Qual gamer nunca sonhou em criar seus próprios jogos? Qualquer bom (ou mal) jogador que se preze já se imaginou transportando para a tela uma historia original criada por ele. É claro que nem todos têm esta sorte exatamente porque o processo de criação de jogos eletrônicos mostra-se bastante complicado, exigindo meses de preparação e um conhecimento avançado em programação.
Felizmente já existem algumas ferramentas voltadas exatamente para usuários que não preenchem os requisitos acima, permitindo que estes criem seus próprios jogos sem maiores dificuldades. Effect Games é uma destas ferramentas, de uso online e sem a necessidade de instalação. Com o serviço você terá um conjunto de opções que auxiliarão na montagem e concepção de um game.
Com ele, é possível trabalhar com diversos gêneros, como ação, naves, plataforma e até esportes. Tudo que você tem a fazer é escolher a opção “My Home”, onde é possível acompanhar o avanço do seu projeto. Ao clicar em “Create New Game” você inicia um novo jogo, preenchendo um formulário com dados sobre o game como título, descrição, estilo e logotipo.
Note a existência de um campo em que o desenvolvedor (no caso você) permite que seus seguidores do Twitter acompanhem passo a passo todas as novidades a cerca do projeto. Uma vez devidamente registrado no sistema, é hora de acessar o painel geral, dividido em abas, onde cada uma é responsável por uma função bem específica:
- Game: é onde você pode alterar o cadastro, mudar permissões e visualizar um relatório completo de tudo que já foi feito ou modificado.
- Display: aqui você define configurações como o tamanho da tela, a cor de fundo, etc.
- Assets: local responsável pela inserção tanto das músicas quanto dos efeitos sonoros, fontes, fundos de tela, personagens e itens do cenário, textos e vídeos.
- Objects: onde se define as correspondências entre uma imagem e os elementos do cenário.
- Audio: funciona da mesma forma que a aba “Objects”, mas voltado para o áudio.
- Keyboard: como padrão o serviço já coloca algumas teclas nessa seção. Você pode acrescentar novas, editar e/ou excluir as que estão em uso.
- Levels: é a área do serviço para criar as fases do jogo. Para que funcione corretamente, você deve já ter enviado todos os arquivos que vão ser usados em “Assets” e definido o que é cada um deles em “Objects”.
- Publish: uma vez terminado todo o projeto, basta clicar nesta aba, preencher um formulário, com a versão, tipo de lançamento, anotações e publicá-lo.
Pronto! Agora basta divulgar seu jogo para os amigos, e mandar-lhes o link de onde o projeto esta hospedado. Se todos gostarem, eles poderão votar para que ele torne-se um dos mais jogados dentro do serviço. Quem sabe este não é o primeiro passo para uma carreira de sucesso no mundo dos games? Bom divertimento!