Saiba como personalizar sua barra de navegação do Android

Por Ismaellx Segunda-feira, 04 de Dezembro de 2017

Smartphones e tabletes se tornaram, em pouco tempo, objetos de desejo dos mais procurados entre os consumidores de aparelhos celulares. Também pudera. Designer e mil e uma funcionalidade são elementos que encontramos com muita facilidade nesses tipos de celular. E, um desses elementos que fazem a fama desses aparelhos é, sem dúvida, o Android, um sistema operacional desenvolvido por um consórcio de empresas liderado pelo Google, e que deixa o seu celular com uma variedade de serviços bem maior, desde a possibilidade de usar o Google Maps para se localizar em algum ponto qualquer, seja para enviar e receber e-mails através do GMail.

Dentre as múltiplas funcionalidades que o Android pode proporcionar ao seu usuário, uma das mais atrativas é o de personalizar a sua barra de navegação (um dos símbolos do sistema operacional do Google), deixando ele mais visualmente agradável. Pra quem ainda não “ligou o nome à pessoa”, a barra de navegação do seu Android é aquela parte inferior da tela, em que aprecem três botões. E, pra quê modificar a aparência dessa parte específica do sistema? Bem, além da questão estética, tem a questão do perfil do usuário. De acordo com as funções que você mais usa em seu aparelho, a barra de navegação pode ser personalizada especialmente para se adequar a esse aspecto. E, nesse sentido, é bom ressaltar, o sistema Android é melhor do que o iOS e o Windows Phone, já que estes não permitem que o usuário possa modificar livremente a sua interface.

A seguir, vamos dar exemplos de alguns aplicativos e as suas funcionalidades para cada tipo de efeito desejado que você queira dar à barra de navegação do seu Android.

1. Simple Control (para efeitos visuais)

Simple Control

Com o Simple Control você fará apenas as coisas mais básicas na sua barra de navegação em relação a outros aplicativos. Porém, se a sua intenção for um tipo de configuração mais simples, mesmo, o Simple Control atenderá as suas expectativas.

Após o download do mesmo, você vai ativá-lo, e já na primeira tela, você poderá fazer algumas configurações, como, por exemplo, numa opção chamada “Bottom”, na aba “Active Area”, onde você pode aumentar ou diminuir a “altura” dos botões da barra de navegação, bem como o seu “comprimento” e a sua “posição”. Outra opção é “Left”, onde você pode posicionar a barra de navegação ao “lado” da tela do celular. Já, na aba “Settings”, você pode configurar ações relacionadas às funcionalidades da barra de navegação, como otimizar um “Click”, ou “Long Click”. E, por fim, na aba “Icon”, você pode personalizar quais os estilos de ícones que quiser para os comandos dessa área do seu Android. Como dá para perceber, é o básico do básico, tendendo a requisitos mínimos.

2. Navbar Apps (para efeitos visuais)

Navbar Apps

Navbar Apps serve, basicamente, para mudar a aparência fixa do Android. Com ele, você muda a cor da barra como quiser, deixando a sua coloração fixa, ou simplesmente ajustável de acordo com o aplicativo usado na hora. Dá, ainda, para mudar o pano de fundo ou colocar uma arte com emojis. Tem como fazer mais modificações? Sim, tem, com artes e animações mais elaboradas, mas, aí, nesse caso, só com a versão paga do aplicativo, que oferece bem mais recursos. No entanto, a versão gratuita já desempenha uma função que se mostra suficiente para atender às demandas do usuário do Android. Lembrando que o Navbar Apps não necessita de acesso root, ou seja, é possível usá-lo em qualquer dispositivo.

No Navbar Apps, você pode escolher a opção “Static Color” (“Cor Estática”) para modificar a cor da barra, então, ela terá uma paleta única, ou “Active App”, que lhe dará maiores opções de personalizar a sua barra de navegação. Depois, na opção “Navegation Bar Widgets”, você pode escolher o botão “Image”, ir na parte de “Configurações”, e selecionar o estilo da imagem que você quiser, como é mostrado abaixo.

3. Muviz (para efeitos animados)

Muviz

O aplicativo Muviz recorda do saudoso Windows Media Player. Pra quem não se lembra, o Media Player tinha um descanso de tela sempre que detectava que você estava ouvindo música. E, com o Muviz, você pode fazer a mesma coisa. Sendo baixado também através do Google Play Store, ele coloca uma animação na barra de navegação, chamada de espectros, que é acionada sempre que o aplicativo detecta que você está escutando um som. Na verdade, na opção “Widget de Música” – “Mostrar Barras de Música ao Reproduzir”, que se encontra no Navbar Apps, você consegue efeito semelhante, porém, com o Muviz, as opções de configuração são maiores. Além de seguir o ritmo da música, esse aplicativo pode funcionar tanto no Spotify, quanto no YouTube.

4. NavBar Animations (para efeitos animados)

NavBar Animations

Já o aplicativo NavBar Animations, como o próprio nome já indica, permite inserir diversas animações na sua barra de navegação. Na verdade, tanto o seu manuseio, quanto as suas possibilidades são até bem simples, já que ele se resume a colocar uma animação sempre que, de maneira já pré-estabelecida, você toque em algum botão do teclado, como o do início, por exemplo. Obviamente, a versão paga do aplicativo oferece mais e melhores possibilidades.

Só lembrando que, com o passar dos meses, novos aplicativos estão sendo lançados gradativamente, a fim de possibilitarem uma melhor personalização do seu Android. Portanto, vale a pena ficar de olho nas novidades que estão surgindo de tempos e tempos.

Comentários