Ícone Viber

Viber

3.1.2

Faça ligações gratuitas entre aparelhos iPhone usando a tecnologia de Voz sobre IP.

WhatsApp, Line, WeChat são exemplos de programas que tem se popularizado entre os usuários de smartphones. A principal característica desses dispositivos é a possibilidade que o usuário tem de enviar mensagens grátis para os seus contatos. Outro nome forte do mercado e que se destaca também pelo seu serviço Voip é o Viber, que completa três anos e alcança os mais diversos dispositivos.

Mensagens grátis nos mais diversos dispositivos

O Viber se destaca por estar presente em dispositivos móveis dos mais diversos sistemas, assim como para Desktop, com aplicativos para Windows, Mac e Linux. Ou seja, além de permitir o envio de mensagens grátis através de smartphones, ele permite a realização de chamadas grátis entre um computador e um celular, desde que ambos estejam com o Viber instalado.

O que pesa contra o Viber é o fato de ter poucos usuários no Brasil, esse é um problema comum desse tipo de app principalmente devido ao enorme sucesso do WhatsApp no país. Sua semelhança com o Skype, porém, pode ser o fator responsável por popularizar o serviço por aqui, uma vez que você poderá realizar ligações com tarifas mais suaves, mesmo em ligações para outros países.

viber

Ligações por VOIP como o Skype

São dois tipos de chamadas disponibilizadas pelo Viber. Você pode realizar ligações grátis através do próprio aplicativo para qualquer celular ou computador com o Viber instalado, bastando uma boa conexão com a internet para que a chamada ocorra sem nenhum problema. No outro modo, você deve comprar créditos, com valor por minuto variando de acordo com o país para o qual você deseja ligar.

Outro recurso interessante do Viber é a possibilidade que o usuário tem de enviar “desenhos” feitos na própria tela do dispositivo. Além disso, você conta com uma vasta diversidade de emoticons que podem ser utilizados para demonstrar seus sentimentos para seus amigos. Você também pode enviar mensagens de voz curtas, de forma similar ao WhatsApp.

Viber para Android

Ao clicar no botão de download, você será redirecionado para a página do Viber no Google Play. Clique em Instalar e em Aceitar, já na nova janela, e aguarde enquanto o aplicativo é baixado e instalado em seu dispositivo. Ao final do procedimento clique em Abrir para executá-lo. Você também pode realizar este processo através do computador, bastando logar na sua conta Google vinculada ao dispositivo.

Como usar o Viber para Android

Com o aplicativo aberto, clique em “Continuar” na primeira tela e preencha o campo com o número do seu celular – incluindo o DDD. Aguarde enquanto o sistema manda uma mensagem com o código de ativação, que deverá ser adicionado na tela seguinte. Neste ponto, você terá acesso à interface principal do Viber, que se divide em três áreas principais.

Essas áreas podem ser acessadas através de três ícones na parte superior do app. O primeiro deles exibe as últimas conversas que foram realizadas através do dispositivo, o segundo exibe toda sua lista de contatos – destacando aqueles que possuem o Viber – e o último ícone exibe as chamadas grátis mais recentes realizadas através do aplicativo.

No canto inferior esquerdo, o ícone de um balão permite criar uma conversa no Viber, exibindo os contatos que possuem o aplicativo e permitindo que você adicione-os em grupos ou em conversas individuais. Já no canto inferior direito, você pode pesquisar um contato através do nome do mesmo, facilitando a criação de conversas diretas.

Clicando sobre um usuário, a janela de mensagens do mesmo será exibida. O texto é habilitado na barra inferior, enquanto o ícone da lateral esquerda permite que você envie os desenhos, imagens e vídeos, além de ser possível enviar seu local utilizando o serviço GPS do seu smartphone. É nessa área também que você encontra os emoticons disponibilizados pelo Viber.

Viber para iPhone

Através do iPhone, ao clicar no botão de download, você será redirecionando diretamente para a página do Viber na App Store. Acessando através de um iPad, você deverá selecionar a versão iPhone antes de ter esse tipo de redirecionamento. Já na App Store, clique em Grátis, em Instalar App e digite os dados de sua ID Apple na página seguinte, confirmando e iniciando os processos de download e de instalação do Viber.

Como usar o Viber para iPhone

Clique em “Continuar” na primeira tela e preencha o campo seguinte como o número de seu celular. Você receberá uma mensagem SMS com um código de ativação, que deve ser colocado nesta tela para, enfim, ter acesso ao Viber. Sua interface apresenta cinco botões na parte inferior: Mensagens, Recentes, Contatos, Teclados e Mais.

'Mensagens' exibe, em uma lista, todas as mensagens trocadas recentemente através do app. Na parte superior, é possível selecionar a opção que exibirá apenas as conversas de grupos. Em 'Recentes', você visualizará as chamadas de voz que foram realizadas no aplicativo, assim como as chamadas perdidas – quando alguém tentou ligar para você, mas a chamada não foi completada, por exemplo.

'Contatos', como o próprio nome diz, mostra sua lista completa de contatos, destacando aqueles que possuem o Viber. Na parte superior existem três áreas: uma para exibir apenas os contatos do Viber; a aba padrão, que exibe todos os contados do Viber; e a aba de Favoritos, mostrando aqueles que você tem mais contato dentro do app.

Teclado” exibe um teclado numérico para que você possa realizar chamadas dentro do app e, por fim, a opção 'Mais' exibe algumas configurações extras que podem ser realizadas. Dentro de uma conversa, utilize a barra inferior para digitar as mensagens, ou o ícone ao lado esquerdo desta barra para utilizar alguns recursos, como o envio de mensagens de voz, assim como de imagens e vídeos.

