Saiba tudo sobre a assistente virtual Denise

Por Geovanne Sexta-feira, 28 de Julho de 2017

As assistentes virtuais são realidade no mundo. Você já deve ter ouvido falar na Bixby da Samsung, na Siri da Apple e o Google Home, mas obviamente não existe somente essas opções no mundo. Com o avanço das tecnologias e desenvolvimento da inteligência Artificial, mais opções vão aparecer. Uma assistente que talvez você não conheça, mas que também é eficiente e é uma alternativa às citadas é a Denise.

Criado pela NextOS, Denise é um software para PCs com uma Inteligência Artificial programada para reconhecer, interpretar e executar comandos dados por voz ou texto pelo usuário. Sua inteligência pode ser personalizada de acordo com as suas necessidades.

Quer saber mais sobre essa assistente virtual? Pois fique ligado!

Que é Denise?

Vamos à uma apresentação básica de quem é a Denise? Resumidamente, ela é uma assistente virtual. Mas, o que isso significa?  Vamos dar um exemplo simples: quem tem um Smartphone, conta com um recurso bem legal que é o Google Assistant. Nesse caso, é apenas uma voz que consegue entender seus comandos mais básicos e atender seus pedidos como abrir um aplicativo, por exemplo. Esse é o mesmo conceito da Denise, porém, ela é bem completa e realiza quase todos os processos de um computador. Ou seja, se você quiser que ela esteja presente em tudo, basta chamá-la com um comando de voz, que ela responderá seus pedidos.

Mesmo quem não goste muito de recursos desse tipo, a Denise é bem legal, porque ela marca o início de uma era onde as inteligências artificiais começam a ser de fato uma realidade. Obviamente, ela precisa ser programada, mas entende quase tudo que você possa precisar. Vou dar mais um exemplo para ficar bem claro: você precisa comprar algo na internet, como um computador abaixo de R$ 2000,00. Faça esse pedido à assistente e ela automaticamente fará a busca. É possível fazer tudo com a ajuda da Denise, sem que seja preciso mover uma única tecla. Isso é incrível para os dias de preguiça e para pessoas com algum tipo de deficiência também.

Como baixar a assistente virtual?

Agora que você entendeu o conceito da assistente virtual Denise, vamos te ensinar como baixá-la e ter acesso a todos seus recursos, que são bem interessantes. Primeiro você precisará entrar no site oficial da Nextos, que comprou recentemente os direitos sobre a Denise. Clique aqui.

Após entrar no site, role a página até onde há a opção "Compre Agora".  Veja:

Feito isso, abrirá uma tela onde é só seguir o passo-a-passo e comprar a sua licença para começar a usar.

A instalação

O processo de compra da Denise é bem simples, porém, sua instalação pode gerar algumas dúvidas. Então, iremos explicar como você deve agir para instalar de forma rápida e, principalmente, em português. A principal reclamação dos usuários é na da ativação da Assistente Virtual. A empresa enviará a você um e-mail com o número de série e o passo-a-passo bem simples de instalação. Porém, esse e-mail pode para na caixa de spam, o que tem feito alguns compradores acharem que a compra não foi realizada com sucesso. Se você fez a compra da Denise recentemente, verifique sua caixa de spam para ver se o e-mail de confirmação não foi direcionado para lá.

O que a Denise tem para oferecer?

Agora, vamos entender mais um pouco como funciona o programa da Denise. Veja a imagem abaixo:

Nela, podemos notar como é a interface do programa. Note que todas as suas pesquisas - que podem ser feitas apenas pela voz ou mesmo por texto - ficam no programa da assistente. Isso inclui as redes sociais. O legal disso tudo é que você pode fazer qualquer pesquisa, relacionada a qualquer tema, que a Denise poderá te ajudar. O programa tem inúmeras funcionalidades e iremos apresentar algumas para você. A primeira que apresentaremos é o calendário. Vamos supor que você tenha muita dificuldade em lembrar a data de aniversário de alguém. Veja só que simples é acabar com esse problema:

No caso da imagem acima, usamos como exemplo o programa antigo, antes dele ser enviado à Nexos. Mas o conceito continua o mesmo, tudo bem? Você irá inserir a data de aniversário que deseja lembrar então a assistente te avisará quando ela chegar o dia.

Outra curiosidade que as pessoas têm é se a assistente pode ficar na tela do computador, a disposição como uma secretária. A resposta é: sim! Veja a imagem abaixo:

Com um comando de voz, ela pode mudar de lado ou ficar menor, dependendo do que você deseja. De prontidão na tela do seu computador, a Denise estará sempre pronta para atender um pedido, fazer uma pesquisa, abrir algum arquivo ou programa de computador, entrar na internet e até mesmo realizar compras. Para o último recurso, basta você cadastrar seu cartão de crédito e pronto: tudo poderá ser feito apenas com um comando de voz, sem que você tenha que digitar ou procurar nada. Bem legal, né?

Curioso para saber o que acontecerá se você pedir para que a assistente faça uma pesquisa? Veja a imagem abaixo caso ela encontre como resultado uma página da Wikipédia:

Com essas demonstrações, ficou bem claro como o programa da Denise funciona, certo? Ele não abre seu navegador, já que todos os recursos vêm dentro dele. O mesmo vale para redes sociais, que vêm instaladas. Alguns usuários reclamaram da interface antiga do Facebook e ele foi modificado para melhor atende-los.

Preço

A Denise marca uma mudança no cenário da inteligência artificial. De forma bem interativa, ela faz tudo aquilo que um usuário pode precisar do computador. É claro que muito ainda precisa ser melhorado, mas quem gosta de tecnologia e de ficar por dentro das novidades, vai adorar essa assistente virtual. O programa ainda é pago, como dissemos lá em cima, e conseguir uma versão gratuita é muito difícil. O seu preço varia, mas é em média R$ 100,00. Investimento que vale a pena, já que ela pode ficar mais cara ao longo dos anos.

 

Imagens: guile3d

Comentários