Conheça 3 plugins para Chrome que podem ajudar no seu dia a dia

Por Geovanne Segunda-feira, 26 de Junho de 2017

Criado pela Google em 2008, o Google Chrome é atualmente o navegador mais utilizado em todo mundo, sendo utilizado por praticamente 50% dos usuários de desktops. Sua rápida ascensão deu-se por ser considerado um navegador mais leve, com visual simplista e com recursos extras que facilitam a vida dos usuários. Os plug-ins ou extensões como são conhecidos são pequenos programas que funcionam integrados ao navegador e permitem que este ganhe novas funcionalidades. Por definição, estes módulos não possuem “vida própria” não podendo ser utilizados de forma isolada, somente em conjunto com o navegador.

Mas na prática, o que esses plug-ins podem fazer por mim? Essa é uma pergunta bastante comum entre os usuários que ainda não estão familiarizados com essas ferramentas. Vamos usar um exemplo prático para explicar o poder destas extensões.

Vamos supor que você está em seu desktop e queira dar uma conferida no Facebook. Você irá iniciar o navegador, digitar o endereço da rede social, informar login e senha e verificar sua página pessoal. E se esse processo pudesse ser otimizado, e ainda ganhar novas funcionalidades? Para isso, existem algumas extensões do Facebook para o Google Chrome que, sejam desenvolvidas pela própria rede social ou até por terceiros, facilitam este processo. Instalando um determinado plug-in do Facebook, você poderá receber as suas notificações, curtidas e pedidos de amizade diretamente pela barra de tarefas do seu navegador, sem a necessidade de entrar na página da famosa rede social. Outras opções de personalização também estão disponíveis como alterar a cor da capa do seu perfil, a fonte utilizada, dar zoom na foto somente passando o mouse por cima da mesma. Desta forma, podemos observar que o plug-in para o Facebook não só facilitou o acesso às informações, como trouxe praticidade ao seu uso e funções que a própria página oficial da rede não oferece.

O exemplo acima foi apenas um dentre inúmeros casos presentes na Chrome Web Store, loja oficial do Google Chrome. Lá você poderá encontrar extensões com as mais variadas funções, separadas por categoria e com sistema de busca pelo nome do plug-in. Veja na imagem abaixo a página inicial da Chrome Web Store:

Neste universo de opções, vamos destacar aqui três extensões que possuem funcionalidades bastante interessantes, que podem ajudar você na produtividade do seu dia a dia. São elas Evernote Web Clipper, Google Agenda e Pixlr Editor.

EVERNOTE WEB CLIPPER

GUARDE TODAS AS SUAS INFORMAÇÕES DE FORMA ORGANIZADA E COMPARTILHE ENTRE OS SEUS DISPOSITIVOS

É bem provável que você já conheça ou tenha ouvido falar do Evernote, uma ferramenta disponível para Android, iOS, Windows Phone, Windows e MacOS que funciona como um bloco de notas para todas as informações importantes para você. Anotações, imagens, links importantes, tudo isso pode ser registrado, guardado e compartilhado por esse poderoso aplicativo. Agora, ele também tem sua versão como extensão para o Google Chrome, o Evernote Web Clipper. O plug-in amplia a utilidade do aplicativo permitindo que este salve agora as informações diretamente pelo navegador.

Por definição, o Evernote Web Clipper é uma poderosa ferramenta de clipping, processo em que originalmente eram selecionados recortes de revistas, jornais e outros meios de comunicação que falam sobre um determinado assunto qualquer, de interesse pessoal, de um grupo e até de uma Organização. Hoje este conceito pode ser expandido para todas as mídias digitais também, entre uma delas, noticias geradas para a internet.  Agora vamos ensinar você a instalar esta ferramenta e dar os primeiros passos, vamos lá!

Passo 1: Baixe o plug-in do Evernote Web Clipper, clicando aqui.

Passo 2: Para fazer a instalação no navegador, basta clicar no retângulo azul “usar no Chrome” e o processo de instalação começará;

Passo 3: Após a instalação do plug-in, aparecerá um ícone no formato de um elefante, à direita da barra do seu navegador, como na figura abaixo.

Ao clicar sobre o ícone, surgirá a janela do Evernote Web Clipper. Nesta janela você deverá entrar com o seu login e senha do aplicativo. Caso seja a primeira utilização, poderá inscrever-se gratuitamente no botão azul “Crie uma conta no Evernote”.

Passo 4: Ao fazer o login, você já estará pronto para começar a organizar as informações que deseja guardar direto pelo seu navegador. Na imagem abaixo estão as opções de capturas oferecidas pela extensão. Explicaremos cada uma delas a seguir:


 Artigo

O texto da internet é selecionado juntamente com as imagens pertencentes a ele, mas anúncios e outros elementos da página são ignorados.

Artigo simplificado

Nesta opção, todas as imagens da página da web são descartadas e o plug-in irá armazenar somente o conteúdo em texto.

Página Inteira

O Evernote irá preservar todo o conteúdo da página desejada, ela será fielmente guardada em seu bloco de anotações.

Sumário

A extensão irá fazer apenas um resumo do conteúdo da página da internet selecionada.

Captura de Tela

Neste caso, você poderá “tirar uma fotografia” da página com o assunto do seu interesse. Ela será armazenada em formato de imagem. Para a seleção "Captura de Tela", o plug-in do Evernote Web Clipper ainda oferece outras ferramentas extras, como mostra a imagem a seguir:

 Vamos falar agora sobre as funções de cada uma delas:

Realçador

Funciona como uma caneta “marca texto” para dar destaque a algo do clipping.

