedores, melhorarão o desempenho do navegador. Isso garante que alguns serviços sejam privilegiados como Youtube, algumas redes sociais como Facebook, Twitter, sejam adicionadas a lista de aplicativos desenvolvidos para trabalhar em conjunto com o Opera.

Basta que você clique no ícone na barra ao lado e escolha qual delas irá instalar, depois clicar nos botões “install”. Semelhante ao Google Chrome, ele não precisa ser reiniciado quando uma nova extensão é adicionada a sua lista. O Opera consegue acelerar a sua navegação carregando os plugins de flash somente quando você clicar sobre eles. Isso forma uma espécie de “combo” junto com o Opera turbo, perfeito para quem possui uma conexão um tanto lerdinha!

opera

Visual

 O visual do Opera final foi modificado. Agora o navegador traz uma interface mais arrojada. Além dos dois temas que já vem com o navegador, ainda é possível baixar uma quantidade enorme deles sem precisar acessar site algum. Você só tem de usar a combinação de teclas Shift + F12 e poderá encontrar mais temas para personalizar o navegador ao seu gosto.
Novidades

Em sua nova versão, o navegador agora traz embutido o Opera Unite que permite compartilhar músicas via streaming, fotos e arquivos diversos a partir dele. Você poderá até hospedar seu site realizando ações pelo próprio Opera. Já existem mais de 30 aplicativos que permitem ao navegador utilizar essas funções e os próprios desenvolvedores incentivam os usuários a criarem seus programas.

Privacidade também é muito importante e você tem direito a selecionar o que deseja ver. Pensando nisto, foi desenvolvido um sistema onde você pode bloquear diversos conteúdos, o carregamento de imagem e muito mais. O sistema para bloqueio de pop-ups do navegador está mais robusto ainda, de forma que você pode (ou não) ver janelinhas indesejáveis.

Email

Se você costuma ver seu email frequentemente e adota o Opera como navegador padrão, pode usar o seu próprio cliente de email. Isso veio para competir com o Google, deixando a interação do navegador mais rápida e segura. Você acessa suas contas de correio eletrônico, que podem ser configuradas como POP3 ou IMAP (acesso web). Assim, basta uma nova aba para enviar uma mensagem e um clique para conferir novas mensagens.

Leve

Opera veio mais leve do que nunca, tanto em consumir poucos recursos do hardware como em carregar pagina e abrir liks rapidamente. Você antes de tudo notará que a sua instalação é MUITO RÁPIDA! Mas ainda sim a navegação merecia um premio de tão rápida! Agora resta a voce avaliar da sua maneira este navegador que esta subindo a cada dia, tornando-se muito eficaz, estável e leve!

Opera para Windows

Como instalar para Windows

Ao clicar no link de download correspondente a versão Windows, baixe o arquivo executável para seu PC. Dê um duplo clique nele para abrir o assistente de instalação do Opera (Opera Installer). Clique na opção “Aceitar e Instalar” para concordar com os termos de serviço do programa. 

Por padrão, serão adicionados três atalhos: um na área de trabalho, outro no menu Iniciar e um último na barra de tarefas. O Opera também será configurado para tornar-se o navegador padrão do sistema. Para alterar qualquer destas configurações clique em “Opções” e desmarque os campos correspondentes. Ao final, clique em “Aceitar e Instalar”.

opera

Como usar para Windows

Na barra de endereços, digite o endereço do site que deseja visitar. Uma alternativa é digitar um termo ou termos, como é de praxe nos navegadores atuais, a barra irá sugerir outros termos semelhantes ao pesquisado. Dependendo das suas preferencias, sites acessados recentemente serão exibidos assim que o termo a ele relacionado seja inserido.

Adicionalmente, a barra de endereços exibe uma lista de sites que podem ou não estar associados ao termo pesquisado. A ferramenta lembra um pouco uma função semelhante presente no Google Chrome, embora ela esteja longe de ser tão precisa. Por padrão, o Google é usado como motor padrão de busca, mas é possível alterá-lo para Yahoo, Bing Amazon e até Wikipedia.

No lado esquerdo da barra de endereços encontramos o ícone semelhante ao planeta Terra. Ao posicionar o cursor sobre o mesmo você obterá informações sobre a conexão usada. Os dados são poucos, mas é possível expandi-los ao clicar em Detalhes. Tenha em mente que alguns sites ou conexões podem estar desprotegidos, isto significa que não oferecem segurança ao seu navegador, por isso evite-os. Aqueles protegidos podem ser identificados por um cadeado verde no mesmo local. 

