Ícone Whatsapp

Whatsapp

2.11.23

Aplicativo para enviar mensagens grátis, além de mensagens de voz.

Mais de trezentos milhões de usuários ativos em todo o mundo, compartilhando imagens, vídeos, além de enviar mensagens grátis para todos os seus contatos que também possuam o aplicativo. Logicamente estamos falando do WhatsApp, um app desenvolvido para smartphones e que rapidamente conquistou usuários, funcionando como um “bate papo grátis”, uma vez que basta uma conexão com a internet – seja wifi ou 3G – para criar grupos e conversar entre seus amigos.

A proposta do WhatsApp é bastante simples. Ele registra o usuário através do número do telefone e 'varre' toda sua agenda telefônica, adicionando todas as pessoas que também possuem o app à sua lista de contatos do aplicativo. A partir deste ponto, você pode conversar livremente – e gratuitamente – com todos os seus amigos, criar grupos específicos, como os de amigos da faculdade ou de todos os seus familiares.

Nessas conversas, além de enviar mensagens de texto grátis, você poderá enviar fotos e vídeos ou gravar pequenas mensagens de voz, que serão compartilhadas com seus contatos. Outra função interessante é a de 'Transmissão', capaz de enviar a mesma mensagem para diversos usuários ao mesmo tempo, para tanto, basta que você selecione aqueles que devem recebê-la.

Disponível para diversos dispositivos, focando nos três principais sistemas mobile da atualidade – Android, Windows Phone e iPhone -, o app se apresenta à frente de diversos concorrentes por ter sido um dos pioneiros na área, o que lhe garantiu uma grande quantidade de usuários que, consequentemente, trazem seus amigos para a rede. Além de sua usabilidade simples, a quase anulação da necessidade de enviar SMS pagas para outras pessoas, já é motivo suficiente para torná-lo essencial em qualquer aparelho.

Além das mídias já citadas, o usuário pode compartilhar sua localização atual - ideal para quem precisa mostrar aos amigos o endereço de uma festa - assim como os números de sua agenda de contatos. Apesar de fornecer download gratuito, o WhatsApp é um aplicativo pago, é cobrada uma taxa anual de seus usuários. Esta taxa começa a ser cobrada a partir do primeiro ano de uso.

WhatsApp para Android

Como instalar o WhatsApp para Android

Depois de clicar no botão de download e ser redirecionado para a página do WhatsApp no Google Play, clique em “Instalar”. Uma nova janela exibirá todos os dados que podem ser acessados pelo aplicativo, clique em Aceitar e Fazer Download. Finalizado o processo de instalação, clique em “Abrir”. Vale lembrar que o procedimento pode ser realizado também via PC, bastando selecionar o dispositivo no qual você deseja instalar o aplicativo.

whatsapp

Como usar o WhatsApp para Android

Depois de baixar o WhatsApp, você deve configurá-lo, vinculando o número do seu dispositivo ao aplicativo. Lembre-se de utilizar o código de área do país, no caso do Brasil: 55; o DDD de sua cidade e o número do telefone. É necessário dar acesso às informações solicitadas, uma vez que as mesmas farão com que o app identifique, em seus contatos, aqueles que possuem conta no WhatsApp.

Já na tela principal do app, você deve clicar no botão do canto superior direito – com o ícone de um 'balão de texto' com um + ao lado -, para visualizar seus contatos do WhatsApp. Simplesmente “toque” no nome do contato para abrir uma janela de conversa com o mesmo. Na parte inferior existe uma caixa de texto onde você pode digitar a mensagem a ser enviada para o contato em questão.

Clicando no ícone ao lado da caixa de texto você pode acessar uma lista de emoticons disponibilizadas pelo app, todos separados por categorias, incluindo uma que exibe os últimos que foram utilizados em todas as suas conversas. Já o ícone localizado no lado direito da caixa de texto deve ser pressionado enquanto você grava uma mensagem de voz para o contato – o que torna suas conversas muito mais práticas.

Algumas funções do WhatsApp estão 'ocultas' no Android, e devem ser acessadas através do botão de menu do seu dispositivo – na série Galaxy da Samsung, por exemplo, ele fica ao lado esquerdo do botão principal. Dentro dessas opções, você encontra 'Novo Grupo', onde você poderá criar um grupo de seus amigos para um melhor compartilhamento de conteúdo.
É também através desse menu que você pode acessar a área de Configurações, que envolvem tanto o aplicativo em si como sua conta. Além de gerenciar o método de notificações – tanto das mensagens individuais como das mensagens de grupo – você poderá modificar informações sobre sua conta e alterar seu perfil, modificando, por exemplo, o formato como seu nome será exibido para os usuários e a imagem do mesmo.

WhatsApp para iPhone

Como instalar o WhatsApp para iPhone

O procedimento de instalação do WhatsApp para iPhone é bem simples. Ao clicar no botão de download e selecionar o WhatsApp como opção, você será redirecionado para a página do app no iTunes. Clique em Grátis e, em seguida, em Instalar App. Digite os dados de sua ID Apple para que o proceso seja iniciado e, ao final do mesmo, clique em Abrir para executar o App.

whatsapp

Como usar o WhatsApp no iPhone

Até meados de 2013 a versão do WhatsApp para iPhone era a única paga, com taxa única no momento de aquisição do app. Sua desenvolvedora resolveu então adotar a mesma medida dos outros dispositivos, exigindo o pagamento de uma taxa anual – o que não afeta aqueles que adquiriram o app antes dessa mudança.