Marcador

Desenhe sobre a imagem e faça marcações pessoais como circular coisas importantes ou riscar coisas sem importância.

Seta

Crie setas para apontar para partes do texto em que deseja chamar atenção.

Tipo

Habilita a função caixa de texto para que você possa escrever sobre a tela.

Carimbo

Insira símbolos que darão maior destaque ao seu texto como o desenho de um ponto de exclamação, de interrogação, certo e errado e alguns outros modelos disponíveis nesta ferramenta.

Pixelizador

Retira a nitidez da área selecionada, criando pixels maiores. Ideal para remover rostos de pessoas, placas de carro e todo o tipo de informação que você não tenha o direito de divulgar.

Corte

Faz um recorte na tela, deixando somente ativa a área selecionada pelo usuário.

Os ícones   Cor,   Zoom in e   Zoom out, servem para respectivamente, alterar a cor das suas marcações, aumentar e diminuir o zoom de uma determinada anotação.

Agora que você já sabe como usar o Evernote Web Clipper e suas principais funções, é preciso saber como encontrar as anotações retiradas do seu navegador.

Para acessar os arquivos gerados pelo plug-in, você deverá acessar a página do Evernote (clique aqui) e fazer o login e senha utilizando os mesmos dados da extensão para o Chrome. Após estar logado, todas as suas anotações e recortes estarão disponíveis no campo Notas.

GOOGLE AGENDA

SEUS COMPROMISSOS EM UM SÓ LUGAR

O Google Agenda é uma ferramenta de gerenciamento de compromissos e que serve também como calendário. De utilização bastante fácil e intuitiva, você poderá registrar todos os seus compromissos e ser notificado com a antecedência desejada diretamente através do seu e-mail ou do plug-in instalado no Google Chrome.

Para instalar esta extensão, clique aqui. Depois clique em "usar no Chrome" e o plug-in do Google Agenda será instalado no seu Chrome. Após a instalação, o plug-in poderá ser acessado diretamente da barra do navegador, como mostra a figura abaixo:


O ícone azul em forma de quadrado representa a extensão do Google Agenda para o Chrome. Ao clicar no mesmo, a lista de compromissos se tornará visível. Caso queira agendar algum compromisso para o próprio dia, você poderá fazê-lo clicando no botão. Depois basta informar o e-mail pelo qual deseja ser notificado e a descrição do evento com o horário.

Para ter uma visão mais abrangente do calendário, com dia, semanas e até meses, clique na expressão “Google Agenda” localizada na faixa azul na parte superior do quadro, como mostra a figura acima. Após esta ação, a seguinte janela será mostrada.


Para adicionar um evento ou compromisso, basta um duplo clique na data desejada e seguir o mesmo procedimento para a inserção de um compromisso.

Uma das grandes vantagens desta extensão, é que todas as informações dela podem ser compartilhadas com o aplicativo de celular (Android e iOS) de mesmo nome. É o poder de uma agenda de compromissos muito bem organizada que também fica disponível na palma da sua mão!

PIXLR EDITOR

TENHA UM COMPETENTE EDITOR DE IMAGENS EM SEU NAVEGADOR

A nossa terceira dica de plug-in é o Pixlr Editor. Se você imagina que para ter um bom editor de imagens é necessário gastar um bom dinheiro adquirindo programas de computador ou ter máquinas robustas para rodar um programa de edição, esta extensão do navegador da Google veio pra mudar sua opinião. De graça e rodando diretamente e somente pelo seu browser, sem instalar nenhum programa, você tem em mãos um competente editor de imagens que vai satisfazer, com sobras, aquele usuário que deseja manipular imagens arquivadas em seu computador ou até mesmo disponíveis na internet.

Para instalar do Pixlr Editor, primeiro clique aqui. Após o processo de instalação do plug-in aqui vai uma diferença importante em relação aos aplicativos demonstrados anteriormente. A visualização deste não ficará aparente na barra de tarefas do chrome, mas sim na aba Apps, como no exemplo abaixo:

Ao clicar nos quadradinhos coloridos localizados na aba do seu navegador, aparecerá a imagem de alguns apps para o chrome. O Pixlr será identificado pelo ícone de uma borboleta azul. Dê um clique no ícone para abrir o app.

Uma das grandes vantagens do Pixlr é o fato de ter uma interface gráfica bastante semelhante ao do Photoshop, um dos mais famosos e robustos programas para edição de imagens existentes. Apesar de ser um app que trabalhe através do seu browser, este aqui tem recursos muito interessantes como a opção de se trabalhar com camadas, função que, por exemplo, não  é possível ser realizada no paint, aplicativo de edição de imagens que já vem pré instalado no Windows. A variedade de pinceis e filtros também impressiona.

Outra coisa que não pode faltar também em um bom editor de imagem é a barra de ferramentas de edição. Localizada a esquerda da imagem acima, esta possui uma quantidade de funções importantes, se comparadas as do editor da Adobe.

Desfoque, nitidez, esponja e caneta são apenas algumas das funções disponíveis no app. Sem dúvida nenhuma você terá uma ferramenta bastante poderosa em suas mãos!

Agora que você já tem ideia do que os plug-ins do Google Chrome podem fazer pela sua produtividade, que tal vasculhar na Web Store do navegador? Certamente você encontrará uma infinidade de extensões que vão facilitar mais ainda suas tarefas na hora de navegar pela internet.

Comentários