Opera para Mac

Como instalar para Mac

Ao baixar o arquivo dmg clique duas vezes sobre o arquivo para que o Mac OS X monte o arquivo na área de trabalho. O ícone do Opera irá surgir mas ele ainda não está pronto, clique sobre o mesmo e arraste para a pasta Aplicações (Applications). Ao fazê-lo note que uma janela de progressão será exibida, agora dê um duplo clique sobre o ícone novamente e pronto. 

Como usar para Mac

Segurança é uma constante no Mac. Além do modo Janela Privada (Crtl+Shift+N), o usuário dispõe de recursos simples para eliminar dados de navegação indesejados. Clique no botão Opera e selecione a opção Configurações (Crtl+P). Na janela, selecione a aba Privacidade e segurança para obter acesso as opções de proteção do navegador. 

No tópico Privacidade clique no botão Limpar dados de navegação. Uma pequena janela de contexto será exibida com opções para limpar o histórico de navegação, de downloads, cookies, cache e senhas salvas. 

No caso da versão Opera para sistemas OS X, o navegador é capaz de oferecer não apenas segurança adicional à máquina, mas uma conjunto de ferramentas para que o usuário possa personalizá-lo. Elas não chegam a ser tão variadas quanto as existentes no Google Chrome para Mac, mas permitem customizar de leve o browser para garantir que ela adquira um pouco de personalidade. 

Opera para Linux

Como instalar para Linux

No Linux é possível instalar o Opera de duas maneiras. A primeira e mais simples consiste em baixar o pacote deb normalmente. Feito isso basta dar um duplo clique com mouse sobre o arquivo para iniciar a instalação automaticamente. A segunda opção consiste em instalar o navegador via terminal. Embora um pouco mais complexo, o processo é mais eficiente.

Siga o atalho Ctrl+Alt+T para abrir o terminal e digite o comando (sem colchetes): [sudo sh -c 'echo "deb http://deb.opera.com/opera/ stable non-free" >> /etc/apt/sources.list.d/opera.list']. Dê um Enter e aguarde alguns instantes, em seguida insira a chave (sem colchetes): [sudo sh -c ’wget -O – http://deb.opera.com/archive.key | apt-key add -’]. Atualiza usando o comando (sem colchetes): [sudo apt-get update] e por fim instale o Opera [sudo apt-get install opera]. 

Como usar para Linux

Diferente das versões para Windows e Mac, o Opera para Linux se destaca por melhorias de personalização. Embora seja possível realizar tais alterações em outros sistemas, no Linux as alterações são mais rápidas e com mais opções para customizar. Clicando em Extensões (Ctrl+Shift+E) você abre o gerenciador de extensões. 

No campo Tudo encontramos todas as extensões instaladas no navegador. No início o Opera não possui nenhum, mas você pode obtê-las clicando na opção “Obter mais extensões”. Você será redirecionado à loja de extensões do Opera, para instalar é bem simples, selecione o complemento desejado e clique no botão “Adicionar ao Opera”. 

As extensões podem ser desabilitadas à qualquer momento ao clicar em “Desabilitar”. Programas com este status permanecem instalados, mas suas funções são bloqueadas até que sejam autorizados a funcionar novamente. Para desfazer a ação clique em “Habilitar”. Nenhuma destas ações exige o reinicio do navegador, portanto você pode executar as alterações e vê-las em ação em tempo real. 

Opera para Android

Como instalar para Android 

Ao clicar no botão de download presente nesta página e escolher o download do Android o usuário terá duas opções. A primeira consiste em usar o leitor de código QR do dispositivo; a segunda, clicar no link do aplicativo no Google Play. Em qualquer um dos casos, você será redirecionado para a página do App na loja virtual do Google.

Lá você deve escolher a opção Instalar. Não importa se você esta acessando o site pelo celular android ou pelo computador, uma vez que faça login com sua conta Google, o dispositivo cadastrado estará visível e o download será realizado em questão de instantes. Ao final do processo o ícone do aplicativo será criado na página principal do smartphone ou tablet.

opera

Como usar para Android

O Opera para Android preza pela velocidade. Sua interface foi otimizada para garantir que suas páginas carreguem de modo rápido, sem travamentos. Por meio de simples toques, você pode organizar pastas no Speed Dial, seus Favoritos no Stash e até mesmo descobrir novos assuntos. 