Caso você não possua um número de telefone vinculado ao WhatsApp, o primeiro passo será cadastrar o mesmo. Informe seu número de telefone, e permita que o aplicativo acesse alguns dados do seu aparelho – efetivamente ele irá buscar por contatos de sua agenda que também possuem o WhatsApp instalado.

A interface principal da versão do WhatsApp para iPhone difere um pouco da versão para Android e leva em conta o visual padrão da maioria dos apps para esse tipo de dispositivo. Depois de ter configurado sua conta, clique no ícone do canto superior direito – o que tem um lápis – para exibir sua lista de contatos. Clique sobre o nome de qualquer contato para abrir uma nova janela de conversas.

Já na área de chat com o seu contato, selecione a caixa de texto na aba inferior para enviar as mensagens, assim como emoticons que, ao contrário da versão para Android – são os padrões do sistema. Na lateral direita da caixa, você pode enviar uma breve mensagem de voz, segurando o ícone enquanto grava, e na lateral esquerda é possível enviar arquivos para os outros usuários.

A tela principal do WhatsApp exibe a lista de chats recentes – individuais e de grupo -, mas também possui uma série de ícones na parte inferior, onde você pode atualizar o status do seu perfil, visualizar todos os seus contatos, além de acessar a área de configurações do aplicativo – assim como de sua conta no serviço.

WhatsApp para Windows Phone

Como instalar o WhatsApp para Windows Phone

Ao clicar no botão de download, você será redirecionado para a página do WhatsApp no Market Place – ou na Windows Store Phone, no caso de modelos mais recentes. Clique em Instalar e, em seguida, selecione a opção Permitir para que o WhatsApp seja baixado e instalado em seu dispositivo. Ao final dos processos, basta selecionar o ícone criado para executá-lo.

Como usar o WhatsApp para Windows Phone

Os primeiros passos depois da instalação são para criar sua conta no serviço, será necessário o preenchimento dos dados solicitados, além de permitir ao App acesso às informações do seu Windows Phone. Feito isso, a tela principal do WhatsApp do será exibida, contando com três botões na parte inferior.

Clique no ícone + para visualizar todos os contatos que também possuem o app instalado. Feito isto, selecione o nome de um deles para abrir uma janela e começar o 'bate papo'.

Voltando para a tela principal do WhatsApp para Windows Phone, você pode clicar no ícone 'reticências' no canto inferior direito para criar um grupo de amigos, com o qual você poderá compartilhar arquivos e enviar mensagens. Além disso, você também poderá fazer uma transmissão, enviando a mesma mensagem para vários de seus contatos.

Quando estiver em uma janela de conversa, você encontra uma caixa de texto na parte inferior, além do ícone de um clipe logo abaixo, pelo qual você escolhe as imagens e vídeos que deseja compartilhar com seus amigos. Segurando no ícone do microfone, você pode enviar mensagens de voz para o grupo ou para o contato em questão. O WhatsApp disponibiliza também uma lista de emoticons.

WhatsApp - Mensagens Grátis em seu Smartphone

A principal diferença entre as diversas versões do WhatsApp está na parte visual, uma vez que ele se adapta às minimalidades de cada sistema operacional móvel. Quanto aos recursos, basta que você esteja conectado à internet para aproveitar as já mencionadas mensagens grátis e o envio de arquivos, algo reforçado pela criação de grupos, que torna-se indispensável para obter informações sobre provas da faculdade e até sobre a boa do fim de semana com seus amigos.

Como o programa utiliza seu número e os dados de seu telefone, não existe nenhuma dificuldade em encontrar seus amigos na rede. Sempre que você adicionar um número novo em sua agenda, o próprio app fará a atualização de sua lista de contatos. Comparado a alguns de seus concorrentes – como o LINE – ele peca por não possuir uma versão para PC.

Avaliação Zigg

O WhatsApp dispensa qualquer tipo de comentário, uma vez que se tornou um aplicativo praticamente obrigatório para quem possui um smartphone. Depois do chat integrado do Facebook, talvez seja o principal meio de comunicação utilizado por usuários desse tipo de dispositivo. Para aqueles mais “conservadores” e que preferem meios não tão populares, recomendamos – além do supracitado LINE – o Viber ou o Voxer. Para ajudá-lo a tomar essa decisão, preparamos um comparativo entre esses quatro apps.

Classificação: 0/ 5 - 1 votos
ana-claudia-1
Ana Cláudia comentou em

Depois de baixar este aplicativo, como passar pro iPhone?

Ver Todos

Comente também

Dê uma nota: 
Zigg Downloads

Cadastre-se

  • Compartilhe dicas e downloads de programas com seus amigos.
  • BAIXE PROGRAMAS. São mais de 50 mil programas cadastrados pra você fazer o download no Zigg. Temos o programa que você precisa.

  • COMPARTILHE. Baixe um dos programas disponíveis no Zigg e compartilhe seu download com seus amigos no Facebook.

  • TIRE DÚVIDAS. Ao compartilhar um download no seu Facebook você pode tirar suas dúvidas sobre aquele programa com seus amigos.

Faça Login

Cadastre-se | Esqueceu a senha?
OU
8 aplicativos para criar GIFs animados

8 aplicativos para criar GIFs animados

10 apps que vão esvaziar seu bolso

10 apps que vão esvaziar seu bolso

Downloads de Mensagens Instantâneas

Compare o Whatsapp com alguns downloads similares.