 

Viber para Windows Phone

Depois de selecionar a opção Windows Phone na lista de downloads, você será redirecionado para o Market PlaceWindows Store no Windows Phone 8. Na página do Viber, clique em Instalar e, na janela que surge, em Permitir. Aguarde enquanto o aplicativo é baixado e instalado em seu dispositivo e clique no ícone do mesmo para executá-los.

Como usar o Viber para Windows Phone

Clique na seta da parte inferior na primeira tela e digite o seu número de celular em seguida. Preencha o campo solicitado com o código de ativação recebido por SMS para começar a usar o Viber. Mais simples que as outras versões, o Viber para Windows Phone divide-se em apenas três áreas: Contatos, Histórico de Chamadas e Conversas.

O primeiro exibe a lista de contatos do seu dispositivo, com destaque para aqueles que possuem Viber. O “Histórico de Chamadas” mostra todas as ligações que foram feitas através do Viber, enquanto “Conversas” mostra apenas as mensagens de texto que foram trocadas com outros usuários. Infelizmente, os recursos desta versão do app são bastante limitados.

Viber para Windows, Mac e Linux

Antes de prosseguir nesta área, é importante frisar que as versões para Desktop do Viber só funcionam se você já tiver alguma das versões mobile, uma vez que o código de ativação será enviado para o app e não por SMS, como ocorre em seu smartphone.

Como instalar o Viber para Windows

Execute o arquivo disponibilizado e clique no botão 'Accept & Install', bastando aguardar enquanto a instalação do Viber é realizada. Na primeira tela, clique em ‘Sim’ e preencha o campo com o número de celular cadastrado no Viber. Após alguns instantes, você receberá uma mensagem com o código de ativação e poderá utilizar o Viber no Windows.

Como instalar o Viber para Mac

A versão para Mac do Viber fornece um arquivo DMG – imagem de disco. Quando executada, uma janela exibirá os arquivos contidos nesta imagem, bastando que você arraste o ícone do Viber para a pasta de aplicativos, realizando a instalação. Clique em 'Sim' na primeira tela, preencha o número de seu telefone, e receba o código de ativação no mesmo.

Como instalar o Viber para Linux

Já o Viber para o Linux é compatível apenas com as distribuições Debian 64 bits. O arquivo baixado está no formato “DEB” e, quando executado, abre o gerenciador de aplicativos do seu sistema. Clique em Instalar e aguarde enquanto o software é baixado e instalado. Execute-o através do Painel Inicial, preencha o primeiro campo com o número do seu celular e aguarde o recebimento do código de ativação.

viber

Como usar o Viber para Windows, Mac e Linux

Em questões visuais e de funcionalidade, as versões do Viber para Windows, Mac e Linux são iguais. O programa se divide em quatro abas, que são navegadas através de ícones na lateral esquerda do software. Clicando no primeiro ícone, você visualiza as últimas conversas realizadas com o app, sendo que apenas as conversas por texto são exibidas.

O segundo ícone, mostra todas as pessoas em sua lista de contatos no smartphone e, selecionando a aba 'Viber Only', você pode visualizar apenas aqueles que possuem uma conta no Viber, facilitando o envio de mensagens grátis. O terceiro ícone mostra toda as chamadas e as tentativas de chamada realizadas através do software, enquanto o último exibe um discador para que você possa utilizar o Serviço VOIP do mesmo.

A última opção, no canto inferior esquerdo do programa, permite que você acesse as configurações gerais do programa e de sua conta, permitindo que você acesse as taxas para ligação, realize ajustes de notificações e, se preferir, desative o Viber em seu computador – ideal para quem vai vender a máquina que utiliza atualmente, por exemplo.

Mensagens e chamadas grátis

Um aplicativo leve e com uma enorme gama de funcionalidades, assim é o Viber. Apesar de ser constantemente comparado ao WhatsApp, LINE e outros aplicativos móveis, o Viber se aproxima bem mais do Skype, principalmente ao seu recurso de chamadas grátis entre usuários Viber e quanto às chamadas por VoIP com tarifas baixíssimas.

Quanto às suas versões, apenas o Viber para Windows Phone deixa um pouco a desejar, sem oferecer a infinidade de recursos que os seus 'irmãos' partilham, além de apresentar pequenos erros no reconhecimento da conta de usuário. Para os que usam o Viber, resta esperar que o app faça tanto sucesso no Brasil quanto em outros países.

Avaliação Zigg

Usuabilidade simplificada e funções bem expostas em todas as suas versões. O Viber permite uma rápida adaptação e até personalização de sua interface, o que pode ser visto como um ponto positivo extra. A facilidade em acessar sua conta de praticamente qualquer dispositivo acaba tornando-o um forte concorrente do Skype e ferramenta ideal para aqueles que buscam alternativas gratuitas para mensagens de texto.

Classificação: 0/ 5 - 0 votos

Seja o primeiro a comentar

Dê uma nota: 
Zigg Downloads

Cadastre-se

  • Compartilhe dicas e downloads de programas com seus amigos.
  • BAIXE PROGRAMAS. São mais de 50 mil programas cadastrados pra você fazer o download no Zigg. Temos o programa que você precisa.

  • COMPARTILHE. Baixe um dos programas disponíveis no Zigg e compartilhe seu download com seus amigos no Facebook.

  • TIRE DÚVIDAS. Ao compartilhar um download no seu Facebook você pode tirar suas dúvidas sobre aquele programa com seus amigos.

Faça Login

Cadastre-se | Esqueceu a senha?
OU
8 aplicativos para criar GIFs animados

8 aplicativos para criar GIFs animados

10 apps que vão esvaziar seu bolso

10 apps que vão esvaziar seu bolso

Downloads de Voz sobre IP

Compare o Viber com alguns downloads similares.