O Orkut morreu?
Com 35 milhões de usuários, maior parte inativos, Orkut cai no ostracismo.
Criando em 2004 e batizado em homenagem ao seu criador, Orkut Büyükkökten, o Orkut foi desenvolvido com o objetivo de ajudar seus membros a reencontrar velhos amigos e fazer novas amizades. Por muito tempo, esta foi a rede social mais popular do mundo, principalmente entre usuários de países como Índia e Brasil.
Em nosso país, o Orkut ainda é uma rede ativa, com cerca de 34.4 milhões de usuários, segundo dados da consultoria de redes sociais, comScore. O número é pouco menor do que o de usuários brasileiros do seu principal concorrente, o Facebook, que segundo a mesma pesquisa tem, só no Brasil, 36,1 milhões de usuários cadastrados.
Os números não são poucos, mas não significa que o Orkut esteja à todo o vapor. O que se tem percebido é que aos poucos o próprio Google começa a deixar o serviço de lado, preferindo focar-se em sua nova rede social, o Google+. Na época de seu lançamento, analistas de mídias sociais previram que era questão de tempo até que os usuários do Orkut migrassem para o Plus.
Infelizmente as coisas não aconteceram exatamente desta forma. Por algum tempo, Google+ e Orkut operaram como redes separadas, mas o que se tem percebido é uma tentativa cada vez maior de integrar os dois serviços. Isto não é uma surpresa por 2 motivos bem claros: O primeiro, é o fato desta integração fazer parte da nova política de serviços do Google.
Não apenas suas redes sociais, mas outros serviços como Youtube, Gmail, Docs e Drive, passam a integrar uma rede muito maior. O segundo ponto é uma mudança de estratégia. Pouco mais de um ano após seu lançamento o crescimento do Google+ ainda é modesto. Pra se ter uma ideia, no Brasil, o terceiro maior público dentre os usuários do serviço, seus números chegam a 5,43% do número total de perfis cadastrados – aproximadamente 4,88 milhões de pessoas.
É natural que o Google, preocupado com o retorno do seu investimento, queira capitalizar os usuários restantes do Orkut para a nova plataforma. Não será um trabalho fácil, pois muitos já se mudaram de “mala-e-cuia” para outras redes, notadamente para o Facebook. Importante deixar claro que existe uma diferença entre o número de usuários cadastrados e de usuários ativos num serviço.
Embora o Orkut ainda sustente quase 35 milhões de perfis, boa parte deles caiu no ostracismo e já não são mais atualizados. Pesa contra o Orkut também o fato das modificações feitas na interface do serviço em idos de 2010 não terem caído no gosto popular, o que levou ao Êxodo em massa.
Resta saber se numa medida desesperada para evitar erros do passado (alguém lembra do Buzz e do Wave?) os usuários remanescentes do Orkut serão “persuadidos” a migrar para a nova plataforma ou serão deixados livres para decidir qual rede social querem para suas vidas. No resto do mundo, o Orkut é hoje uma rede extinta, e no Brasil, há muito tempo ele já está na UTI.
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