PowerPoint Twitter Tools possibilita colocar tweets em tempo real em apresentações de slides. O programa inclui oito funções diferentes, com possibilidade de enviar textos ao twitter, mostrar gráficos estatísticos com o resultado de enquetes, zoom, fazer perguntas durante explanações, etc. Para isso, o computador onde está rodando o PowerPoint deve estar conectado à internet.
O programa é útil em várias situações, como quando o público estiver acanhado, sem fazer perguntas ao apresentador. O palestrante pode definir, por exemplo, uma hashtag (como #palestrainfo) no começo da apresentação e pedir para que o pessoal use o Twitter para enviar questões a serem discutidas. No final, ele poderá selecionar algumas perguntas para aparecerem em um slide específico e serem mostradas para platéia.
Para montar este slide, baixe o pacote de PowerPoint Twitter Tools, abra o arquivo powerpoint_twitter_tools.pptx e copie o elemento que ocupa o quarto slide. Cole-o no último slide de sua apresentação no PowerPoint e, ao chegar nessa tela durante a apresentação, tecle a hashtag para buscar os últimos tweets postados.
Você está preocupado com o que o público poderia dizer? Não se preocupe, o suporte de ferramentas com moderação TidyTweet fornece um serviço gratuito para eliminar tweets inadequados (palavrões) automaticamente ou manualmente. Para acessar o tidytweet.com clique aqui. Você pode responder também diretamente aos comentários e atualizar seu feed do Twitter dentro da sua apresentação do PowerPoint, usando a barra de atualização.
Uma barra de twitter em tempo real pode ser aplicada na parte inferior de cada slide, exibindo os dez últimos tweets que recebeu. O status é mantido através das transições de slides. Para debates, PowerPoint Twitter Tools permite aos participantes concordar ou discordar de proposição, ao longo de uma apresentação, utilizando seu voto.