Scorp: saiba tudo sobre o app queridinho do momento

Por Geovanne Quinta-feira, 17 de Agosto de 2017

 

Você já ouviu falar de um aplicativo chamado Scorp? Provavelmente sim, não é? Para quem nunca ouviu falar, essa rede social de vídeos curtos é a mais nova aplicação queridinha no Brasil. O app foi um dos mais baixados na Google Play Store no primeiro fim de semana deste mês e segue sendo bastante popular.

O objetivo do Scorp é dar ao usuário a possibilidade de criar e compartilhar conteúdos de até 15 segundos, os chamados “scorps”. Isso lembra o Snapchat e o Instagram, mas na verdade o Scorp é um pouquinho diferente. Ao postar um “scorp”, por exemplo, o usuário tem a opção de marcar uma categoria e é aqui onde torna tudo se diferente das redes sociais que citamos acima.

Quando você categoriza seu vídeo, seu conteúdo ficará disponível facilmente para que outras pessoas o encontrem, ou seja, você pode produzir conteúdo direcionado. Por exemplo, se você quiser fazer um micro vídeo falando sobre suas impressões do último episódio de Game of Thrones, você poderá colocar suas impressões no tema “GoT”, se houver esse tema sendo bastante debatido por lá ou se você criar esse tema, assim você poderá conversar com pessoas que tenham os mesmos interesses, podendo inclusive conhecer novas pessoas.

Além disso, o app possui o básico de uma rede social como seguir perfis de outros usuários, assim como curtir e comentar qualquer postagem.

O app

Com 2,4 milhões de usuários ativos mensais no Brasil (entre os 15 milhões no mundo), o app desenvolvido na Turquia, passou de totalmente desconhecido ao status de mais baixado para aparelhos que usam o sistema Android no Brasil neste mês de agosto.

A ideia do aplicativo era promover o debate entre as pessoas através dos scorps e surgiu depois de um debate sobre imigração, durante uma aula na Universidade de Koç onde estavam os criadores do aplicativos Sercan Isik e Izzet Zakuto (ainda estudantes).

O app foi lançado em fevereiro de 2015 com a ajuda da universidade onde ele estudava (sim, ele era estudante na época) e com um investimento inicial de US$ 250 mil (R$ 798 mil).

Como entrar no Scorp

Clique aqui e baixe o app para Android e aqui para iOS, depois abra o aplicativo. O Scorp vai pedir para você se cadastrar usando seu e-mail e criando uma senha, mas você pode entrar vinculando à sua conta do Facebook.

Explorando o app

Quando você abre o aplicativo, você vai se lembrar imediatamente do Instagram, isso porque você verá na parte de cima, círculos com fotos mostrando outros usuários. Nesse caso, eles ficam na parte de cima porque foram impulsionados, ou seja, esses usuários pagaram para ter destaque, fazendo assim com que eles possam ganhar mais seguidores, por exemplo. Além disso, além de pagar para ter destaque, a pessoa pode deixar uma mensagem breve para instigar o bate-papo com os outros usuários, escrevendo algo como “vamos conversar?”, “olá” ou “me segue”. Quem escolhe é você!

Logo abaixo ficam os vídeos em formato de quadro, esse conteúdo são de pessoas que você segue. Na barra fixa do aplicativo, localizada na parte de baixo da tela do seu smartphone, você poderá observar alguns recursos como: “Notícias”, “Mensagens”, “Descobrir”, “Notificação” e “Perfil”.

Mandando mensagens

Se você clicar em “Mensagens” por exemplo, uma nova tela exibindo suas últimas mensagens será exibida na sua tela, por ali também é possível responder suas mensagens. Mandar mensagens durante a exibição de um vídeo também é possível.

Como mandar mensagem anônima?

Mandar mensagem anônima com pessoas aleatórias é um recurso disponível para aqueles que escolherem. Se você pagar para impulsionar uma postagem sua, você poderá escolher essa opção.

Descobrindo pessoas novas

Clicando em “Descobrir” você poderá observar que vai aparecer uma lista com temas que as pessoas mais conversam. Por exemplo, se você clicar no tema “Música” você verá os vídeos com maiores visualizações, mas poderá também fazer o caminho inverso, clicando na aba “NOVO” e assistindo aos vídeos que acabaram de ser inseridos na categoria.

Se você clicar no vídeo mais assistido, você poderá interagir com ele. Clicando em curtir (botão em formato de coração) você estará mandando um coração para o usuário, você poderá também adicionar a pessoa, poderá gravar um vídeo dentro do tema do vídeo que você está vendo e clicando no botão dos três pontinhos, você poderá comentar, compartilhar ou reportar como “spam”.

Ainda no vídeo, você poderá ver quem são os “fãs” daquela pessoa. Essa informação fica na parte de baixo da tela, enquanto o vídeo é exibido.

Como apagar conta no Scorp?

Ao que parece o Scorp tem dificultado a remoção de contas do aplicativo e isso pode ser problemático. Nós procuramos como apagar a conta, mas até o momento não conseguimos fazer isso.

 

 

Texto: Mariana Duarte

Comentários