Opera para iOS

Como instalar para iOS

No botão de download, clique na opção correspondente ao sistema iOS. Feito isso você será redirecionado para a página do iTunes, a loja virtual de aplicativos da Apple. Clique no botão Grátis e em seguida em “Instalar App”. Aguarde alguns instantes até que o navegador seja totalmente instalado em seu dispositivo. 

opera

Como usar para iOS

Chamado de Opera Mini no iPhone, iPad e demais dispositivos com sistema iOS, o navegador é semelhante a versão para Android. O destaque fica por conta da velocidade, páginas carregam mais rapidamente, aquelas com conteúdo multimídia raramente sofrem travamentos. Um recursos particularmente útil é a leitura Off-Line, com ela você salva o conteúdo de certas páginas para poder lê-la posteriormente, mesmo quando estiver sem conexão com a internet. 

Comparação 

Existem pouquíssimas diferenças entre as diferentes versões do Opera para múltiplos sistemas. A maioria delas é puramente estética, algo que pode estar relacionado (ou não) ao desempenho. As versões mobile – Opera para Android e iOS – são mais rápidas que suas equivalente para Windows, Mac e Linux

Estas, por outro lado, contém mais opções de personalização e segurança, algo que faz falta, mas não chega a atrapalhar a navegação. No caso da versão mobile para iOS, segurança não chega a ser um problema tão grande, afinal o próprio sistema se encarrega de manter a integridade dos dados. No Android, por outro lado, talvez seja preciso contar com o auxílio de um software de proteção para se certificar que vírus e malwares utilizem o browser como porta de entrada para o aparelho. 

Avaliação Zigg

O Opera é um navegador pioneiro. Nascido na aurora da internet, ele se manteve sempre atualizado e concorrendo de igual para igual com adversários de peso como Internet Explorer, Mozilla Firefox, Chrome e Safari. À seu favor estão inúmeros recursos que promovem a integração social entre usuários e navegador. Esta integração vai além dos links para redes sociais, incluindo uma nova forma de agrupar seus favoritos e gerenciar os sites mais visitados. 

Quando comparado ao Chrome e Firefox, suas opções de personalização parecem poucas. No entanto elas funcionam muito bem, algo que o os concorrentes mencionados não podem assegurar. O número limitado de complementos garante que apenas aqueles estritamente úteis sejam instalados, garantindo não só o bom funcionamento do browser como a segurança das informações presentes no computador.

Se você busca por uma alternativa aos browsers mais comuns, o Opera é uma boa opção. Disponível para diversas plataformas ele apresenta soluções inteligentes e dinâmicas que garantem uma navegação segura e suave. Ele é particularmente indicado para aqueles com conexões lentas, pois sua capacidade de empacotar dados das páginas garante que mesmo as mais pesadas sejam carregadas rapidamente.

Classificação: 4.5/ 5 - 13 votos
bruninha-s2
Bruninha_s2 comentou em

Muito bom. Uso muito o Firefox, e resolvi testar o Opera, e estou usando todos os dias. Estou usando ele em um Win7 e o funcionamento dele é muito bom, melhor que o IE que já veio instalado...

gabrielcorey
Gabriel comentou em

Quando se trata de download, ele praticamente possui suporte pra todos os tipos de protocolo!

sostenes
sostenes comentou em

com a promessa de ser mais rápido que a versão anterior e com correções na questão de estabilidade e segurança o opera pretende surpreender seus usuários.

aline-damasceno
Aline Damasceno comentou em

muito bom em comparação ao que era antes, bem mais rapido, alem de ser bem facil de mexer virou um navegador bem utilizado pelos web designes pelo fato de abrir a pagina que ele esta fazendo o prototipo como se a pagina estivesse sido publicada na net, bom mesmo

escher
escher comentou em

É UM BOM NAVEGADOR,COM UMA VELOCIDADE SUPERIOR AO INTERNET EXPLORER E COM UM BONITO PAINEL,NOTA 10.

Ver Todos

Comente também

Dê uma nota: 
Zigg Downloads

Cadastre-se

  • Compartilhe dicas e downloads de programas com seus amigos.
  • BAIXE PROGRAMAS. São mais de 50 mil programas cadastrados pra você fazer o download no Zigg. Temos o programa que você precisa.

  • COMPARTILHE. Baixe um dos programas disponíveis no Zigg e compartilhe seu download com seus amigos no Facebook.

  • TIRE DÚVIDAS. Ao compartilhar um download no seu Facebook você pode tirar suas dúvidas sobre aquele programa com seus amigos.

Faça Login

Cadastre-se | Esqueceu a senha?
OU
8 aplicativos para criar GIFs animados

8 aplicativos para criar GIFs animados

10 apps que vão esvaziar seu bolso

10 apps que vão esvaziar seu bolso

Downloads de Navegadores Web

Compare o Opera com alguns downloads similares.