Conheça 5 softwares gratuitos que podem substituir o Camtasia Studio

Por Ismaellx Segunda-feira, 27 de Novembro de 2017

Camtasia Studio

Atualmente vemos cada vez mais o número de vloggers e youtubers crescerem não só no Brasil como no mundo todo. Este fenômeno, colocou no mercado uma série de captadores e editores de vídeos com diversas inovações e funcionalidades para que as produções fiquem mais profissionais. Dentre os mais conhecidos está o Camtasia Studio.

Camtasia Studio

O Camtasia é considerado um dos maiores editores de vídeo à disposição na internet. Bastante usado entre os gamers que desejam fazer tutoriais sobre jogos pela internet ele é frequentemente comparado com o Adobe Première e a alguns outros editores de vídeo de ponta. Porém não chega a ser para o uso profissional como o Adobe, apesar de ter funções que tornam as suas criações de extrema qualidade. É preciso ressaltar que o Camtasia foca realmente na captura de vídeos para a internet.

O programa é capaz de oferecer ao usuário não apenas funções de captura de imagens, mas, também, de edição de vídeos e de som e, também, de produção de vídeo. Um dos fatores que tornam o Camtasia especial é a função “cursor effects” que permite com que o cursor do mouse seja destacado no momento em que a captura da tela estiver sendo feita.

Camtasia Studio

Apesar de ser um software bem cotado no mundo dos gamers, o Camtasia não consegue atingir a todos os usuários devido ao seu alto valor, cerca de 200 dólares. Por isso, temos a disposição uma série de outros editores de qualidade que garantem funções semelhantes ou complementares ao Camtasia. Vejamos.

Os substitutos do Camtasia Studio

ActivePresenter

Bem parecido com o Camtasia, o ActivePresenter captura e edita as imagens, e tem como vantagem a gratuidade do serviço. As suas funcionalidades são bem intuitivas e, assim o como o Camtasia, ele consegue executar tarefas de edição após a captura da tela como cortar e dividir imagem. Com ele é possível, também, criar textos e editá-los infinitamente com as ferramentas de formatação existentes.

É possível inserir pequenas animações, o que já facilita a interação entre o vlogger e o seu espectador no momento de algum tutorial.
O ActivePresenter ainda permite inserir imagens, legendas ou algum outro documento salvo no computador que tenha a extensão necessária para compor a animação.

Fraps

Fraps

Também conhecido entre os gameplayers e produtores de conteúdo voltado a games, o Fraps realiza a captura da tela assim como os seus concorrentes. Não é indicado para a criação de tutorias devido à qualidade inferior de sua captação quando comparado aos outros. Porém, pode ser útil na criação de slides. Um dos pontos negativos é o fato do programa exigir bastante da memória, então para usá-lo é necessário ter um bom espaço no HD para que a sua máquina não fique lenta.

OBS Studio

OBS

O Open Broadcaster Software é um dos programas de código aberto mais usados para streaming. Ele é capaz de realizar lives ou mesmo criar um arquivo de vídeo para edição posterior.

Conheça nossa matéria: Aprenda a utilizar o OBS o melhor programa para criar Streaming.

A configuração da máquina varia de acordo com o interesse do usuário. No caso de uma gameplay com diversos atrativos e elementos relativamente pesados para a transmissão, será necessário ter cerca de 8 GB de memória RAM, uma excelente placa de vídeo e um ótimo processador. É preciso ficar atento a velocidade do upload, que é mais importante que a de download.

Action

Uma boa opção para gameplayers, tem disponível uma versão teste por 30 dias. Excelente para a gravação de games e de tela cheia. O fato de ser pago acaba sendo um ponto negativo, ele está em torno de U$30.00. Os arquivos podem ser salvos em MP4, AVI e outras extensões, além da taxa de FPS chegar até a 120.

Apowersoft

Este é um programa online bem fácil de usar. Há uma edição paga para download, porém a versão online pode ser usada gratuitamente. Além de ser um programa para a captura de tela, o Apowersoft também consegue realizar downloads e conversões de vídeos para MP3, permite a edição tanto de áudio quanto das imagens captadas, dentre outras funções.

aTube Catcher

aTube Catcher

Não recomendado para gameplays, devido a sua baixa taxa de FPS. No aTube Catcher, o arquivo de saída tem a extensão WMV, porém pode ser convertido para MP4 no momento da edição. É um programa simples e leve, uma boa para PC’s com um baixo número de memória.

oCam

oCam

Um outro programa leve é o oCam, ele tem feito sucesso entre os youtubers que se dedicam a tutoriais devido a sua gratuidade e facilidade de uso. Um ponto positivo é que, mesmo sendo de fácil acesso não tem vírus. Ele grava em até 8K.

E então? Qual captador e editor é o mais funcional para o seus vídeos?

 

Texto: Luiz Fernando Porfírio

Comentários