Saiba o que é e como explorar o Pocket

Por Jean_Carlos Sexta-feira, 27 de Janeiro de 2017

Saiba o que é e como explorar o Pocket

O Pocket é um aplicativo multiplataforma para smartphones que utilizam o Android ou o iOS, para que os usuários possam com ele salvar links, fotos e vídeos na internet, que poderão ser vistos em um outro momento, tanto no smartphone quanto no tablet ou no computador. Para utilizar o Pocket, basta acessar a loja de aplicativos de seu smartphone, baixar e instalar o aplicativo, e depois utilizar a sua conta do Google, que é necessária para logar no aplicativo.
 
A partir daí você poderá salvar tudo aquilo que você vê na internet, mas não tem tempo para conferir na hora, e escolher então quando vai ler ou ver todo aquele conteúdo interessante que, do contrário, acabaria sendo deixado para trás. E o melhor de tudo é que não será preciso nem mesmo da internet ativa para ver o conteúdo, porque o Pocket já vai ter sincronizado todo o conteúdo para salvá-lo direto no seu celular.

Como usar o Pocket

Ao entrar pela primeira vez no Pocket, o aplicativo mostrará a você cinco telas com explicações a respeito de como o aplicativo funciona, que é basicamente o que você pode fazer com o Pocket, e como.


 O app tem integração com mais de 1.500 outros apps, então é bem provável que, após tê-lo instalado em seu aparelho, você verá as opções de salvar no Pocket dentro da maioria de seus outros aplicativos. Ele costuma se integrar com a maioria dos aplicativos que possuam alguma opção ou recurso de compartilhamento, adicionando a opção de compartilhar no Pocket neles.


Mas para o caso do aplicativo que você usa não ter essa integração com esse app, você poderá sempre compartilhar o conteúdo para um e-mail específico do Pocket, e dessa forma salvar o conteúdo mesmo assim. Ao enviar pela primeira vez seu conteúdo para o e-mail add@getpocket.com, você precisará confirmar seu endereço, mas depois, todos os demais envios não necessitam mais dessa confirmação.
 
Em seu navegador do celular, bastará usar o botão de compartilhar e selecionar a opção do Pocket, para salvar o link que está visitando para você visualizar depois. Qualquer conteúdo que possua uma URL vinculada a ele poderá ser salvo através do aplicativo. Ao optar por salvar no Pocket, o aplicativo realmente salva o conteúdo indicado, e não apenas o link para você acessar depois.

Os conteúdos salvos com o Pocket ficam também livres de elementos desnecessários, como as propagandas das páginas, para que você os visualize depois de uma forma bem mais limpa, clara e atrativa.


No navegador do PC também é possível utilizar o Pocket, se você utiliza o Microsoft Edge, o Chrome ou o Firefox. Com o navegador do PC, você poderá enviar o conteúdo que pretende salvar diretamente para o seu celular. Para isso, basta instalar uma extensão do Pocket no Chrome ou no Firefox e, assim que visualizar um conteúdo que queira salvar, clicar no botão do Pocket, que este ficará disponível na barra de ferramentas do seu navegador. Clicando com o botão direito do mouse você também poderá selecionar "Save page to Pocket" para salvar o conteúdo.

Lendo seu conteúdo pelo Pocket

Depois que salvar o conteúdo desejado, independente da forma que escolheu para fazê-lo, basta acessar o aplicativo do Pocket para visualizar e ler tudo aquilo que escolheu para ler depois.

Se você salvou uma página no Pocket, ao acessá-la para ler, o aplicativo já terá removido aquilo que não é conteúdo, como as propagandas, por exemplo. Você terá também diversas funções para tornar a leitura ainda mais agradável, como um controle de luminosidade, opções de temas para textos claros ou escuros e opções de alteração do tamanho e do tipo da fonte da escrita. O Pocket vai te fornecer ainda opções para salvar seu conteúdo em outros lugares, como no Gmail, no Twitter, no Wordpress e no Dropbox, entre outros.

Após ler seu conteúdo, você terá a opção de deixá-lo na sua página inicial, se pretende ainda ler ou reler aquele conteúdo depois, salvá-lo nos seus favoritos, ou simplesmente apagá-lo.

Organizando seu conteúdo no Pocket

Ao entrar na tela inicial do aplicativo, você tem a disposição uma lista com todos os itens que você salvou, e no canto superior esquerdo você encontra um menu onde você poderá escolher quais os tipos de itens você quer visualizar, sejam eles artigos, vídeos ou imagens. Já no canto superior direito, você encontra opções do que fazer com itens selecionados, como arquivar, adicionar aos favoritos, excluir permanentemente ou adicionar tags.

Todo conteúdo que você salva em sua conta do Pocket vai para a sua página inicial, independente desse conteúdo ser texto, fotos ou vídeos, ou ainda conteúdos referentes a assuntos tão variados quanto os seus próprios interesses pessoais. Mas existe uma maneira de você organizar todo esse conteúdo de uma forma mais compreensível na hora de acessar ou procurar informações específicas em seu Pocket.

Nesse caso, você deve começar a incluir tags nos seus links salvos, pois dessa forma, sempre que quiser visualizar seus links, você terá a opção de filtrá-los pelas tags que marcou anteriormente, permitindo uma maior organização e facilidade para encontrar aquele assunto que está querendo ler agora. Para incluir tags em seus itens, basta acessar sua página do Pocket, passar o mouse em cima do item e clicar no botão de tag.

O modo offline do Pocket

O modo offline do Pocket teoricamente permitiria que você visualizasse qualquer artigo, foto ou vídeo que salvou anteriormente, mesmo que você não tenha uma conexão de internet ativa. O problema é que esse modo tem seus limites e não funciona para qualquer tipo de conteúdo. Por exemplo, se um artigo possui mais de uma página, o Pocket salvará somente a primeira para o modo offline. Com relação aos vídeos, você poderá receber uma mensagem dizendo que o site, como o YouTube, por exemplo, não permite que você realize o download de um vídeo. Portanto, o modo offline do Pocket funciona, mas tem suas limitações.

Pronto, agora você sabe tudo sobre o Pocket! Usá-lo ou não é questão de gosto e/ou necessidade, mas de qualquer forma, nós o recomendamos. Ele é um excelente app, principalmente, para quem quer organizar aquilo que se quer ler em outro momento.

Comentários